2.3.12

Candidatos - Oklahoma City Thunder


Já separámos o trigo do trigo menos bom. Ja falámos aqui anteriormente das equipas que são verdadeiras candidatas ao título e daquelas que não passam de pretendentes. As cinco equipas que escolhemos para o lote de verdadeiros candidatos são as que melhor estão a jogar, mas como não há equipas perfeitas e há sempre coisas para melhorar, vamos então agora analisar mais pormenorizadamente cada uma delas e aquilo que cada uma tem de fazer melhor nesta segunda metade da temporada (e nos playoffs) para aspirar a levantar o troféu Larry O'Brien. Comecemos  pela costa Oeste e pela equipa que lidera a classsificação desse lado dos Estados Unidos, os Oklahoma City Thunder.


Têm, destacados, o melhor recorde da conferência (29-7, quatro jogos à frente dos Spurs e empatados com os Heat para o melhor recorde da liga), têm o segundo melhor ataque da NBA (108.8 de OffRtg) e a 13ª melhor defesa (102 de DefRtg) e têm o melhor recorde da liga em casa (15-1). Durant é o melhor scorer da liga e é o único jogador que se aproxima de Lebron na luta pelo MVP, Westbrook continua a melhorar e está a fazer mais excelente temporada, têm um plantel profundo e equilibrado e um dos melhores bancos da liga. Até agora têm sido dominantes, mas há três aspectos do seu jogo que inspiram alguma preocupação para as fases mais avançadas da temporada. 

O primeiro é a defesa. Como sabemos, e recorrendo ao velho, mas verdadeiro cliché, o ataque ganha jogos e a defesa ganha campeonatos. E uma defesa mediana não ganha campeonatos. E até agora é isso que a defesa dos Thunder tem sido. Em defesa da defesa dos Thunder (passe o trocadilho), o melhor defensor exterior deles, Thabo Sefolosha, está lesionado e isso tem prejudicado a defesa do perímetro. Perkins este ano está mais integrado na equipa, Ibaka está uma máquina de desarmes de lançamento, estão em terceiro lugar na percentagem de ressaltos defensivos conquistados e em primeiro nos desarmes de lançamento. Portanto, na tabela defensiva e na protecção da zona mais perto do cesto não têm tido problemas. 

Quando Sefolosha regressar, a defesa do perímetro deverá melhorar. E, para vencer equipas como os Spurs e os Heat, os Thunder precisam que isso aconteça. 

O segundo aspecto é a falta de uma ameaça ofensiva interior, um jogador capaz de jogar de costas para o cesto. É um problema que já tinham na temporada passada e já falámos sobre ele neste post. E é um problema que continua a existir no ataque deste ano. Os ataques começam invariavelmente no exterior e todo o ataque é baseado em pick and rolls e penetrações. Na temporada regular isso pode chegar. Mas ganhar jogos agora é diferente de ganhar jogos nos playoffs. 

Enquanto na temporada regular as equipas jogam com equipas diferentes todos os dias e não há oportunidade de fazer ajustes, nos playoffs fazem vários jogos seguidos contra a mesma equipa. As defesas ficam a conhecer profundamente os movimentos ofensivos adversários e encontram soluções para os parar. Jogadas que resultaram num jogo, podem ser neutralizadas no seguinte. Para vencer séries à melhor de sete é necessário ter um ataque versátil e com muitas soluções diferentes. Foi essa a maior dificuldade dos Thunder o ano passado e pode voltar a ser este ano.

A outra dificuldade, e o último aspecto a melhorar, é a inexperiência e juventude da equipa. Como sabemos, e como somos recordados todos os anos, nos momentos decisivos a experiência conta. Mas este é um aspecto que só pode ser melhorado, passando por ele. Não há outra forma de ganhar experiência e conseguir aguentar a pressão dos momentos decisivos que não seja passar por momentos decisivos. E os Thunder vão ter os seus quando chegar Maio. Vamos ver como se portam.

6 comentários:

  1. Peço desculpa por nada ser relativo ao post, mas tenho vindo a decubrir, nos muitos comentarios que Wertheimer estava errado.

    Para os Thunder a falta de experiencia tem de ser superada com superação e protecção ao talento e nisso Perkins vai-se ter de chegar à frente no playoff Durant e Westbrook já "levaram" muito


    Silva

    ResponderEliminar
  2. Stoudemire02/03/12, 16:59

    Fortíssimos!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que os Thunder sao a equipa que pode dar mais luta aos Heat nos playoffs.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom post, mas o trade deadline é só dia 15 de Março e isso pode trazer outros candidatos...

    ResponderEliminar
  5. Stoudemire03/03/12, 04:35

    E ele continua a sua caminhada ;)

    ResponderEliminar
  6. Para mim são os principais candidatos a representarem a conferência Oeste na final.

    ResponderEliminar