12.3.12

Mais Bynum


Não foi só a jogada final, em que Kobe funcionou como isco e a bola foi antes para Bynum:



Foram também os 16 lançamentos tentados pelo poste dos Lakers (4 acima da sua média da temporada) e, desses 16, os 7 que fez em situações de 1x1 a poste baixo. E os 5 concretizados, para 10 pontos e uma percentagem de concretização de 71.4% no 1x1 a poste baixo.

Ontem, Bynum juntou mais um bom jogo (20 pts, 14 res, 2 ast; 9-16 2pts, 2-4 ll) aos que já fez esta temporada e mostrou quão bons os Lakers podem ser quando exploram mais (e melhor) o jogo interior. 

Ontem pode ter sido contra um frontcourt dos Celtics desfalcado, mas para além dos Lakers, nenhuma outra equipa tem no cinco inicial dois jogadores com 2.13m e com este talento. Têm uma enorme vantagem no jogo interior sobre praticamente todas as equipas e são uma equipa muito mais forte quando tiram partido disso. Já diziamos na temporada passada que os Lakers eram muito melhores quando jogavam mais com Gasol e o mesmo se aplica a Bynum. 

Para além de ficarem com um ataque mais imprevisível e mais versátil, ao recorrerem mais a situações de 1x1 a poste baixo estão apenas a fazer uma das coisas mais básicas que qualquer equipa deve fazer: atacar onde têm vantagem. Como ficou demontrado ontem, os Lakers têm uma coisa a fazer para irem a algum lado este ano: metam a bola dentro.

15 comentários:

  1. Gostaria de ver aqui escrito algo sobre os Knicks. Já muito foi escrito nas diversas fases mas não se compreende que o Knicks estejam com 5 derrotas consecutivas. Tem sido uma equipa de altos e baixos e um dos alto foi na altura de várias ausências. Hoje eles contam com diversas soluções de qualidade(Stoudemire, Carmello, Baron Davis, Landry Fields, Tyson Chandler, JR Smith e o inevitável Lin) torna-se complicado explicar tão fraco desempenho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sobre os Bucks se possível, gosto muito de os ver. Quando estão em dia sim jogam com grande qualidade e parecem-me muito bem orientados pelo Scott Skiles. Que com as limitações de roster que tem está a fazer um trabalho excepcional, na minha opinião.

      Eliminar
  2. é o que eu tenho dito...lakers tem uma boa equipa, tem 3 all star players, um big three se não ganham mais vezes é mesmo por causa do egocentrismo de um jogador da equipa e devido a incompetência do treinador...lakers dominam por completo a zona encostada ao cesto, gasol e bynum tem feito grandes jogos com grandes percentagens de lançamento mas mesmo assim eles continuam a explorar o jogo de Kobe que não é assim tão eficaz, sim o rapaz tem uns fadeaways bonitos (lol) mas será que são assim tão eficazes? que vantagens tem os lakers de dar a bola ao kobe no inicio da jogada e este trabalhar sobre o defesa e depois fazer lançamentos de grande dificuldade quando tem o bynum e gasol no na zona do cesto? e uma mostra disso foi os jogos com os wizzards e os pistons em que o bynum e gasol estavam a destruir por completo as defesas adversarias mas de repente nas partes finais dos jogos chega um jogador que tem que fazer pontos para continuar a lutar pelo 1ro lugar da tabela de pontos da NBA e estraga a vitoria da equipa...

    pior do que o jogador egocêntrico da equipa só mesmo o treinador que tem o feliz comentário de dizer que o kobe devia estar na corrida por MVP só porque esta no topo da tabela de pontos :S não ligando para a eficácia do seu jogo...

    Bynum se não tivesse um Kobe na equipa se calhar estava a fazer números semelhantes a D.Howard...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se tivesse os joelhos em melhor estado.

      Eliminar
    2. chegamos ao ridículo de comparar Howard com Bynum? LOOOL.. Howard é só o melhor defensor da liga e o melhor jogador debaixo da tabela... quando vires 25 rebounds e 24 pontos num jogo sequer de Bynum avisa (howard vs heat, q são só os maiores candidatos ao título)... nunca vai chegar a 25 rebounds contra os heat e isso n é desculpa pq kobe n o prejudica nesse aspecto

      Eliminar
  3. Concordo contigo Nuno,Bynum para mim ta top 5 dos melhores centers da liga e Gasol também no top dos 5 melhores PF.
    Os jogos quase todos eles fazem mais que 10 rebounds cada um.
    Koby tem a sorte de ter o melhor frontcourt da liga para ressaltar os disparos que ele falha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ya, os Lakers não ganham por causa do "koby"...vá lá, podem deixar de disfarçar e começar a elogiar o vosso ídolo tmb num tópico do Bynum.

      Eliminar
  4. Concordo com o post e com os comentários, mas há uma coisa que não foi mencionada e é essencial. Os lakers precisam de um point guard minimamente competente, que ponha a equipa a jogar melhor e a facilitar pontos para toda a gente. Essa sim é a grande lacuna dos Lakers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Celtics levaram o espírito dos playoffs para Los Angeles. Grande hustle ontem contra os Clippers. Jogo muito feio mas a cheirar a playoff por todo o lado.

      Eliminar
  5. Stoudemire13/03/12, 02:17

    Bynum é um monstro, ainda por cima com o Gasol ao lado. Toda a gente sabe porque é que eles não se evidenciam ainda mais.
    Estou a ver NYK vs Bulls e é ridículo o número de ressaltos que os Bulls ganham. O frontcourt dos Lakers é o melhor em termos de 5 inicial, mas o dos Bulls em profundidade é brutal com Boozer, Noah, Asik e Gibson.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Knicks ontem depararam-se novamente com o dilema dos últimos jogos...a segunda equipa defende muito melhor que o 5 inicial, perde é firepower, e até encontrarem um melhor equilíbrio vai ser complicado ganhar jogos de forma regular.

      Eliminar
  6. sao smp os mesmos a falar sempre mal do mesmo num tópico em q se fala bem do Bynum. Agora esquecem-se é das alturas em q sem Bynum os Lakers ganharem títulos e por exemplo das vezes a época passada q Gasol desapareceu. Mas culpar os outros pq? A culpa é do Kobe, é melhor culpar o Kobe pq assim o Lebron fica mais destacado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Kobe é o lobo mau da nba, o patinho feio. Mas para além de não me parecer muito preocupado com isso, já está mais que habituado e só o facto de estar a jogar o que está esta época...é quase um milagre.

      Haters gonna hate. Até já li por aí que afinal ele não joga nada no último quarto e que a reputação de melhor closer no jogo é um mito dos media.

      Enfim, o melhor é evitar falar sobre os Lakers e os Heat para não entrar em flame wars.

      Eliminar
    2. não podia concordar mais.. (já agora podias assinar com 1 nome q é para saber q pelo menos há alguém q n seja um kobe hater)

      p.s. - outra excelente exibição de Bynum e (modo irónico: on)mais 1 vez o Kobe não marcou nada no último quarto (modo irónico:off)

      se Bynum/Gasol continuarem a jogar assim o resto da época temos equipa! (só faltava um banco melhor)

      Eliminar
    3. mas quem é kobe hater? uma pessoa que gosta de ver NBA não pode comentar sobre os lakers? equipa essa que até vejo vários jogos...lá por Kobe ter sido um grande jogador da NBA e irá ficar para a historia da modalidade não podemos criticar o seu individualismo ? toda a gente ja reparou qual é o problema dos lakers e ninguem pode dizer pois estamos a ferir parte dos adeptos dos lakers que só vê kobe a frente...enfim...o Caramelo (xD) nos Knicks tb faz 20/30 pontos por jogo é um jogador de topo mas mesmo assim é ele que estraga a dinâmica da equipa pois sem ele os knicks venceram mais jogos...

      Eu quando critico o kobe num poste do Bynum é para realçar que o Bynum podia ser ainda mais influente na equipa se o kobe passa-se mais a bola...o rapaz quando recebe a bola quase sempre marca porque é que não lhe passam mais vezes? pois toda a gente sabe o porquê do Bynum nao receber mais bolas...no ultimo jogo dos lakers o Bynum estava a fazer e fez um grande jogo mas a ultima posse de bola que supostamente é dada ao jogador em melhor forma da equipa não foi parar as maos de Bynum pois o Kobe decidiu que queria ser um clutch player e que a bola era dele, resultado? falhou o seu fadeaway e enviou a equipa para o OT periodo esse que falhou varios lançamentos e se nao fosse o Mayo dos Memphis ter falhado 4 ou 5 triplos, alguns deles faceis, durante o prolongamento (dos 8 que falhou durante o jogo) os lakers provavelmente teriam saido lá com uma derrota e relembro que no final do primeiro prolongamento o kobe voltou a querer fazer tudo sozinho e falhou o lançamento mais uma vez levando a equipa para o 2 prolongamento...

      comentário do Mike Brown no final da partida “Falta concentração. Há um excesso de confiança e um certo nível de egoísmo em geral. Creio que temos que trocar mais passes por que temos talento suficiente para usarmos vários jogadores” até o treinador ja manda uma bocas ao kobe...

      eu gosto de ver o kobe jogar...axo um jogador do outro mundo e ontem até estava a fazer um jogo fantástico com grande aproveitamento de lançamento mas estragou a pintura no 4ª periodo onde decidiu mais uma vez que é ele que lança em grande parte das jogadas mesmo quando tem um colega de equipa a dominar por completo a defesa contraria e a lançar com um rendimento de 15-18... se o kobe fosse um jogador minimamente interessado na equipa e nos seus colegas ele dava a bola ao colega que está a fazer o seu jogo da temporada mas isso é dificil para kobe :S

      Eliminar