16.5.14

Bater Bolas - Os duelos mais aguardados


Está feito. Os dois duelos mais aguardados (e desejados) vão acontecer. No Este, temos o embate que esperámos a temporada toda para ver: a desforra entre Heat e Pacers.
E, no Oeste, temos o tira-teimas entre os dois últimos campeões da conferência (e as duas melhores equipas da conferência este ano). 



E não vamos esperar até domingo para Bater Bolas sobre estes duelos (até porque domingo começa já  a final do Este). Por isso, venham de lá as previsões. Quem passa para as Finais? E em quantos jogos? E, já agora e se vos apetecer, porquê?

8 comentários:

  1. Diogo Tedim16/05/14, 15:45

    San Antonio vs Oklahoma City:
    Os Spurs repetem a final do ano passado; depois de serem levados à negra pelos Mavericks, não tiveram grandes problemas em se desenvencilhar dos Blazers. Já os Thunder tiveram uma série equilibrada frente aos Clippers, com muitas recuperações e viragens, mas acabaram por levar a melhor em 6 jogos. San Antonio é à partida favorito, pois para lá do factor casa, tem sem dúvida o melhor colectivo, o melhor treinador, e o mais completo arsenal atacante de ambas as equipas. Mas Oklahoma tem Durant e Westbrook em grande forma, e estes dois são mesmo capazes de virar qualquer partida a favor da sua equipa. Por vezes o jogo colectivo de OKC parece nem funcionar, mas as suas duas estrelas resolvem individualmente, e quando ganham fogo, parecem imparáveis. Claro que do outro lado está uma defesa de elite, e Leonard já mostrou frente a Lebron que é preciso trabalhar muito para ultrapassar a sua marcação. Mas a maior preocupação para SA é mesmo a lesão de Tony Parker, que cedo abandonou o último jogo frente a Portland. A lesão do base francês não parece ser grave, mas a contínua carga de jogos que se avizinha causará apreensão. E sejamos honestos, por mais armas que tenha SA, sem Parker, as suas chances de sucesso diminuem bastante, pois este é hoje em dia o melhor e mais completo base da actualidade (sim, confiava mais nele do que em Chris Paul). Outro duelo interessante será entre Reggie Jackson e Patty Mills; os dois suplentes têm estado à altura (se bem que Jackson terá minutos a SG), e os seus rendimentos à frente das 2ªs linhas pode ser factor de desequilíbrio. Em jeito de conclusão, vamos ter San Antonio frente à dupla MVP-Westbrook + 3. As estrelas de OKC vão fazer números de encher o olho, mas vão ter de trabalhar muito para isso, e o desgaste provocado pode ser fatal para as suas aspirações. Na máxima força, com Parker recuperado e Duncan em velocidade de cruzeiro, San Antonio vence a série.
    Previsão: San Antonio, em 6 jogos.

    ResponderEliminar
  2. Diogo Tedim16/05/14, 15:45

    Indiana - Miami:
    Reedição da final do ano passado, desta vez com o factor casa a favor dos Pacers. Miami não teve problemas a chegar a este ponto (uma derrota em nove jogos), mas o caminho de Indiana foi bem mais sinuoso. Pelo caminho, 7 jogos frente aos medíocres Hawks, e muitas dificuldades em passar os Wizards. Mas o passado é passado, e esta parece ser uma série 50-50. Indiana montou uma equipa "anti-Miami"; jogo interior forte, presença física nas tabelas, defesa agressiva. Miami não põe o mesmo tipo de problemas que a dupla Gortat-Nene colocou, nem tem um jogo de perímetro tão forte como Atlanta, preferindo o ataque ao cesto. Aí, Hibbert terá de mostrar o seu valor como um dos melhores defensores. Aliás, embora George continue a ser a estrela da companhia, o poste parece ser o barómetro da equipa, pois o rendimento global tem sido proporcional ao seu rendimento individual. E ele pode mesmo ser o factor decisivo, não só pela sua defesa, mas também no ataque, pois Miami não tem interiores capazes de o parar. O calcanhar de aquiles de Indiana, para lá de algumas questões psicológicas (a equipa como que pára, por vezes) é mesmo o seu ataque 5x5. George é a arma principal, mas vai desgastar-se a marcar James. A solução passará por procurar mais o jogo interior, por intermédio do referido Hibbert e de West. Quanto a Miami, mais do mesmo. Jogadores capazes de pegar no jogo, com James à cabeça. As tabelas continuam a ser uma dor de cabeça, mas são compensadas por uma defesa forte, que obriga a maus lançamentos. Falta presença dentro, pois Bosh foge muito para zonas longe do cesto, e há alguma dependência das penetrações, concluídas debaixo do cesto, ou com passes para a zona de três pontos, por onde costuma andar a passear Ray Allen. Um ponto crucial será a resposta de Wade; o SG foi poupado durante a época regular, e honestamente, Miami ainda não foi testado a "sério" nestes playoffs. Uma série mais física, e mais longa, pode causar mossa em Wade, que dificilmente terá produção contínua ao longo de 6 ou 7 jogos. Mas isso pode até ser uma questão retórica, pois James lá estará para carregar a sua equipa. Em conclusão; Miami parte como favorito dado o percurso dos dois conjuntos neste playoff, mas Indiana possui na teoria argumentos para contrariar esse favoritismo dos campeões. Se jogarem concentrados e sem paragens cerebrais, os Pacers podem bem regressar às finais. Claro que, para isso, terão de minimizar os estragos provocados por LeBron James. Esta série pode perfeitamente chegar ao 7º jogo, e nesse caso veremos se prevalece o factor casa, ou o factor experiência.
    Previsão: Miami, em 7 jogos.

    ResponderEliminar
  3. Miami em 5 ou 6 jogos e Thunder/spurs em 7 (nesta serie tenho duvidas do vencedor)

    depois se for:

    HEAT x OKC será uma final com claro favoritismo para os Heat e poderá haver mesmo o terceiro titulo consecutivo

    HEAT x SPURS então ai será dificil prever o desfecho sendo que mantenho a aposta nos Heat para levarem o caneco

    ResponderEliminar
  4. Heat em 6, porque os Pacers estão irregulares em casa e a home-vantagem não lhes vai ser muito útil. Para além disso, é certo que têm equipa feita para travar Miami, mas vamos ver jogos entre duas boas defesas (Indiana claro, mais evoluída), mas com apenas uma equipa que pode resolver jogos no ataque.

    Quanto ao outro jogo, penso que vai a game 7. Se o Parker estiver ao seu nível, SA leva de vencida a série. Leonard vai ser muito importante para travar Westbrook (sim, porque ele é jogador para parar penetrações e Russell Westbrook tem nesse aspeto de jogo o seu ponto forte), mas vai faltar um homem para marcar o Durant. Haverá o Green, até o Diaw que defende bem no perímetro, mas decerto que não vão ser mais do que apenas amortizadores de jogo, porque KD vai conseguir, como é usual, ser influente para a sua equipa. Parker não conta para o jogo defensivo, algo que Scott Brooks pode aproveitar colocando Reggie Jackson com muitos minutos a SG. Mas Brooks vai mesmo ter de tentar organizar o seu ataque e criar alguns mecanismos, pois este arrisca-se a ficar previsível e já se sabe que os Spurs em dia sim, conseguem vencer o jogo nos dois lados do campo.

    ResponderEliminar
  5. Ora boas,

    para meu gosto pessoal infelizmente chegaram a esta fase as equipas que se previam mais fortes.
    Perferia de longe outras equipas nesta fase, mas como as minhas vontades não são feitas o meu prognóstico para já é que serão duas eliminatórias rápidas onde Miami Heat vai levar a melhor sobre os Pacers e do outro lado os Spurs também terão a vida simplificada.

    Isto, na minha prespectiva, ficam os dois jogos em 4-1. Não acredito nem um pouco nesta equipa dos Pacers principalmente esta fase final da época foi demasiado atribulada e só em jogos renhidos com os Heat é que eles poderão galvanizar e mostrar valor, algo que a meu ver a equipa de Miami não irá deixar acontecer tantas vezes. Prevejo que LeBron irá continuar a ser um motor imparavel nesta série. A unica forma de parar este Heat seriam as lesões, de resto não acredito que Roy Hibbert acorde e retire o protagonismo que Stephenson está a receber ao lado de PG.
    Do outro lado Durant vai mais uma vez tentar levar a equipa com ele. Westbrook desta vez pode ajudar, mas a equipa de Popovic certamente tem armas para parar o Base sendo que o MVP vai ter q assumir. Os Spurs provavelmente vão continuar sem dar show apenas eficacia! Jogar simples e Ganhar! Continuam exemplares e provavelmente terão uma seria como a com os Portland.

    Domingo veremos então..

    ResponderEliminar
  6. Os Spurs acabaram de confirmar a presença na final

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida por vezes é irónica e tramada. O Ibaka tanto agrediu o Blake em quase todos os jogos desta série, pondo em causa a integridade física deste, e agora a vida encarregou-se de lhe fazer pagar ;) Espero que recupere bem para vir em alta na próxima época, e que tenha aprendido alguma coisa com isto. Já nas finais de 2012, depois da vitória no jogo 1, ele disse que o LeBron era um mau defensor, e depois levou 4 derrotas seguidas e ficou sem campeonato.

      Em relação às eliminatórias:

      Heat 4 - 2 Pacers

      Spurs 4 - 1 Thunder

      Eliminar
  7. Papa Valdemares19/05/14, 01:17

    Miami - 4 Indiana - 2

    San Antonio - 4 Oklahoma - 1

    ResponderEliminar