18.5.14

Final do Este - Dr. Jekyll ou Mr. Hyde?



A bipolaridade dos Pacers este ano está bem documentada. Depois de metade da temporada como a melhor equipa da liga e com uma defesa de nível histórico, caíram (tanto na defesa como no ataque) para níveis medíocres na segunda metade e estiveram a milhas daquela equipa da primeira metade. 
Tivemos uns Pacers Dr. Jekyll até Fevereiro e, após o All Star, voltaram uns Pacers Mr. Hyde. Nos playoffs, têm alternado entre as duas versões. 

A versão Dr. Jekyll, a boa, é uma equipa preparada e equipada como poucas para enfrentar os Heat. Têm bons defesas no perímetro para acompanhar LeBron e Wade e um excelente protector do cesto para contestar as penetrações daquela dupla. A versão boa dos Pacers é uma das que conseguiu sempre causar maiores dificuldades ao ataque dos Heat. Contra Roy Hibbert, a percentagem de concretização junto ao cesto de LeBron James baixa mais de 20% e os Heat têm sempre mais dificuldade em atacar o cesto (e atacar o cesto é, como sabem, um aspecto fundamental do seu ataque).

No outro lado do campo, os Pacers exploram a vantagem do seu jogo interior e carregam dentro. E contra os Heat, Roy Hibbert transforma-se num All Star no ataque.
George Hill e Paul George não são os melhores manejadores de bola do mundo e a defesa agressiva dos Heat nos pick and rolls vai, como sempre, causar-lhes dificuldades. Mas se estes forem rápidos a soltar a bola, se não exagerarem no drible e privilegiarem a movimentação de bola, os Pacers têm uma enorme vantagem no interior e só têm de lá fazer chegar a bola para causar muitos problemas à defesa dos Heat.

Isto é o que a versão boa dos Pacers é capaz. Resta saber qual delas aparece nesta desforra. A lógica diz que não pode ser outra senão a versão Dr. Jekyll. Na temporada regular o primeiro lugar pode tê-los deslumbrado, desviado do caminho que os levou até lá e contribuído para o aparecimento da versão Mr. Hyde. Na primeira ronda apanharam o pior matchup possível para eles. E na segunda ronda relaxaram quando acharam que tinham a série ganha.
Mas contra os Heat voltam à posição (familiar e onde parecem sentir-se mais confortáveis) de não-favoritos, de underdogs a tentar derrubar os favoritos. Esta é a série que eles esperam desde o ano passado. A série por que eles aguardaram o ano inteiro. 

Por isso, diz-nos a lógica, não há razão ou desculpa para aparecer outra versão que não a boa, a que vai dar tudo nesta série e não vai tirar nenhum jogo de folga. Resta saber se lógica é coisa que existe nesta equipa.

Os Heat ainda não foram realmente testados nestes playoffs (e nesta temporada). Passaram a temporada regular em velocidade de cruzeiro e ainda não foram levados ao limite nesta segunda fase. A versão boa dos Pacers é capaz como ninguém de o fazer. Por isso, a maior questão e a chave desta final de conferência é: que versão dos Pacers vamos ter nesta desforra da final de conferência do ano passado?

Se tivermos a versão Dr. Jekyll, 4-3 para os Pacers. Se tivermos a versão Mr. Hyde, 4-1 para os Heat. Se continuarem a alternar entre as duas versões como têm feito nestes playoffs, 4-3 para os Heat.



(amanhã: a previsão para a final da conferência Oeste)

17 comentários:

  1. Se versão dos Pacers for a melhor possível os Heat não têm hipótese?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm, pois, e seria (será?) uma série muito renhida e equilibrada (daí a previsão de 4-3). Mas acredito que a melhor versão dos Pacers consegue vencer os Heat.

      Eliminar
  2. Se versão dos Pacers for a melhor possível os Heat não têm hipótese?

    ResponderEliminar
  3. Isso parecem-me muitos "ses" para os Pacers. Ou se é bom ou se não é. A irregularidade faz parte das equipas também.

    4-2 para os Heat.

    ResponderEliminar
  4. Com a arbitragem a continuar assim, será 4-0 para os Pacers. Parabéns à equipa de arbitragem, porque estão a demonstrar claramente o objectivo para este jogo da parte deles ;)

    ResponderEliminar
  5. Os Heat terão que jogar melhor do que estão hoje a jogar se quiserem vencer, mas é tão fantástico que mesmo os Heat longe do seu melhor, quando aceleram, limpam com a defesa dos Pacers como faca em manteiga, só que agora quando reduziram a desvantagem para 9 pontos os árbitros trataram de dar a mãozinha aos Pacers para a vantagem voltar para 15 ;) Os Heat terão que estar com uma enorme união e acerto no jogo, porque a campanha está montada por todos contra eles. Já nem o Jeff van Gundy disfarça. Como é que é possível ele afirmar a hipótese de o Chalmers ser expulso no lance com o Watson? Mas nos lances em que o LeBron leva com os braços nas costas e no pescoço até cair (só não cai porque é uma força da natureza) já é tudo normal. Tenham vergonha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível esta cegueira e fanatismo! Aprende a ver e a desfrutar do jogo.

      Eliminar
    2. Anónimo (1:42), eu bem que queria, mas desta forma é complicado. Já agora, o Stephenson disse que os Pacers tinham que fazer o joelho do Wade quebrar ou ressentir-se, ou algo do género. Não sabia que isto já estava assim. Um jogador que tem declarações anti-desportivas como estas, em que estimula a sua equipa a meter a integridade física de um adversário em causa e não é castigado nem multado, então dá para começar a perceber o que a NBA pretende. Foram dois anos seguidos os Pacers a serem eliminados pelos Heat e três eliminações consecutivas arrumava com a fama desta equipa, que seria sempre conhecida como a equipa do quase e que nunca passou os Heat. E os Spurs que tenham muita atenção também, porque o mesmo tentarão fazer com os OKC.

      Eliminar
    3. Sim, os Pacers são os novos protegidos da liga LOL. Sabes os lucros q dava a NBA uma final Heat - Thunder???? e os lucros q daria uma final Pacers - Spurs (mto menos $) ou mesmo Pacers-Thunder? Não faz sentido nada do que escreveste, simplesmente alguém q a 1ª coisa q se queixa qdo perde é da arbitragem.

      Eliminar
    4. Kiko, pensas como quiseres, mas não me viste aqui a queixar-me quando os Heat perderam o jogo 3 em Brooklyn, e porquê? Porque a vitória foi mais que justa para eles, enquanto esta dos Pacers não foi, apesar dos Heat terem jogado abaixo do que sabem.

      Eliminar
    5. Florêncio o Nightingale20/05/14, 19:32

      1) A sério? No jogo que eu vi, os Heat estiveram amorfos, abúlicos, quase sem vontade de estar ali. Os Pacers dominaram de fio a pavio e venceram inequivocamente.

      2) A interpretação que eu fiz da afirmação do Lance foi que eles iriam tentar «estoirar» com o joelho do Wade, a confirmar-se o que se dizia sobre o mesmo, de forma desportiva, digamos assim, obrigando-o a correr mais, a sujeitá-lo a mais pressão. Em nenhum lado eu li que o iriam lesionar intencional e de forma maldosa. Mas pode ser a minha leitura errada, como é óbvio.

      Eliminar
  6. Paulo Dias19/05/14, 05:03

    1- Os Heat queixarem-se das arbitragens? Pleaaaaaaaaaaase!

    2- Hoje, os Pacers fizeram o melhor jogo de todas as séries do «play-off».

    3- Os Heat mantiveram o registo das séries anteriores. A coisa foi demasiado fácil até ao momento.

    4- Os Pacers necessitam imenso de vencer o jogo 2. Caso tal não suceda, bye-bye.

    5- Vamos esperar pela reação dos Heat, que hoje não mostraram «fogo», energia; foi tudo muito morno e mole.

    ResponderEliminar
  7. Papa Valdemares19/05/14, 05:13

    LBJ teve mais um apagão no quarto período.

    Segurem-se! É provável que no jogo 2 ele venha mais do que em brasa para apagar essa prestação.

    ResponderEliminar
  8. Pacers fizeram quase um terço dos pontos da linha de lance livre, Miami teve apenas 10 pontos na linha de lance livre…jogo atípico, só foi marcada uma falta a sobre Lebron que desse direito a ir a linha de lance livre? humm jogo atípico de Lebron devido à pouca agressividade do jogador ou a tipica arbitragem da NBA sobre as equipas caseiras…de qq forma bom jogo dos Pacers com um inicio muito bom na linha de 3 que impulsionaram a equipa depois foi gerindo o jogo com a ajuda do publico e se calhar com a ajuda dos oficiais (digo isto mas sei q é para qq equipa q joga em casa nao por ser os pacers)… Se os Pacers não tivessem aquela percentagem "absurda" de eficiencia logo nos primeiros minutos se calhar não aparecia os Pacers Dr. Jekyll, um bom começo nos playoffs de uma equipa com menos favoritismo e com um publico impolgante como o de indiana é um grande passo para o elenco todo estar em boa forma no jogo e isso viu-se ;)

    Quanto a miami é os problemas do costume, Bosh quando não ganha confiança é um jogador a menos no jogo, chegando a falhar lançamentos faceis e fazendo jogadas absurdas de ataques ao cesto sem qq confiança e de facil defesa…Chalmers jogou mal e James devia ter forçado mais mas para primeiro jogo é normal que não o tenha feito…resto da equipa jogou o habitual….

    Acho que os Heat passam e importante será o 3 jogo…não vejo com muito alarme esta derrota assim como não verei se perderem o 2 jogo tb, em casa eles tem que vencer e depois nos desempates Lebron vai elevar o jogo da equipa e será como muitas das series dos heat ao longo destes 3 anos…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se acontecesse o 2-0 (o que acho q n vai acontecer), e se eu fosse fã dos Heat começava a ficar preocupado (no mínimo)

      Eliminar
  9. Alguém me explica qual foi a falta que o Bosh fez sobre o Scola? Começa cedo...

    ResponderEliminar