28.3.11

Derrick Rose, MVP ou MVB?


Por estas últimas semanas da temporada regular, entre equipas que ainda lutam por lugares de playoff e outras que passeiam pelos jogos que lhes restam e esperam apenas que a época acabe, é a discussão sobre os prémios individuais que mais aquece. E um deles, o mais importante por sinal, tem feito correr muita tinta: o prémio para o MVP.

Cada vez mais sinais nos media americanos (que votam no prémio) indicam que Derrick Rose será o vencedor. E cada vez surgem mais manifestações dos que discordam desse resultado. E alguns trazem bons argumentos para tal.

Dois deles, Tom Ziller da SB Nation e Dan Le Batard do Miami Herald, levantam a mesma questão: se Rose é candidato a MVP, então Russell Westbrook também é, porque os dois jogadores têm números quase idênticos. Podem ver aqui a argumentação de Ziller e a de Batard, aqui.


Ambos levantam o mesmo argumento interessante: Rose está a ser recompensado por estar a jogar melhor do que aquilo que todos esperavam e pelo facto dos Bulls estarem a ser muito melhores do que todos esperavam. Não por ser o melhor jogador na NBA, mas porque ninguém esperava que ele jogasse tão bem esta temporada. Como diz Batard, Rose vai ganhar por estar a superar as expectativas, não por ser o melhor. Jogadores como Lebron e Dwight Howard têm melhores números, mas já não é surpresa. Eles são melhores, mas estão a ser prejudicados pelo facto disso já ser esperado.

Outro argumento levantado (por Ziller, Batard e também aqui neste artigo de Jonathan Gault do Behind the Basket), é o de que os Bulls são uma das melhores equipas da época, mas o principal factor para isso é a sua defesa, exactamente o aspecto onde Rose é pior. Onde ele é melhor, no meio campo ofensivo, a equipa está apenas com o 20º melhor ataque. Portanto, defendem eles, o base dos Bulls é o principal responsável pelo vigésimo melhor ataque e o elemento menos importante da melhor defesa. Muito pouco para ser o melhor jogador de toda a NBA.

Nenhum deles (ninguém, na verdade) nega que Rose está a fazer uma excelente temporada. Pode ser o Most Valuable Bull, mas não será isso diferente de ser o Most Valuable Player?

18 comentários:

  1. A parte do Rose ser fraco na defesa é uma mentira pura..ele quando jogou contra jogadores como o Chris Paul ou o Deron Williams marcou mais pontos e fez mais assistencias do que eles e num dos jogos até limitou o Deron Williams a 3 pontos...ele defende muito bem..só é conveniente para os anti-rose dizer que ele não defende mas é um dado completamente errado...

    Nota: Eu já vi vários jogos dos Bulls este ano.

    ResponderEliminar
  2. Só para acrescentar a grande diferença entre o Rose e o Russell Westbrook é que o Rose é a estrela da equipa que já resolveu mais jogos esta época(sim mais que o Kobe) e o Westbrook tem o Durant com ele e mesmo assim os Bulls estão em 1º e os Thunder estão em 4º (nas suas respectivas conferências)...Rose é o MVP..este prémio não é para o melhor jogador da liga mas para aquele que é mais importante para a sua equipa.

    ResponderEliminar
  3. A diferença entre o Rose e o Westbrook é muito simples. O Rose é o principal responsável pelos Bulls estarem no topo da conferência de Este, quando ninguém os punha lá no inicio da época. O OKC estão em quarto no Oeste, algo que já se esperava que acontecesse. Podem ter os mesmos números, mas um é muito mais decisivo que o outro, até porque o Westbrook não é a principal figura dos OKC e não é para ele que dão a bola, nos momentos finais do jogo.

    Rose merece o prémio, foi o melhor jogador do ano e não é assim tão mau defensivamente como os críticos dizem. Vamos esperar pelos Playoff e ver o que fazem, as expectativas tão grandes.

    Bom texto btw ;)

    ResponderEliminar
  4. Marcio, e fazer a pergunta ao contrario, ou seja, porque é que os Bulls estão a surpreender toda a gente? Quem os tornou melhores, alem de um treinador eximio na arte de ensinar a defender? Se os Bulls estão a surpreender talvez seja porque também à quem faça por isso. Não vou dizer que o Rose é o MVP desta regular season, há outros elementos que também o merecem, O D. Howard, LeBron são excelentes exemplos, alias, o que o Rose está a fazer não será um pouco semelhante ao que o Lebron fez pelos Cavaliers?!?!? O certo, é que Rose está no topo dos candidatos a MVP desta época, e a ser não causará qualquer estranheza. Abraços.

    ResponderEliminar
  5. É o 20º ataque? E daí, se tem uma das melhores defesa? Marcam mais do que os que consentem. Não é mais ou menos essa filosofia dos Knicks, mas com as estatísticas invertidas?

    Na luta Rose vs. Westbrook, como já disseram, pesa o facto de o Rose não ter um Kevin Durant a seu lado, que em princípio será outra vez o melhor marcador da liga. Mas pesa sobretudo o facto de ter passado partes substanciais da época sem o Boozer e sem o Noah. Passa por o Deng ser de luas. Passa por os SG serem o que são e por o Korver, depois da época recorde a nível de % de 3P, estar a ficar aquém do que por lá esperariam dele a nível de pontos marcados.

    O Rose tem resolvido mais jogos do que o Westbrook e particularmente mais do que o Lebron (que, apesar de ter números enormes, partilha esse ónus com o Wade). E tem resolvido bastantes vezes sem ajuda (ofensiva) significativa.

    Como disseram, o prémio é para o jogador mais valioso, não para o jogador com melhores estatísticas.

    ResponderEliminar
  6. Atenção! No artigo não é dito que o rose é mau defendor. Mas comparando-o com os outros 4 titulares da equipa (bogans, deng, noah e boozer) é inferior nesse aspecto. Realmente o d-rose está a fazer uma grande epoca e o facto de a sua equipa ser n1 no este faz dele um dos principais candidatos a mvp. Mesmo assim acho que o howard e o durant são os principais candidatos a este prémio. Também penso que os bulls não vão passar da 2ª ronda dos playoffs...

    ResponderEliminar
  7. ou pouco me engano mas se os Heat ficarem em 1º na conferencia, o award vai para o LeBron, senao, se nao existir nada de anormal vai po Rose. mas para o ano o Rose irá necessitar de numeros melhores para voltar a ganhar o award.

    um pequeno off topic.
    onde posso comprar camisas da nba ?

    ResponderEliminar
  8. Rose e o melhor jogador da NBA assim como o TT é um melhores treinadores da liga. Se foram campeões, não me admira nada. O ataque ganha jogos mas a defesa ganha campeonatos.

    ResponderEliminar
  9. estão a desvalorizar o derrick. ele não é bom. ele é muito bom e merece claramente o MVP e o MVB. não contam só os números. isso são americanices. conta é o resto, e o record dos bulls é uma evidência desse resto. ele é uma super estrela, e se tinha alguns defeitos no ano de estreia, e tinha, quase que já os apagou. lança, defende, ataca e arrasa com o crossover mais rápido do mundo e arredores. mais? em breve, lá para abril....

    ResponderEliminar
  10. @anónimo: mystylesports.com. bons preços. experimenta.

    ResponderEliminar
  11. Offtopic

    Os Knicks já estavam fartos de perder, então o David Stern resolveu mexer os cordelinhos e a equipa de NY derrotou os Magic com obra de Carmelo e Arbitragem.

    Simplesmente vergonhosa...

    ResponderEliminar
  12. quem devia ser mvp devia ser o parker, o ginobili ou o duncan.

    ResponderEliminar
  13. O Rose está fazer uma temporada fantástica, e se ganhar também não há mal nenhum. Mas vejamos,o Most Valuable Player traduzido à letra é o Jogador mais valioso. E o jogador mais valioso é o LeBron James, é o mais completo de todos, segundo melhor marcador, 12º(acho) com melhor média de assistências, é o primeiro forward na lista. E o primeiro na sua posição em ressaltos. E nos roubos de bola acho que está a frente de Rose.

    Este ano não é tão evidente porque tem que partilhar o fardo com Wade.
    James, Rose, Howard,Durant, Wade pode ganhar qualquer um que não será injusto para os outros.

    ResponderEliminar
  14. Não se pode olhar exclusivamente para os numeros quando se pensa num MVP, pois nesse caso Kobe teria ganho naqueles loucos anos em que tinha numeros incriveis e estava na equipa defensiva ideal, juntando ao facto de ter uma importancia na equipa incomparavel aos restantes companheiros de equipa mas faltava o factor decisivo, uma equipa vencedora.

    Portanto Rose este ano tem tudo para ser eleito MVP, vejamos bons numeros, não sendo um grande defensor (ao lado do Bogans parece pior) como já foi dito tem cumprido e o mais importante na minha opiniao é claramente o jogador mais influente comparativamente com o resto da equipa, olhando apenas para as equipas de top

    ResponderEliminar
  15. O título de MVP é sempre entregue pelos numeros estatisticos em equilibrio com o impacto na equipa.
    E D.Rose tem feito uma época enorme,com C.Boozer e J.Noah lesiandos alternadamente e em simultaneo,e os C.Bulls na luta pelo 1º lugar...
    Miami...está em 3º...
    Kobe também teve numeros enormes....mas os Lakers ficavam em 4º/5º......
    Serão sempre opiniões e subjectivas,mas se for para ele,nada de escandaloso...mesmo nada

    ResponderEliminar
  16. «Mas vejamos,o Most Valuable Player traduzido à letra é o Jogador mais valioso. E o jogador mais valioso é o LeBron James, é o mais completo de todos, segundo melhor marcador, 12º(acho) com melhor média de assistências, é o primeiro forward na lista. E o primeiro na sua posição em ressaltos.»

    JoãoA, os números do Lebron são incontornáveis. Mas são só números. O principal argumento contra o Lebron ser MVP nesta temporada é a incapacidade que demonstrou, em muitos jogos, de decidir jogos. O que eles chamam 'clutch'. Falhou demasiadas bolas decisivas. A verdade é que os Heat poderiam estar em primeiro lugar da conferência se não fosse isso. Mas não estão. Estão os Bulls e estão embalados, apesar de ainda ser cedo para proclamar vencedores de conferência.

    ResponderEliminar
  17. Números não são tudo e todos sabem (ou pelo menos quem jogou) que é mais fácil ter números quando toda a equipa tem extrema qualidade do que quando tem pouca. Rose passou 1/4 da época a jogar com apenas um jogador (Luol Deng) com média acima dos 10 pontos por jogo! Normal fazer menos assistências quando os teus colegas não são consistentes, pelo menos nas primeiras bolas.

    ResponderEliminar
  18. Por mais que digam que os números não são tudo, a NBA é uma liga que se baseia muito nas estatísticas individuais.. O Rose está a fazer uma epoca fantástica, acima daquilo que se esperava enquanto o Lebron está a fazer uma época ao seu nível.. Na minha opiniao é mais dificil ter os números do Lebron numa equipa em que tem que partilhar o protagonismo com um jogador como o Wade do que em chicago em que só o Rose é que marca muitos pontos.

    No começo da época dizia-se que o Lebron tinha que baixar os numeros pois era impossivel manter a media de quase 30 pts por jogo numa equipa com Wade e Bosh, mas a verdade é que é o 2º melhor marcador da liga e o Wade é o 3º.. Isso diz muito da qualidade do jogador e da capacidade que ele teve de aguentar psicologicamente a pressão depois da saída de cleveland.

    Desculpem o testamento.. =P

    Ah e como devem ter percebido por mais que goste do Rose acho que o Lebron devia ser o MVP. =)

    ResponderEliminar