31.3.11

As maiores desilusões da temporada


Duas semanas para o fim da temporada regular e as 16 equipas que vão aos playoffs estão cada vez mais definidas. A única luta que ainda resta é pelo 8º lugar do Este, entre os Pacers e os Bobcats (os Bucks ainda têm uma esperança, mas, com 5 dos últimos 8 jogos fora de casa e visitas a Miami, Orlando e Oklahoma City, está prestes a desfazer-se).
A Oeste, com a vitória esta noite dos Grizzlies e as derrotas dos Rockets e Suns, a equipa de Memphis ficou com 3 e 5 jogos de avanço, respectivamente, e tem o 8º lugar quase seguro.

Ainda há muita luta pelas posições entre as equipas apuradas e ainda vamos ter muita emoção até ao fim (e cá estaremos para ver!), mas para já vamos avançando com os balanços desta temporada regular.
Para deixarmos o melhor para o fim e terminar o balanço pela positiva (uma questão de karma?), vamos despachar primeiro as energias negativas e começar com algumas das maiores desilusões do ano. Vamos ver as 5 maiores desilusões individuais e as 5 maiores desilusões colectivas. Comecemos pelas equipas que fizeram os fãs ganhar mais cabelos brancos:


As 5 Equipas Que Mais Desiludiram

Bucks
Posso dirigir-vos para este artigo que já escrevemos sobre o ataque desaparecido dos Bucks ou então apontar-vos o recorde de 30-44. Ou o facto de Jennings e Bogut não terem progredido nada. Ou ainda que John Salmons retrocedeu e está a fazer uma época péssima. Ou que Scott Skiles parece ter atingido o prazo de validade em Milwaukee. Seja qual fôr a forma que se olhe para a época dos Bucks, foi um desastre e um grande passo atrás.

Pistons
É uma desilusão que já vem do ano passado e que continua. Joe Dumars adiou a recontrução mais um ano e a equipa continuou neste limbo entre começar de novo e tentar ser competitiva com este grupo de jogadores. Junte-se a isso os problemas de balneário (causados também por esse limbo) e o resultado tem sido penoso. Para os jogadores, para os treinadores e, principalmente, para os fãs.

Atlanta
A pior boa equipa da NBA. Mais uma vez na metade de cima da tabela, para mais uma vez ficarem pelo caminho. Uma equipa mediana que não parece encontrar forma de sair do mediano. Despediram Mike Woodson porque este já os tinha levado o mais longe que conseguia? Se calhar o problema não estava nele. Esta temporada andaram para trás, vão ganhar menos jogos e não parece haver muita margem de progressão para este grupo. É uma desilusão continuarem a ser bons quando se esperava (e era necessário) que dessem o salto para muito bons.

Utah
Um modelo de estabilidade e regularidade nas últimas décadas, apanharam turbulência quando menos esperavam. Começaram bem e pareciam encaminhados para manter o nível do passado mesmo sem Boozer, mas depois tudo se desmoronou. Jerry Sloan retirou-se, Deron Williams foi trocado e a equipa foi por aí abaixo desde então. É tempo de reconstrução. Fãs dos Jazz, apertem os cintos e aguentem, que a turbulência ainda não passou.

Knicks
Com um recorde negativo nesta altura da temporada e a jogar bem abaixo das expectativas? Bem, para alguns será uma surpresa, para outros algo esperado. Não sei se são uma desilusão ou apenas se todo o burburinho e as expectativas altas é que foram despropositados. Mas de qualquer forma, muitas dessas expectativas foram criadas e alimentadas pelos próprios dirigentes dos Knicks, por isso, só por não estarem (será que alguma vez vão estar?) à altura, entram na lista.

Menções (pouco) Honrosas

Charlotte, Minnesota, Sacramento, Phoenix
Estas são desilusões de diferentes níveis, mas nenhuma delas é uma desilusão total, pois no início da época já estavam lá os sinais para o potencial retrocesso e/ou desastre na temporada. Não entram na lista das maiores, porque já eram (umas mais que outras) esperadas.

Washington, Toronto, Cleveland
Estas não desiludiram, porque já todos esperavámos que fossem más.


Amanhã, Os 5 Jogadores Que Mais Desiludiram (e mais umas menções pouco honrosas).

11 comentários:

  1. Era previsível que quem ficasse a ganhar com a mega-troca Nuggets/ Knicks seriam os de Denver, mas nunca pensei que a breve prazo... Vemos os Denver em alta e os Knicks a arrastarem-se. Antes de ver os seus resultados já sei que as 2 equipas marcaram mais de 100 pontos. Impressionante como uma equipa que marca sempre tantos pontos consiga perder tantos jogos.

    ResponderEliminar
  2. Márcio, já agora parabéns pelo blog, é sempre bom saber que há muitas pessoas em Portugal a seguir este grande campeonato. Quais são na tua opinião os grandes favoritos à vitória? Eu penso que sejam os Lakers, mas acredito nos Heat e tenho uma fezada nos OKC para uns grandes playoff. Por outro lado acho que Spurs, Bulls e Celtics vão desiludir.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Eu tou contigo, continuo a apostar nos Lakers! ;)

    ResponderEliminar
  4. para mim os favoritos são os miami e okc.
    Lakers vão passar a segunda ronda e são eliminados.

    ResponderEliminar
  5. Os Lakers são definitivamente os favoritos de Oeste depois da melhoria desde a all star break, os Spurs se recuperarem todos os jogadores até aos playoffs também são temiveis, não acredito muito em dallas e Okc ainda precisa de mais um aninho para estar no ponto. No oeste para mim é entre Boston e Chicago, espero que os celtics não percam o 2º lugar para so apanharem os bulls na final (não conto miami porque não acredito que dois jogadores e meio fantásticos compensem uma equipa inteira fraca, se o miller jogar o que sabe nos playoffs a história pode ser outra).
    A minha maior desilusão são os Hawks e principalmente Joe Johnson

    ResponderEliminar
  6. Maior desilusão = Knicks. Apesar de previsível com um treinador tão fraco e com um negócio terrível os Knicks tornaram-se em meses de uma equipa inicialmente temível e com futuro numa equipa medíocre, com algumas armas mas completamente sem futuro. Bem ao estilo de NY arruinaram um plano de anos com a pressa em disputar alguma coisa.

    ResponderEliminar
  7. Felipe Noronha01/04/11, 16:50

    Só para comentar que descobri teu blog no Bola Presa e o acesso todo dia aqui do Brasil.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, Felipe! :) Um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Se calhar sou dos poucos a achar isto mas, nao achas que com todo o que estava a volta dos Heat com a entrada do Lebron eles nao deveriam estar mais acima? Isto é nao é uma desilusao mas talvez uma menção pouco honrosa :)
    A maior desilusao para mim vai para os Knicks embora os Pistons estao muito mal.

    Para o titulo aposto nos Boston, embora nao goste muito do jogo deles sao a equipa com mais opções no banco.

    JHigino

    ResponderEliminar
  10. Estar em 2º lugar no Este e ainda com hipóteses (embora cada vez mais pequenas) de ficar em 1º, não pode ser uma desilusão. Concordo que possam estar um pouco abaixo das expectativas, mas o problema é mais das expectativas irrealistas criadas do que deles.

    ResponderEliminar
  11. A maior desilusão são os Bucks para mim, tinham tudo para crescer e acabam por ficar fora dos PO, é uma pena.

    Para quem superou as expectativas apostaria:
    Nos spurs (vou ignorar estas últimas 2 semanas para dizer isto), Chicago, Philadelphia (pelo menos para mim é), Oklahoma/Memphis (embora estas já seriam expectavéis devido ao talento existente) e Denver (especialmente após as trocas. Também Portland pode ser considerada uma surpresa, principalmente se tivermos em conta que fizeram a época sem contributo quase nenhum de B.Roy.

    ResponderEliminar