4.6.11

A jogada que deu a vitória aos Mavs


Como todos ainda se lembram, com pouco mais de 6 minutos para jogar no jogo 2, os Mavs perdiam por 15 pontos e precisavam dum quase-milagre para conseguir dar a volta. E como já todos sabemos, conseguiram e venceram o jogo. Mas não foi um quase-milagre que os fez dar a volta. Foi uma decisão táctica de Rick Carlisle.

Até ali, os bases de Dallas tinham passado o jogo a ser pressionados nos pick and rolls e a não conseguir ganhar vantagem nessas situações. Os Heat estavam a defender de forma exemplar o pick and roll e o defensor do bloqueador (Haslem, Bosh e Anthony, na maioria dos casos) saía na ajuda e fazia um 2x1 que estava a causar muitos problemas aos bases dos Mavs. Então, o treinador dos texanos decidiu tentar uma jogada nova: em vez fazer o pick and roll com um bloqueador, fizeram com dois. Um stagger screen ao portador da bola. Um stagger pick and roll, poderemos chamar-lhe assim. E resultou na perfeição.



Naqueles últimos minutos, os Dallas executaram a jogada 4 vezes e conseguiram marcar oito pontos nessas 4 posses de bola (com 2-2 de 3pts). No NBA Playbook podem ver uma análise completa de todas elas.

Os defensores dos Heat foram apanhados de surpresa pelo duplo bloqueio (um duplo pick) e ficaram sem saber qual dos dois defensores dos bloqueadores devia sair ao base. Para além disso, o duplo desfazer dos bloqueios (um duplo roll) causou confusão nas trocas defensivas e provocou o caos na defesa de Miami.

E depois da grande jogada táctica de Rick Carlisle, na última vez que a executaram (na penúltima posse de bola dos Mavs no jogo), foram os jogadores dos Mavs que tomaram outra grande decisão táctica. Numa perspicaz leitura de jogo, Tyson Chandler disse a Jason Terry, no desconto de tempo: "quando saires do bloqueio, antes de mudares a bola de lado (como estavam a fazer nessa jogada), olha para o lado da bola de novo que eu acho que consigo libertar o Dirk." E Chandler conseguiu:


Uma grande jogada sacada da cartola pelo treinador dos Mavs e uma grande leitura de jogo por parte dos jogadores (primeiro de Chandler que, vendo como os defensores reagiram nas vezes anteriores, percebeu como podia aproveitar aquela situação, e depois de Terry que ouviu, reconheceu a situação em campo e executou de acordo). Uma jogada que valeu uma vitória.

16 comentários:

  1. Muito bem jogado, quer por treinador quer pelos jogadores que executaram na perfeição. Excelente analise.

    ResponderEliminar
  2. Jorge Fernando05/06/11, 11:00

    Grande post e que realça uma coisa. A experiência dos Mavs!!

    Contra os Thunder essa experiência já tinha sido crucial e agora contra os Heat igualmente!


    Go Dirk e GOOOOO Mavs!

    ResponderEliminar
  3. João Lemos05/06/11, 17:09

    Boa análise sim senhor mas não esperava os Miami caírem tantas vezes seguidas nisto, principalmente devido à qualidade defensiva que têm demonstrado nos playoffs e quando se deixam shooters tão libertos como Dirk, Jason Terry e até mesmo o Jason Kidd, os resultados são os que foram vistos.

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
  4. Acho q Miami caiu tanto nisto pq os seus jogadores não tinham previsto esta jogada e o seu treinador falhou nos timeouts em fazer um ajustamento adequado pra defender a dita jogada...

    ResponderEliminar
  5. Alguém por cá está a ver o jogo?

    Miami está muito bem na defesa e depois no ataque está lá o flash de 2006 :D

    PS: É só impressão minha ou esta arbitragem está caseira de mais até para a NBA?

    ResponderEliminar
  6. E Dallas a executar muito mal no ataque... :/

    ResponderEliminar
  7. Está um jogo excelente! :) Ultimo período e está renhido. Vamos ver quem ganha :)

    ResponderEliminar
  8. Já estão a entrar nos eixos :)
    Quando à arbitragem, não é ser propriamente caseira, eu acho é que estão a exagerar nas faltas marcadas nos ressaltos e debaixo da tabela, e estão a cair mais a favor de Dallas... Estão a exagerar aí, e para não variar, a perdoar demais nas transições...

    ResponderEliminar
  9. Bem o Chalmers está a lançar muito bem hoje. Incrivel!

    ResponderEliminar
  10. Muito bem mesmo, não se pode negar o evidente. Ele é muito melhor jogador do que aquilo que o pintam, na minha opinião. Tem feito uns play-off bastante conseguidos. Miami só tem a ganhar em mantê-lo em campo, e já agora, em torná-lo o PG do futuro...

    ResponderEliminar
  11. Sempre achei isso. Já desde o ano passado. O Arroyo... E o Bibby só sabe lançar e nestes playoffs nem isso! Para além de que é um excelente defensor e na temporada de rookie teve uma média de dois steals por jogo.

    ResponderEliminar
  12. E mais uma coisa que me esqueci. Não tem medo de assumir os lançamentos decisivos. O seu historial demonstra-o.

    ResponderEliminar
  13. E esta? Miami a fazer jogadas no final de um jogo!

    ResponderEliminar
  14. Stoudemire06/06/11, 03:50

    Miami Márcio :) Eu disse-te que isto volta para Miami 3-2.
    Andre tou aqui a tua espera ehehehe

    ResponderEliminar
  15. Grande jogo de NBA que se assistiu nesta madrugada...com os heat sempre a dominar o jogo, sinceramente nao estava a espera de outra coisa, eu até achava que ia ser uma vitoria folgada.

    Tenho que dizer é que foi dos unicos jogos da NBA, que eu vi, em que claramente a arbitragem esteve a inclinar o campo, nunca sequer falei nas arbitragens da NBA pois axo sempre que eles apesar de cometerem erros mais nos primeiros períodos do jogo depois no periodo final ja começam a ser rigorosos e em caso de duvidas vao rever os lances para nao prejudicar o resultado.
    Ontem foi uma vergonha, os ultimos minutos finais a equipa de arbitragem tentou ao máximo manter o jogo renhido até aos ultimos segundos e foram erros atras de erros e todos para o mesmo lado.

    1º Chalmers encostado na linha foi pressionado por um jogador dos dallas com este com o braço a empurra-lo para a a linha, resultado? arbitro nao marca falta da defesa e marca falta de chalmers ter pisado a linha. (comentadores todos disseram que este foi empurrado)

    2º Lebron James "sozinho" na sua defesa vai para ganhar um ressalto defensivo depois de um mau lançamento de dallas mas o chandler veio de traz a correr e tanto um como o outro saltaram mas nao conseguiram tocar na bola, resultado? por incrivel que pareça foi falta de Lebron james :S quando este e que sofre com o encosto de chandler (ninguem percebeu a decisão do arbitro)

    3º 2 faltas marcadas de Haslam sobre Nowitzki na defesa dos dallas por supostas faltas do jogador dos heat quando estes apenas tentavam conquistar o ressalto, sendo que a 2da falta marcada nem sequer houve contacto... resultado? 4 lancamentos para Nowitzki... e isto nos ultimos quando os arbitros normalmente são rigorosos e tanto na 1ra como na 2da jogada o Nowitzki nao teve qq problema em segurar a bola...

    4º 2 FALTAS DE 3 PONTOS NA MESMA JOGADA SOBRE LEBRON JAMES A 1 MIN DO FIM... primeiro o marion toca na cinta do Lebron quando este esta em pleno salto para lançamento 3 pontos, devido a isso lebron cancelou lançamento, depois tentou lançar a bola outra vez e levou com contacto na mão que alterou o lançamento de 3pontos..resultado? lebron nao teve 3 lançamentos livre que tinha direito e incrivel é que havia 2 faltas na mesma jogada e o arbitro mesmo perto nao viu nenhuma, será que foi para manter o jogo em aberto? a sequência desse lance foi 2 pontos para dallas com uma suposta falta ofensiva de Nowitzki sobre Bosh que o arbitro não viu pois "atropelou" bosh quando este ja tinha ganho posição...

    isto tudo nos 2/3min finais... até por acaso vi o jogo na sporttv e tanto 1 como o outro comentador não perceberam estas decisões do arbitro (nenhum gosta particularmente dos heat)

    ResponderEliminar
  16. Stoudemire06/06/11, 15:12

    malaiko subscrevo totalmente, e o melhor é que os Heat mesmo assim vencem :)

    ResponderEliminar