8.6.11

Quarto Assalto: Rick Carlisle


Num jogo emocionante e decidido nos últimos segundos (e vão 3 em 4 decididos na última posse de bola, não se podia pedir mais emoção), os Mavs venceram e voltaram a igualar a série. Mas se no campo está tudo empatado, na batalha dos bancos, Rick Carlisle leva vantagem. Ontem, o técnico dos Mavs deu mais uma lição táctica e a sua decisão de substituir Stevenson por Barea no cinco inicial resultou em pleno e fez a diferença no jogo.

Com essa alteração, Carlisle conseguiu dois coelhos numa cajadada: melhorou a eficácia defensiva da segunda unidade e a eficácia ofensiva da primeira. O matchup com Bibby foi muito mais favorável ao pequeno base dos Mavs que o matchup com Chalmers. Nos três primeiros jogos, frente ao base suplente de Miami, o porto-riquenho teve dificuldades para conseguir penetrar e encontrar espaços para lançar. E na defesa teve sempre dificuldades em parar o mais alto Chalmers. Com Bibby pela frente, Barea conseguiu desequilibrar no pick and roll, fez várias penetrações e acabou com uns importantes 8 pontos e 4 assistências em 21 minutos.

Para além disso, também na defesa a alteração surtiu efeito. Barea não estava a conseguir parar Chalmers, que estava com uns surpreendentes 15 pontos de média na série. Frente a Bibby não sentiu dificuldades na defesa (o base de Miami acabou com 0 pontos!).
Com Bibby pela frente, Barea conseguiu fazer aquilo que ainda não tinha conseguido fazer em toda a série: segurar o seu adversário directo na defesa e desequilibrar no ataque.

"Bravo, Rick, bravo!"

E Stevenson na segunda unidade melhorou a eficácia defensiva da mesma. A segunda unidade de Dallas não estava a conseguir parar o banco de Miami. O backcourt de Barea e Terry estavam a ser destroçados por Chalmers e Wade. Com Terry e Stevenson (e Kidd, estiveram os três em campo vários minutos simultaneamente), Chalmers foi ineficaz (apenas 5 pontos, 10 abaixo da média na série). E não só melhorou a defesa, como Stevenson ainda deu um importante contributo ofensivo a partir do banco (11 pontos e 3 dos 4 triplos dos Mavs).

Outra alteração significativa na rotação de Dallas foi a troca de Stojakovic por Brian Cardinal. O extremo sérvio era recorrentemente o elo mais fraco na defesa e todos os cincos em que ele esteve (qualquer combinação de 4 jogadores+Stojakovic) tinha um +/- negativo. Sempre que Peja estava em campo, os Dallas estavam a ser trucidados na defesa. Ao colocar Cardinal, Carlisle melhorou a defesa sem comprometer o ataque. Cardinal é muito melhor defensor e ressaltador que Peja e sabe o seu papel nos movimentos ofensivos. Raramente sai desse papel e acrescenta algo ao ataque, mas cumpre a sua parte.

Com estas alterações na rotação (e principalmente com a troca de Barea e Stevenson), os cincos que Dallas coloca em campo ficam mais equilibrados e os seus respectivos matchups ficam mais favoráveis. Foi uma excelente leitura de jogo e uma excelente decisão táctica de Rick Carlisle, que trouxe bons resultados aos Mavs e deverá manter-se nos próximos jogos.

Nowitzki fez mais uma exibição memorável (mais um grande 4º período- 10 pontos-, mais um cesto da vitória e tudo isto a jogar com febre!) e o nome dele vai ficar para sempre ligado a esta vitória. Mas, quando um dia recordarem este jogo, outro nome deve figurar ao seu lado: o de Rick Carlisle, que está a dar uma lição de inteligência e adaptação táctica. Esta vitória é dele.

47 comentários:

  1. Concordo com o que dizes. Há que dar mérito a Dallas. Mas como já referi LeBron não esteve em campo e o Spoelstra tomou decisões no mínimo dos mínimos discutíveis nos momentos decisivos. E volto a dizer o que já disse num post anterior:

    Sinceramente Miami perde este jogo por duas razões:

    - 1º Lebron não esteve em campo. Não foi agressivo no ataque nem na defesa. Pior jogo que o vi fazer desde que está em Miami.

    - 2º Spoelstra ou estava possuído ou então não sabe ver o jogo. 3 minutos para o fim pede um time-out mete o Mike Miller em campo e faz uma jogada para ele lançar de 3 pontos? Um treinador naquela situação só diz: bola nas mãos do Wade e façam pick-and-roll. Ou isso ou então desenha uma jogada decente. O Wade nos últimos 5 minutos lançou duas x e marcou uma. Porque é que ele, a jogar como estava só lança duas vezes nos momentos decisivos do jogo? Depois estava sem o lançamento bem quente, falhou um lance livre.

    Miami perde este jogo mais por culpa própria do que mérito de Dallas. A defesa de Dallas foi boa. Mas Miami nada tentou para a contrariar..

    ResponderEliminar
  2. Foi sem duvida o jogo mais fraco da final, talvez por ser o mais decisivo.
    Salvo erro nenhuma equipa na história da competição conseguiu recuperar de um 1-3 para conquistar o anel. Os Dallas sabiam disso, e puseram muita entrega e principalmente muito coração no jogo.
    Os 4 pontos seguidos de Terry, quando perdiam por 7, foram decisivos. Os festejos aquando do desconto de tempo dos Heat, mostram bem isso.

    Nowitzki parece que passou o jogo todo escondido, mas chega-se ao fim e vê-se os numeros dele... e foi simplesmente o MVP. Incrivel, não?

    Agora, 18% em triplos e 26 TO numa final... Dallas e Heat, voçês conseguem mais e melhor.
    Nós que estamos deste lado até ás tantas da manhã agradecemos.

    ResponderEliminar
  3. não sei se já aconteceu.. mas mesmo se Dallas perder.. o Dirk merece ser o MVP

    ResponderEliminar
  4. Stoudemire08/06/11, 15:18

    Lebron vai resolver o próximo jogo. Escrevam..

    ResponderEliminar
  5. O lebron á dois jogos que nao joga nada para o nivel dele..isto so vem confirmar o que eu smp disse. quando chega a estas alturas lebron desaparece. é por isto que para mim ele nao é o melhor jogador da nba..tenho dito

    ResponderEliminar
  6. Pela tua análise, nem parece que até ao 2º periodo miami esteve a dominar, e nunca a perder na partida. Mas pronto.. Deus queira que Dallas venca, não vá este blog ficar imobilizado durante um mÊs de tanta azia hehehehe

    ResponderEliminar
  7. Stoudemire08/06/11, 16:32

    andre adeptos como tu há muitos, porque será que só apareces a seguir às derrotas de Miami, não te vi aqui a dizer isso depois das vitórias. Desafio-te a cá aparecer sexta depois do 3-2 para os Heat, e a seguir a um King Show.

    ResponderEliminar
  8. O melhor jogador destas finals está a ser o Wade. De longe.
    E sinceramente, se é para virem aqui mandar postas de pescada que não acrescentam nada à discussão, em vez de comentar coisas concretas, é melhor guardarem os comentários para vocês. Flamers não, obrigado.

    Excelente trabalho no blog, Márcio, parabéns e continua!

    ResponderEliminar
  9. andre - que jogos vistes dos play-offs? só com Dallas ? então ve no NBAtv esta a passar os jogos com Chicago por ex, é que o Lebron nao é o Cristiano Ronaldo andre com esse é que isso acontece mas mesmo por Lebron James aparecer nos momentos que a equipa precisa mais dele que Scottie Pippen disse que ele tem tudo para ser o melhor jogador da historia,Bem a respeito do jogo 4 ja foi quase tudo dito e é mesmo verdade Lebron nao jogou se jogasse so um bocadinho ui,mas Marcio nao estou de acordo quando dizes que foi mais uma exibição memorável de Nowitzki desculpa mas eu nao vi nada disso nao fez um unico lancamento de 3 pontos e a grande maioria dos pontos que fez foi da linha de lançamentos livres, ate cheguei a ter pena de um jogador destes pelo terceiro e qurto peridodo o seu jogo resumia-se a aproximar-se do cesto para ganhar a falta e ir para a linha de lançamento onde é eximio mas digo mais pareceu me que em certas alturas do jogo que Nowitzki estava rendido, aliás esta final tem sido só Miami,Miami ,Miami e Miami e coraçao de Dallas é claro que Nowitzki é um galatico mas nao chega , tirando o 4 jogo, nos outros jogos Miami chegou a liderar aquase por 20 e depois vem a recuperação de Dallas tem sido basicamente isso, aparte de Miami ser claramente prejudicado pelos arbitros Miami joga contra tudo e todos, vale quase tudo até arrancar olhos toda a gente viu bem como ficou o olho de Bosh no jogo anterior mas nem falta foi, aquele Chandler aparte de ter na mania que é bonzão passa a vida a fazer faltas,e depois ha muita gente a querer que Nowitzki e Kidd, sinceramente tenho "pena" por Nowitzki que de facto é um senhor dentro e fora do campo.

    Lets go Heat

    ResponderEliminar
  10. João Lemos08/06/11, 17:12

    O que estragou o LeBron foram os apenas 3 lançamentos concretizados em 11 tentativas e os dois lances livres falhados porque no ataque sem ser isso, ele assistiu muitas vezes os pontos do Wade e ganhou uns bons ressaltos. Estes 8 pontos se tivessem acontecido numa vitória dos Miami e com menos tentativas de lançamento falhadas ele passava sem criticas mas são coisas que acontecem e acredito que já amanhã ele vai querer limpar esta imagem e ajudar Miami a vencer.
    Márcio, boa análise e ainda bem que finalmente alguém valoriza o Barea e esteve bem atento ao que ele produziu.

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. João Lemos08/06/11, 17:15

    e quanto ao que o Tiago disse, o MVP é sempre da equipa vencedora do campeonato. O Wade ou o LeBron até podem marcar 50 pontos cada um e o Dirk 25 mas se os Dallas é que forem campeões o Dirk é que é o MVP, embora não só os pontos é que contem mas tá visto que se os Dallas vencerem o compeonato que o MVP será o Dirk, a não ser que haja mudanças radicais daqui pa frente

    Saudações

    ResponderEliminar
  12. João Lemos08/06/11, 17:18

    e o Mike Miller quando apanhou a bola depois da falha do Wade bem que podia ter passado a bola ao LeBron ou ao Bosh que tavam perto dele porque dava tempo mas também digo isto porque foi air ball.Se ele tivesse encestado,se calhar távamos aqui a dizer que foi a melhor opção lol

    ResponderEliminar
  13. Marco,

    Finalmente alguém concorda comigo! O Wade está com mais vontade que ninguém dentro de campo para ganhar. Dois lances que mostraram isso foi no quarto período quando ele tem aquele desarme de lançamento fantástico ao Chandler (nenhum base iria no seu perfeito juízo meter-se ali, tirando o Wade) e depois quando também tem um grande desarme de lançamento ao Terry e dps a equipa não é capaz de ganhar o ressalto. Esse tipo de jogadas mostra quando uns dão tudo e outros não. Já na jogada em que o Nowitzki marca o cesto decisivo o Wade tenta ir na ajuda em desespero, parecia que ia a voar para tentar tirar aquela bola. O jogo de ontem foi injusto para o Wade perder porque ele deixou o que tinha e não tinha em campo e alguns jogadores de Miami não seguiram o exemplo dele, por isso perderam.

    PS: Alguém que diga ao LeBron para defender por favor! O Wade contra Chicago também não estava bem a atacar, mas defendeu extremamente bem. O LeBron tem de fazer o mesmo e aplicar-se a sério da defesa.

    ResponderEliminar
  14. Jorge Fernando08/06/11, 17:19

    O André é mesmo dos que apenas aparecem aqui quando lhe convém!! A sorte é que toda a gente já te tirou "a pinta" meu rapaz!

    Falando agora do que interessa.
    Digam o que disserem, critiquem quem criticarem, a verdade é que está final está ao rubro! Depois de 4 jogos está tudo empatado e uma final que inicialmente era à melhor de 7 está agora reduzida a uma "Finalíssima" à melhor de 3 :)

    Se de um lado temos dito um Dirk a espalhar todo o seu talento e a ser o grande responsável pelas duas vitórias dos Mavs! Do outro temos um D-Wade a jogar ao seu melhor nível e a fazer lembrar o grande "Flash"!

    No meio de isto tudo, e falando dos 3 possíveis jogos que faltam, temos dois factores a ter em conta! O "regresso" do grande LeBron e os "nós tácticos" de Carlisle. Se LeBron voltar em força nestes últimos 3 jogos (e falo a nível de produção ofensiva) os Heat levaram a melhor.. Se LeBron continuar "em banho Maria" e Carlisle continuar a tirar coelhos da cartola os Mavs vingaram a derrota de 2006!!

    Aceitam-se apostas portanto...

    A minha vai direitinha para os Mavs!! =)

    ResponderEliminar
  15. Vocês tem que perceber uma coisa que é respeitar as opiniões dos outros, para mim sempre o disse que não acho Lebron ainda o melhor da nba, é grande jogador e pode ser um dos melhores de sempre isso é um facto mas não tem ainda maturidade para isso e tem se visto nos jogos com dallas e nas outras épocas.
    Não vejo só os jogos de dallas á 15 anos que vejo nba e sigo de perto a carreira de Lebron.
    kobe é 5 vezes campeão e ainda o é, foi o jogador que depois do jordan marcou uma éra.
    quanto á eliminatória ja disse nao sei quantas vezes que os miami vão ganhar o campeonato, não sei pk que ainda á gente que diz que só venho aqui criticar quando os miami perdem o que não é verdade.
    Lebron pode ganhar muito na sua carreira mas nunca terá o apoio de muita gente é um jogador odiado por muitos e amado por outros, lebron tem tido uma postura fora de campo muito deplorável para o seu nível que depois tem dado a estes problemas..
    Isto de ser só grande jogador nao é só ganhar títulos e ser muito bom dentro do campo, tem que ser bom fora dele e principalmente para as equipas ontem tem passado, e Lebron não tem deixado muitas saudades, é pena.
    Continuo a dizer que para mim o melhor até agora é o kobe.

    ResponderEliminar
  16. João Lemos,

    Não sei se viste o jogo, mas se viste tens de admitir que ele parecia um anjinho. Não sabia o que fazer, não era agressivo. Não consegue bater o Kidd no 1-on-1 em drible? Espero que ele saia mais agressivo. As coisas podem continuar a não muito bem. Mas não pode ser tão mole. Ele não fez um afundanço se me lembro. E quando o LeBron não afunda uma única vez durante um jogo é porque não está a ser agressivo nem a atacar, nem a defender.

    ResponderEliminar
  17. @João lemos...não necessariamente já houve um caso em que o MVP esteve na equipa que perdeu...exactamente na primeira vez que se atribuiu o prémio de MVP nas finais..foi para o Jerry West numa final em que os Lakers perderam com os Celtics...é possivel mas muito muito pouco provavel

    ResponderEliminar
  18. Stoudemire08/06/11, 17:43

    Lebron neste jogo, parecia que tinha "medo" de ter a responsabilidade de lançar, e a defender também não esteve muito bem. D-Wade até agora se os Heat ganharem é o MVP, está a jogar muito nos 2 lados do campo. Uma palavra para Bosh que nestes playoff, tem estado muito seguro e aser importantíssimo. Para o jogo 5, perspectivo 3-2 para os Heat, com a redençao do James, fazendo um grande jogo. Pelo menos geralmente é isto que ele nos habituou a seguir a jogos menos conseguidos.

    ResponderEliminar
  19. paulinho o lebron fez um bom jogo defensivo, só que ele nao atacou bem.
    o wade e um jogador de pontos e mais nada, o lebron joga para a equipa, sacrificando pontos que podia ter marcado, mas decidia passar para o wade.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo,

    Muito sinceramente, ou nunca viste o Wade jogar, ou então não percebes mesmo nada de basquetebol.

    LeBron fez um bom jogo defensivo? O LeBron ontem não incomodava o homem que estava a defender. Não mantinha a posição e deixava-se bater muito facilmente. Tem de se esforçar mais e como os americanos dizem, "get it toghether" porque ele é bom. Mas psicologicamente está fraco. Não tem confiança nele.

    ResponderEliminar
  21. João Lemos08/06/11, 19:12

    Paulinho Costa, tens razão mas o que queria dizer é que se os Miami têm ganho provavelmente a sua fraca exibição tinha dado menos nas vistas porque normalmente a mentalidade de muitos adeptos é criticar tudo quando se perde e quando se ganha nem se pensa no que foi mal feito e não vi o jogo, apenas vi o resumo e o box score, por isso só falei conforme aquilo que vi mas se viste o jogo todo é natural saberes melhor que eu o que se passou e teres toda a razão.Quanto ao anónimo, realmente isso aconteceu, mas penso que foi a única vez e sendo ou não uma regra escrita e formal, o MVP é sempre dado a um jogador da equipa campeã, tal como tem ocorrido desde a 2ª edição do prémio de finals mvp.

    Saudações

    ResponderEliminar
  22. Oh Paulinho costa antes de dizeres que eu não sei nada sobre basquetebol lava essa boca com LISTERINE.

    ResponderEliminar
  23. João Lemos08/06/11, 20:59

    Ei pessoal acho que não são necessárias essas picardias e agressões verbais. Podemos falar de basket com respeito uns pelos outros mas o Márcio é que é o "boss" do blog e decide como quer que o pessoal fale aqui.

    Saudações

    ResponderEliminar
  24. João, como é obvio não é essa a forma como desejo que o pessoal fale aqui.
    Pessoal, já avisei num post anterior e volto a fazê-lo: falem de basquetebol, discutam o que se passa dentro de campo (ou fora dele), mas sem insultos pessoais e sem agressões verbais, se faz favor.
    Para discutir sobre questões técnicas, tácticas e tudo o mais, não precisam de entrar por esse caminho. Respeitem as opiniões contrárias, exponham os vossos argumentos quando discordam delas e vamos manter a discussão saudável.
    Mantenho este espaço de comentários livre e sem moderação porque confio na vossa boa educação e no vosso respeito mútuo. Os comentários são publicados automaticamente porque confio que vocês são capazes de manter a discussão focada no basquetebol e não em picardias pessoais. Agradeço que continuem a fazê-lo e não me forcem a censurar comentários. Mas se continuarem a acontecer estas situações vou ter de eliminar os comentários que contenham conteúdos ofensivos e insultos.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  25. andre - se tens seguido a carreira de Lebron então viste ano passado as 61 vitorias de Lebron com os Cavs que foi a equipa com mais vitorias no campeonato,com os Cleveland Cavaliers!!! sem tirar merito nenhum a Kobe que é sem duvidas um dos melhores jogadores da liga,imaginamos um Kobe Bryant ou um Derrick Rose em Cleveland e será que conseguiam algo semelhante? nao me parece, pelo contrario imaginamos Lebron James nuns Lakers ou nuns Boston Celtics e possivelmente ja nao tinha mão para os aneis.
    E a respeito de opiniões é mesmo assim cada um tem a sua acabei de dar a minha em cima , umas ate coincidem outras nem tanto, acho só que a afirmação de que Lebron nao aparece nos jogos importantes nao serve para ele.

    ResponderEliminar
  26. Tenho de pedir desculpa ao anónimo porque não devia ter falado daquela forma. Simplesmente acho que dizer que o Wade "é um marcador de pontos e mais nada" é algo absolutamente absurdo.

    João Lemos,

    Concordo com o que dizes. Se Miami tivesse ganho não criticaria o Spoelstra talvez, mas o LeBron ia ser criticado porque ele marcar 8 ponots num jogo das finais é impossível passar despercebido.

    Saudações e que Miami ganhe amanhã.

    ResponderEliminar
  27. João Lemos09/06/11, 00:54

    Pois,apesar do impacto ser bem menor se eles tivessem ganho, sendo o LeBron é bem provável teres razão Paulinho, nem que fosse como um alerta para ele entender que o jogador que ele representa na NBA tem que dar mais ao jogo e à equipa.

    Saudações

    ResponderEliminar
  28. paul.alex- percebi o que querias dizer mas não concordo com a tua opinião, respeito mas não concordo.
    dizeres que o lebron tinha mais anéis que o kobe se tivesses nas equipas dele isso nunca podes dizer ninguém sabe o que iria acontecer.
    Lebron falha nos momentos decisivos é mt instável e imaturo passa mais tempo a festejar que a jogar basket.
    o ano passado cleveland teve 61 vitorias mas depois chegou ao momento dos playoffs e foi o que se viu Lebron mais uma vez no jogo em casa perante boston desapareceu.
    Ele é grande jogador mas muita gente faz mais dele do que aquilo que ele é na realidade.
    Só para veres Lebron nestes últimos dois jogos tem andado muito a abaixo da sua media e tem se notado quem é o lider da equipa o wade.
    miami vai ser campeao não á duvidas mas Lebron nunca será king de nada, o verdadeiro king ja ta na reforma.
    Mas é como te digo cada um com a sua opiniao eu ate agora mantenho a minha kobe depois da éra de jordan é o melhor jogador da nba..
    abraco

    ResponderEliminar
  29. Acho interessante esta discussao sobre o desempenho do Lebron com tanta paixao, que ele é brilhante nao tenho duvidas mas a verdade é que nos momentos de decisao quando "sao precisos herois" Lebron nao se consegue impor, o lado psicologico tem de ser trabalhado.

    Aos varios comentarios anteriores apenas digo nem Cleveland era uma equipa banal com 1 super jogador, nem o kobe teve sempre super equipas, devm-se lembrar quando "quase" sozinho eliminou Phoenix.

    Mais uma grande analise, como é habitual, Marcio

    ResponderEliminar
  30. Concordo a 100% com o pedro, até que enfim alguem tira as palas dos olhos que á aqui gente que só vê Lebron e quando digo alguma coisa é porque ou não percebo de basket ou sou anti-lebron.
    O ano passado era tudo a dizer kobe grande jogador, este ano bastou perder ja saem todos da toca, os profetas da desgraça andam todos aqui.
    fazem mais de Lebron do que aquilo que ele é na realidade, quando cleveland teve 61 vitorias nao foi só lebron que eu saiba as equipas tem mais que um jogador e Lebron nao joga sozinho.
    Lebron tem muito para crescer e quando estiver bem a todos os niveis serei aqui o primeiro a dizer, até la kobe para mim é o melhor jogador da nba.

    ResponderEliminar
  31. É discutível a questão de quem é o melhor. Mas o ponto fulcral é que ser o melhor não basta, há que ter títulos para o mostrar. O Kobe já tem 5 anéis para mostrar, mas vejam com que equipas ele ganhou cada um (e mesmo assim perdeu o de 2004 com o melhor 5 da história, na minha opinião...), teve sempre jogadores de nível elevadíssimo ao lado. Quanto ao Lebron, não concordo quando dizem que os Cavs eram maus, eram uma equipa "apenas" boa, e ele é que os levava para outro nível. Nunca ganhou nada simplesmente porque não havia ninguém perto sequer do nível de uma estrela e que jogasse como tal.
    Eu nunca vi ninguém a ser campeão "sozinho", e quem esteve mais próximo disso foi mesmo o Allen Iverson, e só ganhou um jogo das finals há dez anos atrás... Desde aí, e tirando talvez os Cavs de 2007 que também eram demasiado Lebron-dependentes, são sempre equipas a ganhar, sem ninguém se destacar de uma maneira bastante clara!
    O Kobe pode ter os anéis, mas também teve sempre muita ajuda. O Lebron só este ano é que a começou a ter. O legado do Kobe é maior, mas isso não implica que seja melhor que o Lebron. Desde praí 2007 que não é. Mesmo tendo ganho dois campeonatos entretanto, a tocha já foi passada há muito tempo. O Lebron é simplesmente o jogador mais completo de sempre e o melhor da actualidade. Ele faz tudo. Pode não ser melhor que o Jordan ou o Bird, mas mais completo é de certeza. Só lhe faltam mesmo os anéis, e com a ajuda que agora tem não duvido que os vá ganhar. Só espero que não este ano LOL
    Na minha opinião neste momento há 5 jogadores melhores/mais importantes que o Kobe: Lebron-Wade-Howard-Paul-Rose

    ResponderEliminar
  32. andre - é a tua opinião,é claro que falamos hipoteticamente mas sem duvidas kobe e Lebron com os papeis trocados Lebron já tinha sido campeão muitas vezes e nao entendo quando dizes que Lebron passa mais tempo a festejar mais do que a jogar desculpa mas nao tem cabimento, e a respeito que Lebron nao esteve bem estes dois jogos todos sabemos, neste ultimos 2 jogos esteve abaixo do abaixo porque se tivesse só abaixo e fizesse uns 15 pontos o que ja era mau para ele mas já chegava para ganhar o jogo,e a dimensão de Lebron ve-se quando uma super estrela reconhecida como Nowitzki que faz 20 pontos nun jogo e esta tudo normal Lebron faz 20 pontos e é algo muito fraquinho para ele.
    E ainda a respeito aos festejos ha equipas que dão saltos pelo ar quando festejam no entanto Lebron e Wade festejam e é o fim do mundo, nao vejo atitudes nenhumas fora do contexto dos jogadores de Miami.
    E Kobe é um grande mas nunca um grande da modalidade veio dizer que Kobe pode ser o melhor na historia, foi uma vez MVP e nao vai ser mais.
    Mas isto é tudo opiniões tu nao vais mudar a tua e eu nao vou mudar a minha.

    ResponderEliminar
  33. paul.alex,

    Ser o MVP é muito relativo. Sinceramente, achas que o Rose foi o melhor este ano? O Michael Jordan ganhou em todos os anos que jogou na liga? Nem o LeBron merecia o MVP da temporada de 2009.

    Marco,

    Acho que devias incluir nesses cinco o Nowiztki e tirar o Rose. Comprovou que ainda não é suficientemente bom para estar ao nível dos melhores da liga. O potencial está lá. Falta só a experiência. Por exemplo o Wade no terceiro ano da liga levou Miami ao campeonato, mas tinha uma equipa de veteranos, Payton, Mourning, Shaq etc, que permitiram que a sua inexperiência não fosse notada e pelo contrário, deram-lhe confiança. O Rose não tem esses jogadores veteranos o que fez com que a sua inexperiência fosse totalmente exposta.

    ResponderEliminar
  34. Riky_On_The_Road09/06/11, 18:19

    O Jogo não foi grande espingarda, então no 4º periodo foi mesmo mauzinho. Os Dallas deram tudo para não perder, no 4º periodo estavam mesmo a dar o maximo na defesa, e se defenderem sempre assim, têm muitas hipoteses. Dirk não fez um grande jogo, tb não admira devido á febre, mas mostrou um caracter tremendo, e marcou o cesto mais importante, k é o k interessa. Vai ser uma grande pena para os amantes da NBA este grande campeao não levar um anel! Rick Carlile, esta epoca esta de facto a mostrar o seu grande valor, eu não acreditava mt na ekipa de Dallas esta temporada, mas ta visto k o aparecimento dos Mavs nestes palcos, as vitorias, a forma dos seus jogadores, a qualidade do jogo, e o lutar constante se deve mt a ele.
    Em relação a MIAMI a sua irregulariedade pode custar-lhe caro, alternam grandes momentos, com momentos menos bons, não sao constantes, Lebron tarda a apareçer, exibiçao miseravel no jogo 4, se continuar a jogar assim e Dallas defender cm defendou, não sei não...O Wade é k continua ao seu nivel, é um jogador fabuloso. Neste momento so Wade e Nowitzki mereçem o anel!
    Penso k Miami no jogo 5 vai apareçer mais forte e constante e Lebron vai fazer um grande jogo. Não sei kem vai vençer, é um jogo importante, mas se Dallas ganhar nada esta decidido. Dallas so pode conkistar o titulo se vençer os dois jogos seguintes, se perder um, FINITO!!

    ResponderEliminar
  35. Antes de mais axo esta conversa sobre o Lebron mesmo engraçada... estes haters de Lebron apenas aparecem de longe a longe e quando o lebron faz uma participação menos conseguida eles inundam os fóruns com a historia que o LBJ nao consegue marcar a diferença nos momentos decisivos... QUEM É QUE ELIMINOU OS BOSTON E OS BULLS??? fogo vocês tem mesmo a memória curta ele tem levado ao colo a equipa de miami e por ter feito 1 jogo menos bom é logo crucificado, sim teve um jogo menos bom e depois? considero o 3ro jogo dele um bom jogo mas ele focou-se mais nos aspectos defensivos e deixou os colegas jogarem...

    Wade patrão de equipa??? andré se não conheces a equipa não digas disparates... a conversa dos fans dos lakers de wade ser o MVP da equipa já e longa e já vem desde a altura que anunciou a sua troca por miami (fogo parece que tem inveja do rapaz), já agora rapaz explica-me a razão de o Lebron james apenas descansar poucos minutos e apenas nas alturas em que miami tem maior vantagem ao contrario de Wade que tem o seu descanso habitual em todos os jogos, e explica-me tb o porque de ser o Lebron james a segurar a equipa quando estao os jogadores do banco a jogar ? é raro o Wade estar em campo sem bosh e LBJ para nao dizer impossivel, já o contrario acontece frequentemente em todos os jogos....

    Wade como já alguem aqui diz é um jogador que ataca sempre o cesto e um pouco individualista (característica que pode ser positiva/negativa) , ao contrario de Lebron que é essencialmente um jogador de equipa apenas assume as despesas do jogo quando a equipa precisa dele como se verifica nos segundos finais de cada período e nos momentos finais da partida, ele tem períodos em que nem sequer faz um lançamento ao cesto pura e simplesmente porque mete os colegas a jogar... como ele diz se o Wade/Bosh estão a jogar bem eu apenas tenho de passar a bola (como aconteceu no 3ro jogo)... Estas diferenças de Lebron/wade fazem com que o Wade quando esta em boa forma faça muitos pontos e o Lebron faça menores estatísticas ofensivas.... quantos jogos tu já viste o wade a fazer menos de 15P? pois eu já vi muitos este ano e não foi por falta de tentativas e de lançamentos ao cesto, ao contrario do LBJ que é muito raro ver jogos com estas estatisticas...

    rapaz tu quando falas no kobe falas como ele não tivesse colegas de equipa quando ganhou os aneis e agora vens dizer que cleveland tinha boa equipa??? tu tens mesmo algum problema com o LBJ, será porque o homem cobre o "brilho" do kobe? ainda no ano passado a decisão do MVP nos lakers ficou muito renhida entre P.Gasol e Kobe e na altura do Shaq quem dominava era o proprio Shaq e não o kobe...este ano foram humilhados pelos MAVS e de quem recaiu as culpas? pois as culpas foram todas parar ao Gasol ( estranho lol)...ja agora cleveland tinha boa equipa?? diz-me bons jogadores? a equipa de cleveland bateu o recorde de derrotas no ano seguinte...os jogadores de cleveland que saíram estao a aquecer os bancos das outras equipas da NBA e tu dizes-me que não era o LBJ e que cleveland tinha boa equipa? enfim...

    ResponderEliminar
  36. eu acompanho a carreira dos 2 jogadores à algum tempo e sou admirador dos 2 jogadores mas neste 4 jogo fiquei descontente com ambos, descontente com lebron pelo jogo menos conseguido e descontente com Wade pela jogada ridicula que fez a 6 segundos finais... ele fez o que a equipa dos Dallas queria ou seja deixaram-no atacar o cesto e fazer uma jogada de apenas 2 pontos :S

    ResponderEliminar
  37. malaiko concordo com a tua analise.

    ResponderEliminar
  38. João Lemos10/06/11, 00:53

    O Malaiko até pode ter razão em muita coisa, principalmente no pormenor de que ele(LeBron) foi o principal na eliminação dos Boston e dos Bulls mas a parte de que no ano passado o prémio de MVP da final teve indeciso entre o Kobe e o Gasol isso é tudo menos verdade. É obvio que foi muito bem ajudado, nomeadamente pelo Gasol e pelo Odom mas ele sempre teve na linha da frente para vencer o prémio de MVP e outra coisa não se esperava, porque os box scores e as exibições clarificam tudo, quem ganhava o prémio era ele ou o P.Pierce se os Boston tivessem ganho o jogo 7. Quanto ao protagonismo do Shaq em relação ao Kobe no inicio deste milénio, olha que o Kobe até era mais importante que ele e o que o Shaq pontuava e afundava era quase tudo à custa dele.O que valeu ao Shaq para ser MVP foi o ser uma máquina de afundar, de força e de ganhar ressaltos, porque o Kobe fazia de tudo já nessa altura e muito bem

    ResponderEliminar
  39. João Lemos10/06/11, 01:06

    Quanto ao argumento de que o LeBron normalmente é que segura o jogo quando os do banco tão dentro, isso concordo totalmente, sem tirar mérito ao Wade e ao que ele tem feito e à ajuda enorme que lhe dá porque não nos esqueçamos que ele foi a razão principal que fez o LeBron saír de Cleveland, apesar também da influencia da ausencia de titulos e que os Cleveland também não tinham ninguém para o ajudar a vencer campeonatos. Tentaram muitos mas nunca deram nada e como já referi, para mim já é o melhor jogador da NBA mas claro que quem não concorda nem o admira tanto acho que deve ser respeitado porque o desporto e o debate são mesmo assim :) e o Gasol pode não ter sido o único culpado da fraca prestação dos Lakers nos playoffs deste ano mas ele contribuiu muito porque um jogador que é fulcral no jogo interior da equipa e que normalmente marca entre 15 e 25 pontos e em 2 jogos contra os Hornets marca apenas 8 pontos em cada um e e defende sem "sangue nenhum" claro que ajuda a equipa a "caír" e contra os Dallas ele simplesmente não teve capacidade para contrariar o Dirk. Gosto muito dele como jogador, acho-o excelente tecnicamente, adoro a sua capacidade de passe, o seu trabalho no interior, a sua inteligência e o facto de ele ter representado a garantia que o Kobe permanecia em L.A e que voltaria a sentir que poderia ser campeão mas deixou muito a desejar nesta fase, foi pena...

    Saudações ;)

    ResponderEliminar
  40. João Lemos claro que sim cada pessoa tem que ter as suas opiniões mas não podem é ser incoerentes ou seja nao podem acusar o LBJ de falta de aneis e que tinha a obrigação de ganhar um campeonato pelos cleveland para ser considerado melhor que kobe quando não estao a submeter aos 2 jogadores os mesmos graus de dificuldade pois ganhar pelos lakers não é comparavel a ganhar pelos cleveland e depois axo engraçado que a culpa dos cleveland por não ganharem nenhum campeonato foi por incapacidade de este se superar nos momentos decisivos e este ano os lakers ficaram nas meias das conferencias e a culpa foi atribuida ao Gasol e não ao kobe, sinceramente ha coisas nos argumentos dos fãs e adeptos dos lakers que não tem qq coerência. Fixam-se ao facto de MJ ter se mantido em chicago e ter levado esta equipa aos titulos (mesmo assim não tem um grau de dificuldade tão elevado como ganhar com os cleveland) e exigem que Lebron tivesse feito a mesma coisa quando o kobe nunca foi sujeito a esse grau de exigência... o kobe sempre teve ao seu lado os melhores profissionais da modalidade ao contrario do LBJ...

    quanto à historia do MVP do ano passado a escolha estava entre P.Pierce, Kobe e P.Gasol e que no ultimo jogo ficou restrita ao kobe e P.Pierce mas a escolha de P.Gasol foi sempre uma opção colocada pelos comentadores americanos durante as finais devido ao seu grande desempenho...

    Este ano caso LBJ ganhe o campeonato a historia vai ser a mesma, vão deixar de falar que ele ainda não ganhou nenhum campeonato e vao passar a falar que apenas ganhou porque se juntou ao Wade como se o Kobe nunca tivesse jogado com nenhum grande jogador na sua equipa :S

    uma pessoa tem sempre respeitar as diferentes opiniões aqui postadas, mas comentarios como "os unicos jogadores que podem ser MVP são Wade ou Nowitzki" ou "nem que LBJ/wade marquem 50 pontos por jogo o MVP é p Nowitzki" são no minimo "engraçados" :S

    Saudações :)

    ResponderEliminar
  41. Exactmente, eu frisei que apesar da equipa dos Cavs não ser assim tão má como dizem, não era boa o suficiente para dar o tal título a Lebron, ao contrário do Kobe que sempre teve grandes equipas à volta. Neste momento e desde há uns anos para cá o Lebron é melhor e mais completo que o Kobe. E não é um ball-hog como o Kobe, felizmente, joga mais para a equipa. Pode ainda não ter nenhum anel, mas também nunca teve a "ajuda" que o Kobe teve. Tem-na agora, e mesmo que perca as finals, duvido que seja por culpa dele...

    E sinceramente, isto já começa a parecer a discussão entre Ronaldo e Messi! É inegável a qualidade de ambos, mas estão em patamares diferentes! E sim, o Messi é superior, por muito que custe aos portugueses...

    E concordo Paulinho, talvez trocar o Rose pelo Nowitzki no meu 5 não seja mal pensado!

    ResponderEliminar
  42. Ah, e em relação aos possíveis MVP, NESTE MOMENTO vou mais para Wade / Nowitzki...

    ResponderEliminar
  43. Stoudemire10/06/11, 05:02

    Bem, Dallas nos momentos cruciais do jogo está fortíssimo. Bom jogo, embora não goste muito quando as pontuações são muito altas, prefiro ver bom jogo defensivo, mas para isto muito contribuiu o acerto de 3 dos Mavs. Neste jogo os Mavs tiveram a sorte do jogo, pois quando era preciso lá aparecia um chouriço, (em 2 ou 3 ocasiões, foi mesmo isso), para aproximarem-se.
    Ficou muito defícil para os Heat... Mas agora é dar tudo no jogo 6 para ver se isto ainda cai para o lado South Beach.

    ResponderEliminar
  44. João Lemos10/06/11, 12:44

    Malaiko, quando eu disse a cena dos 50 pontos para LeBron ou para Wade e que o Dirk é que era o MVP isso era se os Dallas forem campeões, porque o MVP é sempre para a equipa vencedora. Eu não disse que o Dirk ia ser o MVP seja em que circunstância for, é óbvio que não, tal como podes confirmar lá no comentário e se acontecer o inverso, ou seja, se o Dirk marcar muito mais pontos que LeBron e Wade mas se os Miami é que forem campeões o mvp vai para um da equipa deles, foi apenas isso que quis dizer quando se debatia o assunto sobre se o mvp poderia ir para um jogador da equipa derrotada nas séries.

    Saudações

    ResponderEliminar
  45. Marco - tocaste num assunto sobre Kobe que pouca gente fala mas que é uma grande verdade e até nota muito bem, Kobe quando faz boas pontuações é SUPER individualista,é Kobe , Kobe e Kobe,tanto assim que um Gasol atingindo ja um certo estatuto teve que mandar a boca e dizer que Kobe jogava sozinho,isso ja muita gente via mas para chegar ao ponto de um jogador importante da equipa trazer isso ca para "fora" é porque já estava farto.

    ResponderEliminar
  46. Aos que utilizam a expressão "Lebron haters", há algum jogador mais odiado que Kobe desde que Roaman se retirou? Não há, não que isso tenha importancia, Lebron ganhou muitos "inimigos" devido à forma como saiu de Cleveland.

    Não entendo a necessidade, para além da meramente comercial da discussão de ser o melhor de sempre, não é exclusivo do basket neste momento esse tipo de discussão, esta noite mais uma vez Lebron não foi o candidato a melhor de sempre e não pela derrota de Miami....quem viu Chicago vs Detroit (Bad Boys), sabe que para ser heroi é preciso sofrer.

    Já agora Lebron é um dos melhores da liga, dos melhores de sempre se é o melhor não me parece que seja o mais importante isto é 5*5 e costuma ganhar a melhor equipa, como tem sido dito varias vezes aqui no blog


    Parabens pelo Blog Marcio

    ResponderEliminar
  47. Boa vitoria dos Mavs com percentagens de acerto muito elevadas ainda para mais com lançamentos muito complicados que resultaram sempre em pontos... a chave do jogo foram as grandes exibições de Barea e de J.Terry um com 17 e o outro com 21 e com maior parte dos lançamentos serem efectuados sobre marcação apertada.... sinceramente axo que foi um jogo ganho pelos Mavs e não um jogo perdido pelos heat, axo que eles não podiam fazer mais nada os gajos de Dallas estavam com a "mão quente" :) quando vejo Marrion a fazer lançamentos em desespero perto do cesto e eles a entrar, quando vejo triplos a entrar de lançamentos de Barea,Kidd,Terry e com grande marcação dos jogadores de miami não ha nada a fazer...

    Aspectos negativos dos Heat foi mesmo:
    - os 0-4 de lançamentos de 3P do LBJ quando não é nada normal.. apesar de estar a jogar bem a nivel defensivo e ofensivamente para a equipa ele não está com os lançamentos certeiros (parece o Wade na eliminatoria contra os bulls)...
    - os maus jogos defensivos e ofensivos de Bibby/House que obrigavam o treinador a colocar o Chalmers mais tempo em campo e com já muitas faltas dadas que o limitava um bocado...tanto Bibby como House nao estiveram em campo, não souberam defender o Barea então o House entrou para estragar tudo, em 2 min falhou 2 lançamentos livres completamente solto e deixou o Barea fugir-lhe por varias vezes para o cesto....
    - e a lesão de D.Wade que o impediu de acabar a 1ra parte e começar a 2da parte...

    Parabéns aos Mavs pela vitoria... agora é esperar que isto vá ao jogo 7 :)

    ResponderEliminar