30.6.12

Regressos às origens


A noite do draft teve a sua dose de surpresas (não nos nomes escolhidos, mas na ordem por que foram escolhidos), mas não tivemos nenhuma troca bombástica. Dos muitos rumores que circulavam e das tentativas de negócios que algumas equipas fizeram, apenas se concretizaram pequenas trocas de escolhas no draft (os Mavs trocaram a sua escolha, Tyler Zeller, por três escolhas mais baixas dos Cavaliers, os Heat trocaram a sua, Arnett Moultrie, pela de Philadelphia, Justin Hamilton), mas nada que vá revolucionar uma equipa. As grandes movimentações, aquelas que podem mudar o destino de uma equipa, estão a ser guardadas para o período de free agency que começa amanhã.


Para já, a maior troca até agora foi entre os Jazz, Clippers, Mavs e Rockets. Os Mavs mandaram Odom para os Clippers, receberam em troca uma trade exception dos Jazz e estes receberam Mo Williams. A troca faz sentido para as três equipas. Os Clippers trocam um jogador duma posição onde têm várias soluções (Chris Paul, Chauncey Billups, Eric Bledsoe, Nick Young) por um que pode dar ajudar na área onde mais precisam: frontcourt e jogo interior ofensivo. Resta saber que Odom vão ter, se aquele que foi o Melhor Sexto Homem e provoca alguns dos maiores mismatches da liga, se aquele que jogou o ano passado nos Mavs. Se for o primeiro, é um grande reforço para a equipa de Los Angeles. 

Para Odom é a hipótese de se redimir e mostrar que a temporada passada foi apenas um percalço na sua carreira. E vai para um sítio familiar e onde tem tudo para fazer isso: na equipa que o escolheu no draft (4ª escolha em 99) e onde começou a sua carreira e na cidade onde jogou 11 das 13 épocas que tem de NBA (4 anos nos Clippers e 7 nos Lakers). Está de volta a casa.

Mo Williams regressa também à equipa onde jogou o seu ano de rookie (os Jazz escolheram-no na 47ª posição do draft de 2003) e a equipa de Utah ganha um base veterano que pode fazer as duas posições do backcourt e contribuir numa das áreas onde mais precisam de melhorar: lançamento exterior.

Os Rockets meteram-se no negócio à ultima da hora e continuam a acumular jogadores que podem utilizar em trocas futuras. Neste negócio receberam a escolha dos Clippers neste draft de 2012, o turco Furkan Aldemir, em troca de dinheiro para os Mavs.

E para os Mavs, que não contavam com Odom e tinham até ontem para se desfazer dele (Odom tinha um ano de opção para 2012-13 por 8,5 milhões que não teriam de pagar se o libertassem até ontem), é a continuação do plano de libertar espaço salarial para perseguir Deron Williams e Dwight Howard. Para já, ficam com mais 8,5 milhões parar usar a partir de amanhã.


Para já, enquanto não temos novidades, vou ali contar eliminatórias de playoffs e ver quem ganhou o Passatempo (alguém quer ajudar-me a contar as 90 participações?). Daqui a pouco já vou anunciar o vencedor. Até já!

26 comentários:

  1. Boa troca para toda a gente, mal posso esperar pela Free Agency!

    ResponderEliminar
  2. Má opção para os Clippers, não pelo jogador mas pelo que vão pagar. NINGUÉM ia trocar pelo Odom e os seus 8,5M ou seja os Mavs iam manda-lo embora através de um "buyout", para poupar $$$.

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao período da Free Agency, o Lebron James, anteontem já disse muito no Twitter:

    While watching the Draft my son Bryce ask "Is Ray Allen gonna play for the Heat?". I said "I don't know, I hope so".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «While watching the Draft my son Bryce ask»...

      Isto é inglês de gente???

      Eliminar
    2. O pessoal vê tanta estupidez escrita na nossa língua mãe, porquê é que sempre que alguém escreve em inglês tem que vir alguém criticar ?

      Gostava que fossem mais preocupados com a língua que devíamos proteger

      Eliminar
    3. Stoudemire30/06/12, 21:14

      Muito fazem os portugueses em saber falar e ler inglês, vai lá aos USA ver se alguém sabe sequer o que é uma coisa chamada Portugal.

      Eliminar
    4. E parece que a boca não caíu nada bem em Boston.

      Eliminar
    5. É o informalismo exagerado das redes sociais.

      Eliminar
    6. O que não caiu bem em Boston foi o GAME 6 do LeBron

      Eliminar
    7. Claro que sim, FG7. Mas isso não invalida o que eu escrevi.
      E agora com a renovação de Garnett, vão fazer o possível por manter Allen, a não ser que arranjem uma alternativa à altura e mais jovem.

      Eliminar
    8. Estava só a brincar Anónimo. Quando ouvi que o KG ia voltar pensei que o Ray automaticamente iria, mas parece que o problema é entre Ray Allen e Rondo. Há pessoas nos media que dão Ray Allen noutra equipa com 98%. Agora quem será não sei, até pode ser Boston.
      De acordo com as prováveis moves de Boston, Jeff Green, Mayo ou Crawford, Garnett, talvez Allen, Bass, Melo, Sullinger, Boston é a melhor equipa do Este. Isto claro, sem ter em conta as movimentações dos meus Miami Heat! Começou mal, com o desastre do draft.

      Eliminar
    9. Stoudemire01/07/12, 00:20

      Parece-me mais que vão apostar no OJ Mayo, Jamal Crawford... pessoal mais novo...

      Eliminar
  4. Esta free agency promete grandes trades e equipas a ficarem muito fortes para atacarem os playoffs.
    Ainda falta tanto tempo para começar temporada, com estes trades e com o Draft ate agora espectaculares já estou a ficar desesperado para começar nova temporada.

    ResponderEliminar
  5. houston é que vai fazer grandes trades, querem mesmo o D.Howard, pelo menos é a equipa que mais esforços vai fazer para tê-lo...

    ResponderEliminar
  6. Stoudemire30/06/12, 19:48

    Tudo aponta para a renovação do KG por 3 anos e 27M com os Celtics

    ResponderEliminar
  7. Papa Valdemares30/06/12, 20:48

    Cuban apostou alto desde o ano passado, mas tem - e vai continuar - perdido em toda a linha.

    DW e DH não vão para Dallas. Tomem nota do que vos digo. Isso não vai acontecer. Para o ano, nem aos play off vão.

    ResponderEliminar
  8. Stoudemire30/06/12, 21:23

    Confirma-se KG renova, tornando-se com este contrato o jogador que mais vai receber em salários acumulados na NBA de sempre.
    Excelente notícia, depois do que vi que ainda conseguia fazer nesta post-season seria uma grande e prematura perda para o jogo.
    Não sei porquê parece-me que os Celtics vai ter uma equipaça para o ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido!!! Porquê???
      Rondo não vai melhorar o seu feitio e o lançamento de meia e longa distância.
      Ray Allen não vai ficar e mesmo que ficasse...
      Garnett não está a ficar mais novo...
      Pierce também não...
      Poste decente não há nem vai haver...

      Eliminar
    2. Stoudemire01/07/12, 12:51

      Rondo já melhorou o seu lançamento de meia e longa distância como se viu este ano, e a tendência é para melhorar.
      Ray Allen acho que vai embora (poderá vir por ex. OJ Mayo, mas mesmo que fique ainda é um grande jogador, e vai estar recuperado da lesão.
      Garnett não está para novo, mas mostrou que ainda é de top...
      Pierce também não, mas estava lesionado..
      Poste, vieram os 2 putos do draft, que vão fazer 1 perninha e dar descanso ao KG.
      Avery Bradley e Jeff Green vão voltar.
      Ora bem, atendendo a que mesmo com todos os problemas que tiveram este ano estiveram à beira de eliminar os campeões, acho que é óbvio que com os regressos, recuperações e adições, são fortíssimos candidatos.

      Eliminar
    3. Entre os jogadores mais influentes dos Boston contam-se o Kevin Garnett com 36 anos e o Paul Pierce que já terá 35 quando a época 2012 - 2013 tiver começado.
      Vamos ver os reforços, mas para já acho que não são mais do que uma boa equipa.

      Eliminar
    4. Stoudemire01/07/12, 22:47

      Todos os anos dizem que estão acabados e depois é que vê :)

      Eliminar
    5. Paulo Dias02/07/12, 00:12

      Sim, é o que se vê: não ganham nada.

      E é assim que os rivais pretendem, daí tanto «apoio». Este ano não derrotaram Miami pelo mesmo motivo que falharam contra os Lakers: falta de pernas, de frescura física, isto é, velhice.

      Eliminar
    6. Stoudemire02/07/12, 12:57

      Não derrotaram os Heat, única e exclusivamente por causa de uma coisa, e não foi velhice com certeza! ;)

      Eliminar
  9. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=339502

    Parabéns pelo destaque Márcio e pelo sucesso desta iniciativa !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks! :) pró ano vamos encher o Marquês? :)

      Eliminar
  10. Oh Márcio, eu prometo-te que se os Bulls estiverem nas finais e se for jogo 7 (como nós gostamos que sejam as finais) eu vou a Lisboa ver o jogo contigo e se forem campeões, eu vou contigo para o Marquês xD

    ResponderEliminar