4.5.13

Passemos à segunda ronda


Ontem foi noite de encerramento. Quatro em quatro. Quatro jogos 6, quatro jogos com a possibilidade de encerrar uma série e quatro séries encerradas. Já só falta um jogo para fechar a primeira ronda (um imperdível e seguramente emocionante jogo 7 entre os Bulls e os Nets, hoje às 01:00) e ficarem definidos todos os duelos da segunda. 

Enquanto esperamos pela bola ao ar em Brooklyn, vamos olhar mais para a frente (não muito porque a a segunda ronda começa já amanhã!) e avançar com a antevisão e prognósticos para as duas semifinais de conferência que arrancam este domingo:


Thunder x Grizzlies

Com Westbrook em campo esta série seria épica. Depois dos Thunder terem ganhado 4-3 aos Grizzlies na segunda ronda de 2011, este reencontro dois anos depois prometia. É claro que ainda promete e vai ser uma série renhida, mas a ausência do base dos Thunder pode pender a série para o lado de Memphis. 

Sem Westbrook e mais dependentes de Durant, o ataque dos Thunder vai ter muitas dificuldades contra a melhor defesa do ano. Se já contra os Rockets (que não são uma força defensiva), sentiram dificuldades, contra a forte defesa de Memphis vai ser impossível depender tanto de Durant. KD vai precisar de muita ajuda no ataque para ultrapassar Conley, Allen, Prince, Gasol e companhia. E isso  não vai ser fácil de arranjar. 
A defesa dos Grizzlies vai colapsar em Durant, procurar manter a bola sempre que possível fora das mãos deste e desafiar/obrigar os outros jogadores dos Thunder a lançar. Durant vai ter de certeza companheiros livres sempre que entrar para o cesto e o sucesso da equipa dependerá mais da sua distribuição e da pontaria dos colegas do que da sua marcação de pontos (porque ele marcará os seus pontos, mas a forma como conseguirá alternar isso com assistências vai decidir esta série; isso e, claro, os outros jogadores dos Thunder acertarem os seus lançamentos). Porque contra uma defesa tão boa, é preciso variar as soluções ofensivas. Infelizmente, sem Westbrook, não sei se os Thunder conseguem ter a variedade de soluções que precisam.

A luta debaixo daquelas tabelas vai atingir níveis titânicos (o melhor frontcourt da liga encontra um dos melhores frontcourts defensivos) e vamos ter muita defesa e muita luta. O frontcourt dos Thunder é dos que está melhor equipado para defender o jogo interior dos Grizzlies, mas com Ibaka e Perkins (ou Collison) em campo, têm o problema da falta de variedade ofensiva. E se Scott Brooks optar (como costuma fazer) por cincos só com um jogador interior para ter mais versatilidade ofensiva, vai ter problemas na defesa com o jogo interior dos Grizzlies. Porque, como mostraram ontem com os Clippers, os Grizzlies também conseguem jogar só com um jogador interior e contra cincos mais baixos/versáteis.

O que é certo é vai haver muita luta, muita defesa e muito físico. Que é o que Grizzlies gostam. Por isso, a nossa previsão é Grizzlies em 7.

_________


Pacers x Knicks

O regresso de uma das maiores rivalidades dos anos 90 (quem não se lembra dos duelos épicos de Reggie Miller e companhia contra Ewing e companhia?). E esta versão 2013 da rivalidade promete ser tão quente e picadinha como essa.  

É uma série com muitas semelhanças com a anterior: a outra melhor defesa do ano (Grizzlies e Pacers invertem posições no Rating Defensivo e nos Pontos Sofridos por Jogo: Grizzlies 1ºs e Pacers 2ºs em pontos/jogo;  Pacers 1ºs e Grizzlies 2ºs no Def Rtg) contra uma equipa que recorre muito a acções individuais e jogadas de isolamento e não tem também a maior variedade ofensiva da liga.

Os Pacers cair em cima de Anthony e Smith sempre que estes tentarem entrar para o cesto e uma boa movimentação de bola é fundamental para dificultar o trabalho da defesa daqueles. Mas isso tem sido um grande problema para os Knicks. Se os Knicks insistirem no tipo de jogo que fizeram contra os Celtics esta série não lhes vai correr bem. Para ultrapassar a defesa dos Pacers vão precisar de mais do que Carmelo Anthony e JR Smith a jogar 1x1 (ou 1xVários) à vez. 

O ataque dos Pacers também não é um exemplo de eficácia e fluidez. Por razões diferentes dos Knicks (os Pacers carregam no jogo interior, jogam muitas vezes só de um lado do campo, aglomerando muitos jogadores do lado da bola e esquecem-se de mudar esta de lado), a movimentação de bola no ataque também não é, muitas vezes, a melhor e o ataque consegue ser bastante irregular.

À semelhança de Grizzlies x Thunder, o melhor jogo interior do Este encontra um dos melhores frontcourts defensivos e vamos ter muita luta, muita confusão, muita defesa e muito jogo físico. Mas esse é um tipo de jogo ao qual os Pacers estão habituados e no qual se sentem confortáveis. Por isso, se o ataque dos Knicks não mudar e não melhorar, a nossa previsão é também Pacers em 7.

17 comentários:

  1. Acho que vai ser ao contrário. Thunder e Knicks em 7.

    ResponderEliminar
  2. o jogo de hoje da em que canal?

    ResponderEliminar
  3. grizzlies e knicks

    ResponderEliminar
  4. Eu aposto nos Knicks e e Memphis! Acho que os knicks em 6 e os Grizzlies em 7 !

    ResponderEliminar
  5. Memphis em 6, Knicks em 7

    ResponderEliminar
  6. Stoudemire04/05/13, 22:14

    Miami, Indiana, Memphis e Spurs.
    Miami e Memphis

    ResponderEliminar
  7. Papa Valdemares04/05/13, 23:36

    LBJ MVP

    De alguém que não gosta dele, por todos os motivos e mais alguns, só tenho uma coisa a dizer: mais do que justo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ? Ainda n foi eleito. Vai ser hj entretanto.
      Kiko

      Eliminar
  8. Grande joga do Noah. Dá gosto ver o dude, deixa tudo em campo, grande vitória dos Bulls

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A garra com q se faz a bola a cada jogada ofensiva e defensiva é espantosa.. Deixa tudo em campo, mesmo lesionado.. Sem dúvida q ganhava o melhor defesa do ano se n fossem as lesões..
      Kiko

      Eliminar
    2. E está ele lesionado, olha se estivesse bom. Sem Rose, sem Hinrich, sem Deng, com Noah ainda lesionado e Nate e Gibson com gripe...bem, aquela equipa tem mais coração que 4 ou 5 equipas juntas.
      Noah ontem, mais uma vez provou que houve alguma injustiça em não ter sido o DPY.

      Eliminar
    3. É...de facto estes Bulls têm coração de campeão, apesar de nunca o terem sido. Seria uma injustiça tremenda este grupo separar-se sem um título mas é bem provável que tal aconteça.

      Eliminar
  9. e quem é que aposta que Miami vai passar dificuldades frente a Chicago? Cheira-me a regresso do Rose =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stoudemire05/05/13, 13:07

      Estou à espera do seu regresso para a série, mas mesmo sem ele vai ser dificílima.

      Eliminar
    2. 4-2 no máximo, é o meu palpite. E eu sei que estamos a falar de desportos norte americanos, mas mesmo assim é demasiado irracional o Rose voltar de uma lesão tão tarde. Se não o fez para o jogo 7, não o vejo a voltar agora.

      Eliminar