2.5.12

All-NBA First Team 2012



No dia em que foi anunciado o Defensor do Ano (a nossa escolha, Serge Ibaka, ficou num muito próximo segundo, a apenas 17 votos de Chandler), e para encerrar os artigos sobre os prémios individuais, deixamos aqui as nossas escolhas para o cinco ideal desta temporada regular.

Em Fevereiro, na pausa para o All Star, já aqui deixámos as nossas escolhas para o melhor cinco até essa altura e se calhar o melhor era republicarmos esse artigo aqui, pois não temos nenhum alteração nos cinco eleitos de então:

BASES

Chris Paul (Los Angeles Clippers)
19.8 pts, 9.1 ast, 3.6 res, 2.5 rb, 27.1 PER

Dwyane Wade (Miami Heat)
22.1 pts, 4.8 res, 4.6 ast, 1.7 rb, 1.3 dl, 26.3 PER


EXTREMOS

Kevin Durant (OKC Thunder)
28 pts, 8 res, 3.5 ast, 1.3 rb, 1.2 dl, 26.2 PER

LeBron James (Miami Heat)
27.1 pts, 7.9 res, 6.2 ast, 1.9 rb, 30.7 PER


POSTE

Dwight Howard (Orlando Magic)
20.6 pts, 14.5 res, 2.1 dl, 24.2 PER


Mas apesar de não haver alterações no cinco, temos de registar algumas alterações na luta por esses lugares. Aqui ficam portanto, umas adendas ao artigo.

A point guard, Chris Paul teve, nesta segunda metade da temporada, a concorrência de Tony Parker e considerámos seriamente o base dos Spurs para este lugar. Mas a verdade é que, por muito boa que tenha sido a temporada do francês, a de Paul foi melhor. E Paul, individualmente, foi mais responsável pelo sucesso dos Clippers do que Parker pelo dos Spurs (teve um Win Share de 12,7 contra os 7.1 de Parker).

A shooting guard, a escolha era entre Wade e Kobe Bryant. Kobe fez mais uma excelente época, teve  até ao último jogo na luta pelo título de melhor marcador e pensámos seriamente no jogador dos Lakers para esta posição. Mas, no fim das contas, o que dissemos em Fevereiro mantém-se: Wade tem números totais um pouco abaixo dos de Kobe, mas conseguiu-os em menos minutos, com menos lançamentos e menos posses de bola (Kobe tem uma percentagem de utilização de 35.7 e Wade 31.3). 
E nos ratings defensivo e ofensivo, Wade destaca-se claramente (112 de ORtg e 99 de DRtg para Wade contra 105 de ORtg e 106 de DRtg de Bryant). O jogador dos Heat foi mais eficaz e foi o melhor shooting guard do ano.

Nas posições de extremos nem há discussão. James e Durant foram não só os dois melhores forwards do ano, mas também os dois melhores jogadores do ano.

E a poste poderia haver alguma discussão entre Howard e Andrew Bynum, mas os números do poste dos Magic, apesar de todo o drama à sua volta ao longo de toda a temporada, são impressionantes. Foi e continua a ser, indiscutivelmente, o melhor poste da liga.

47 comentários:

  1. descordo totalmente do d-wade, o kobe deu muito mais à equipa dele

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião kobe faz parte deste 5, o que um faz para uma equipa tem muito mais impacto do que o outro. Lembro-me que numa certa altura do ano o K. Faried tinha mais PER e eficiência que jogadores como Pierce e Kobe, aliás, o Faried estava nos 10/15 primeiros desse ranking. E isso não significa que estava entre os melhores 15 jogadores da liga.

    Embora entenda o teu lado, Kobe teve uma melhor época que o Wade na minha opinião :)

    Quanto ao resto, de acordo.

    ResponderEliminar
  3. O Kobe tinha de estar aí, obviamente. De resto, prefiro o Rondo como base mas compreendo perfeitamente a preferência pelo Chris Paul.

    ResponderEliminar
  4. Tiago Magalhães03/05/12, 00:28

    Tony Parker no lugar do Chris Paul
    Kobe Bryant no ligar do Dwyane Wade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem mais!!! melhor do q isso impossível. grande época q está a fazer o tony parker e merecia estar aqui apesar de já ser um veterano. Mas Chris Paul tb esteve mto bem e entende-se a escolha. quanto ao kobe mto mais importante e decisivo q wade na minha opinião.

      Eliminar
  5. Stoudemire03/05/12, 00:36

    Kobe no lugar de Dwayne Wade porque não participou em muitos jogos.

    ResponderEliminar
  6. Para concluir o meu raciocínio (sou o Anónimo das 04:13):

    Fui agora verificar e kobe acaba com 21.95 de PER e Faried com 21.94. Estes números dizem bem que não se pode tirar conclusões daqui.

    Curiosidade: Pierce é 42º na lista e Javale McGee(!) é 39º.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só mostra que o jogo do kobe não tem grande eficiência...ou seja se juntar-mos os lançamentos efectuados/lançamentos concretizados, assistências, blocos,ressaltos,minutos de jogo, steals etc etc o kobe apresenta um rendimento parecido com o Faried... é simples.. claro que esta ferramenta não favorece os jogadores mais "limitados" e menos completos mas por isso mesmo é que existe esta estatística para avaliar a sua performance num jogo de basquetebol...

      qualquer jogador pode conseguir vencer o prémio de jogador mais pontuador da liga mas para isso precisa é de ter uma lata do caraças e de ter uma equipa/treinador que o deixe atirar constantemente...

      Eliminar
    2. Stoudemire03/05/12, 02:27

      Não é qualquer jogador também lol, o Kobe é muito bom, mas há uma dezena de jogadores na liga que se lançasse tanto como ele marcaria tantos ou provavelmente mais pontos que ele.

      Eliminar
    3. Não é muito bom. É excelente, é um futuro hall of famer e dos melhores de sempre.

      Eliminar
    4. Stoudemire03/05/12, 03:12

      Peço desculpa. É o melhor de sempre.

      Eliminar
    5. foi apenas uma forma de expressão ;)

      e sim kobe é bom jogador , futuro hall of famer e dos melhores de sempre...

      Eliminar
    6. Vêem como é chato estar sempre a falar do chato do mesmo jogador all the time?

      Eliminar
    7. Até eu que gosto do kobe já estou aborrecido com esta conversa :p mas bem, já ando a spammar muito a caixa de comentários. bazar antes que o Márcio me bana o ip.

      Eliminar
  7. Se fosse uma questão de PER o Kevin Love estava no lugar do Durant. Julgo que não é por aí

    ResponderEliminar
  8. Urso de Tallac03/05/12, 01:13

    O meu cinco ideal é o seguinte:

    PG - Pedro Miguel

    SG - Carlos Lisboa

    SF - José Carlos Guimarães

    PF - Jean-Jacques Conceição

    C - Mike Plowden

    ResponderEliminar
  9. Stoudemire03/05/12, 01:59

    Spurs a massacrar os Utah, é impressionante a rotação de jogadores que Popovich faz, e mesmo assim o nível mantém-se e por vezes ainda sobe, espetacular. Uma verdadeira equipa, como dizia um jogador há uns dias, são a equipa mais "família" da liga.
    Em Utah penso que os Jazz podem ter uma palavra a dizer, mas vai ser muito complicado. Aposto no 4-1.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Spurs jogaram tão melhor que os Jazz que nem é bom... Se mantiverem este nível de jogo vai ser muito difícil alguém bater San Antonio.

      Eliminar
  10. la estão vocês com problemas com o PER, aliás sempre que não gostam reclamam desta "estatística"...PER é uma formula que combina muitos factores de um jogo de basquetebol, tem a ver com a eficiência de um jogador quando este está em campo... Agora se quiserem restringir o basquetebol a apenas pontos marcados sem olhar a minutos, eficácia de lançamento e outras vertentes do jogo então certamente o melhor jogador da Liga é o Durant e o 2º é o Kobe :S

    Acho que C.Paul,L.James,Durant,D.Howard merecem estar nesta equipa a minha duvida vai mesmo para o lugar de D.Wade...

    ResponderEliminar
  11. Stoudemire03/05/12, 02:07

    Porque será que há tantos maldizentes do PER? Óbvio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pela mesma razão que há tantos a dizer que títulos não são importantes! Óbvio...

      Eliminar
  12. http://bolapresa.com.br/o-melhor-defensor-do-ano/

    grande artigo sobre o prémio de defensor do ano...Denis fala dos candidatos e das votações do prémio, simplesmente critica esta onda toda a volta de Ibaka que quase ganhou o prémio :S sempre achei o Ibaka um defesa normal apenas com a particularidade de ter mais desarmes de lançamento que os outros jogadores da liga e neste artigo o denis explica e fala de outros jogadores que são melhores defensores que Ibaka

    ja disse muitas vezes Ibaka é jogador para aparecer nos Highlights dos jogos mas dai até ser considerado o melhor vai uma longa distancia no meu ponto de vista :S e este ano quase que ganhava lol

    ResponderEliminar
  13. Peter Perfect03/05/12, 08:59

    Os artigos são normalmente bons, excepto neste tipo de escolhas que nitidamente não são imparciais. Como é que o Kobe fica fora do cinco?
    Enfim, para a além do Kobe penso que o Tony Parker deverá também ser considerado em vez do CP.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  14. penso que a unica possivel alteração é mesmo a do Wade pelo Kobe (apesar de eu compreender a escolha)....o C.Paul sem duvida merece um lugar nesta equipa, sem duvida...

    ResponderEliminar
  15. é obvio que o kobe vai estar no 5, quando o escolherem lá

    ResponderEliminar
  16. First-Team:

    C. Paul
    Kobe B,
    Lebron
    Durant
    Howard


    Second-Team:

    Parker
    WestBrook
    Wade (fazendo de conta que ele é um '3')
    Love
    Bynum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nowitzki no lugar do Wade e coincide com a minha previsão.

      Eliminar
  17. sinceramente nao sei com que argumentos consegues por o wade em vez do kobe. nao me lembro de um jogo esta epoca em que o wade tenha sido tao importante para os heat como o kobe é todas as noites para os lakers

    ResponderEliminar
  18. Substituía o Dwyane Wade pelo Kobe Bryant porque este último é melhor a nível ofensivo, desde os lançamentos triplos até ao jogo na posição de poste baixo, independentemente do espaço que lhe dão. Fazer lançamentos eficazes, com frequência, em condições muito desfavoráveis, é um exemplo de um aspeto do jogo que não é facilmente traduzível a nível estatístico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kobe é melhor a nivel ofensivo pk? porque joga mais 5 ou 6 minutos de jogo e tem a possibilidade de atirar mais vezes ao cesto? o trabalho defensivo do Wade tambem é superior a Kobe..Wade tem numeros impressionantes para quem jogou muito menos tempo que o Kobe e o seu jogo é mais eficaz por isso não vejo um grande problema de o Wade estar na 1ª equipa...podia estar ele como podia estar o Kobe...

      Eliminar
    2. 'O trabalho defensivo do Wade tambem é superior a Kobe' Tens noção que o Kobe foi escolhido 9 vezes para a cinco defensivo do ano, a última das quais no passado? Se reformulares para 'tem sido' ou 'ultimamente é' concordo, agora sim, não.

      Eliminar
    3. Nuno sim eu sei, estou a falar nesta temporada... e mais uma vez digo que se a escolha do Márcio tivesse recaído sobre o Kobe eu achava bem como acho bem a escolha do Wade...Kobe pontuou mais mas Wade foi mais eficiente e foi mais completo juntando o ataque e a defesa...

      Eliminar
    4. Ninguém discute a qualidade do Dwayne Wade, simplesmente tal como foi dito, esteve tantas vezes ausente que sinceramente mal se deu por ele na fase regular. Com 'culpa' do Lebron também mas as coisas são o que são.

      Eliminar
    5. kobe melhor do q o wade pq? pq é smp mto melhor marcado q wade e como disse o Nuno, Kobe tem smp lançamentos mais difíceis pq está smp melhor marcado. nenhuma equipa arrisca fazer double team ao wade qdo podem deixar jogadores livres como Lebron e Bosh. Já deixar World Peace ou Blake com espaço parece ser um perigo menor para essas mesmas equipas q fazem constantemente double team ao Kobe. Sem contar q Kobe foi mto decisivo em várias vitórias da sua equipa. wade foi 1 wingman. Queres q te explique mais

      Eliminar
    6. Kobe faz lançamentos difíceis simplesmente porque lhe apetece...ele muitas vezes poderia passar para Bynum ou Gasol e voltar a receber a bola em outra zona do campo para ter um lançamento mais facil mas ele não é jogador para isso, muitas jogadas em que lhe passam a bola e ele fica varios segundos trabalhando sobre o defesa e depois visto que não consegue arranjar espaço ele lança a bola de qualquer maneira mesmo tendo colegas completamente sozinhos...já para não falar dos triplos que ele gosta de lançar logo no inicio das jogadas sem qualquer preparação apenas porque lhe apetece...

      Wade em miami apesar de ter Lebron ele faz lançamentos muito difíceis na mesma nomeadamente quando Lebron está no banco...Kobe marca mais pontos porque tenta mais vezes que o Wade é simples, a taxa de acerto do Wade é superior assim como as outras caracteristicas...senão fosse isso o PER do Wade não era muito superior ao do Kobe

      Eliminar
  19. Alberto Pina04/05/12, 01:07

    PG - Rajon Rondo
    SG - Kobe Bryant
    SF - LeBron James
    PF - Dirk Nowitzki (esta gajo é uma «paixão»; tinha de estar)
    C - Dwight Howard

    2.ª equipa:
    PG - Tony Parker
    SG - D. Wade
    SF - Paul Pierce
    PF - Kevin Love
    C - Andrew Bynum

    ResponderEliminar
  20. O Wade este ano teve uns enormes furos abaixo do que fez nos anos anteriores(que ficou sempre atrás do Kobe).

    Então é numa das temporadas mais fracas dos últimos anos que Wade fica à frente do Kobe?Não me parece muito lógico.

    Para além de que se o Kobe tivesse o Lebron na equipa, garanto-vos que ele seria bastante mais eficaz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. há gajos q detestam tanto o Kobe q até dizem q Wade esteve nas últimas épocas acima dele PER isto ou PER aquilo.

      mas é normal. até pq há mta gente q detesta o lebron tb. mas uma coisa é n gostar, outra é confundir a qualidade.. Posso n gostar de Lebron mas sei q é 1 grande jogador... ao contrário de certos kobe haters

      Eliminar
    2. Eu tento nem ir pelos haters(mas que andam aí aos magotes, andam), mas sim pelas condicionantes.
      Kobe, 33 anos, 16 temporadas, acabado de vir de uma intervenção cirúrgica ao joelho(exprimental), e onde ele próprio no ano passado, depois da eliminação pelos Mavs, ponderou se conseguiria continua a jogar devido às dores(mas as pessoas esquecem-se que ele jogou os playoffs todos com uma lesão que afastaria cerca de 90% dos jogadores).

      Este ano treinador e staff novo, pela 1ª vez desde 99 que n está a jogar no triângulo do Phil Jackson(e não se esqueçam que não houve pré temporada nem training camp), transf abortada de Paul, saídas de pilares da equipa(Odom e Fisher), a imaturidade de Bynum, tudo isto e ainda consegue por melhores números que o Wade que tem o Lebron e o Bosh na equipa para além de supostamente estar no pico da sua carreira?

      Para mim é mais do que claro que o jogo de basket é muito, mas muito mais do que meia dúzia de estatísticas.
      Assim como é claro que o Kobe, não sendo já o melhor jogador da época regular, isso é claramente o monstro Lebron, é ainda o grande jogador da NBA,bem como o melhor jogador para se ter num playoff, já para nem dizer que uns consideráveis furos acima do Wade.

      Eliminar
    3. Noronha111, isto trata-se de uma analise de quem esteve melhor durante a época e não analisar as performance do jogador X ou Y em função das condicionantes, porque se formos por ai então o Wade também teve varias lesões que o impossibilitaram de jogar menos quase 10 jogos que o Kobe...eu acho o Kobe um grande jogador mesmo mas também acho que ele teve uma época muito má que foi sendo salva com algumas exibições pós-allstar weekend, inclusive tivemos o proprio Mike Brown a mandar indirectas a Kobe pelo seu egoísmo...este ano o Kobe não fez mais do que andar a tentar aumentar o seu numero de Pontos marcados na NBA antes de se reformar...

      mas sim o Kobe podia estar no 5º inicial

      Eliminar
    4. Foi exactamente isso o que eu fiz, uma análise a quem esteve melhor durante a temporada regular tendo em conta não só as estatísticas mas também tudo o que envolveu o jogador bem como os números superiores que o Márcio referiu.

      Eliminar
  21. Em relação a esta polémica "Wade ou Kobe a shooting guard", tenho de dizer que não foi uma decisão fácil e percebo quem escolha Kobe. Fez uma excelente temporada e confesso que estive indeciso entre os dois até à última. Pensei seriamente em Kobe para o cinco, mas duas coisas fizeram-me optar por Wade:

    1º, pensei na questão do acompanhamento que um e outro têm (e calculava que fosse levantada por muitos de vocês), mas, em relação a isso, não é verdade que Kobe não tem um elenco tão forte. Wade tem James e Bosh, mas Kobe tem dois All Stars a seu lado. Joga com um power forward melhor que Bosh (Gasol) e teve Bynum a fazer a melhor temporada da sua carreira. Por isso, não é como se ele tivesse de carregar os Lakers sozinho (tal como aconteceu com Wade nos Heat, quando Kobe teve de fora, os Lakers não se portaram nada mal sem ele)

    2º, nos números tradicionais estavam empatados: Kobe tem melhores números totais e Wade tem números mais eficazes. Mas o que. para mim, desequilibrou para o lado de Wade foram os ratings defensivos e ofensivos. Wade foi melhor nos dois e por uma margem grande. Por cada 100 posses de bola no ataque, Wade produziu 112 pontos e, na defesa, permitiu apenas 99 (contra 105 e 106 de Kobe, respectivamente).

    ResponderEliminar
  22. Stoudemire04/05/12, 14:38

    Eheheh só o Kobe é que tem condicionantes, ou outros estão todos sempre no topo com tudo a favor.
    E agora com Bosh e LeBron na equipa é suposto ter melhores números? Então os pontos agora dividem por 3 jogadores, antes deles chegarem a estrela era só ele, e vocês dizem que agora ele devia ter melhores números? LOL
    O Kobe se tivesse uma percentagem decente tinha ganho o scoring title com avanço folgado, para as vezes que ele lança por jogo, teve uma média razoável apenas de pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Kobe a única coisa razoável que teve foi a média, tou curioso por saber o que é que o Wade teve de fabuloso, visto que todos os números foram abaixo dos do Kobe e mais foram dos piores da sua carreira.

      Nem quero mencionar uns impensáveis 26% de lançamentos de 3 pontos(nem quero imaginar se fosse o Kobe com essa %) ainda para mais na posição de shooting guard, cuja função é precisamente essa, marcar pontos!

      Que os outros também possam/têm condicionantes não está em causa, eu simplesmente mencionei os do Kobe porque quando comparados com os do Wade percebe-se quem é que teve de ultrapassar mais dificuldades esta temporada.

      O Wade é um excelente jogador mas uns furos abaixo do Kobe, essa é a minha opoinião!

      Acredita que se tens um jogador como o Lebron na tua equipa e já és por ti só um jogador do calibre do Wade, vai haver muito mais espaço em campo e uma muito maior dificuldade em fazerem-te um double team ou obrigarem-te a lançar de posições pouco confortáveis!

      Não se trata de dividir os pontos pelos 3, isso n faz sentido nenhum, nem tão pouco deu a ideia que era assim que eu pensava...

      Eliminar
  23. Stoudemire05/05/12, 10:54

    Então era suposto os 3 marcarem 40 pontos todos jogos está certo.

    ResponderEliminar
  24. D-Wade melhor que o kobe.
    não vale a pena falarem da importância que o kobe teve na equipa e isso porque os lakers sairam se bem naquela meia duzia de jogos que o kobe não jogou e nem vamos mesmo falar de percentagens de lançamentos nem de clutch porque o kobe de clutch não tem nada, apesar de admirar muito o jogador e a sua paixão, acertar 1 buzzer para a vitória e 7 ou 8 não e ser clutch, ao contrario do d-wade que o fez em algumas vezes, não muitas porque também não houve tantas ocasiões para isso, mas acertou mais do que falhou, e se tivermos em conta a sua performance no 4 periodo e muito melhor que a do kobe. Por último, o kobe não tem regularidade nenhuma, tanto faz um grande jogo de 40 pontos como no dia a seguir acerta só 7 em 25, se o d-wade e o lebron lançassem tanto como ele tinham muito mais pontos, sem dúvida e são claramente dois jogadores muito regulares.

    concordo com toda a equipa, escolhida e para segunda/terceira equipa:
    PG - Parker/Rondo
    SG - Kobe/Harden
    SF - Deng/Carmelo
    PF - Love(melhor PF, mas prefiro ter Durant a SF e Lebron a PF na 1ª equipa)/Ibaka/Garnett/Dirk
    C Bynum/Chandler

    Cumprimentos

    ResponderEliminar