29.5.12

Hoje Temos: Spurs x Thunder - Jogo 2


E hoje? Os Spurs mantêm a série de vitórias ou os Thunder conseguem roubar um jogo em San Antonio?

No jogo 1, os Spurs entraram na partida a tentar correr com os Thunder, a atacar rápido e não lhes correu muito bem. Vimos muitas vezes Parker a explorar a primeira opção do pick and roll, penetrar, a precipitar-se muitas vezes contra uma defesa fechada dos Thunder e a ficar sem linhas de passe. E os Spurs terminaram a primeira parte com 14 turnovers.

Foi já na segunda parte (e em especial no último período), quando desaceleraram e começaram a executar melhor no ataque em meio campo, que conseguiram passar para a frente e dominar o jogo. O próprio Parker admitiu isso no final do jogo, afirmando que tentou fazer as coisas depressa demais no início do jogo e que foi quando começaram a levar o seu tempo para atacar que tomaram as rédeas do jogo. E contaram também com o melhor jogo de Manu Ginobili nos playoffs.

Mas também contaram com uma ajuda de Scott Brooks. O treinador de OKC, à semelhança do que tem feito inúmeras vezes ao longo da temporada, recorreu no último período a um cinco mais baixo, com apenas um dos bigs em campo e com Kevin Durant a power forward (tentando explorar o mismatch de velocidade e mobilidade com Durant nessa posição; com uma equipa como os Lakers, por exemplo, correu bem, pois estes tinham de optar entre manter os seus dois bigs, Gasol e Bynum, em campo e colocar um deles a defender Durant - o que não conseguia - ou então eram obrigados a tirar um deles). E manteve Serge Ibaka no banco durante todo o período final. 

Essa estratégia já correu bem muitas vezes nesta temporada, mas desta vez saiu o tiro pela culatra. Os Spurs tinham tido dificuldade de penetrar na defesa dos Thunder e marcar pontos no garrafão, mas sem Ibaka em campo fizeram-no a seu bel-prazer durante os 12 minutos finais. E no ataque, Durant não conseguiu explorar nenhum mismatch, pois continuou a ser defendido pelo small forward adversário (Stephen Jackson). Porque os Spurs jogam também muitas vezes com cincos mais baixos, só com um big em campo (Duncan) e com bases e extremos a rodeá-lo. É uma estratégia em que estão à vontade, não perderam nada na defesa e no ataque exploraram isso na perfeição.

Vamos ver se Scott Brooks mantém a estratégia hoje (pode também optar por manter o cinco mais baixo, mas com Ibaka como único big, em vez de Perkins) ou se opta pela estratégia com que inicia o jogo, com um cinco tradicional com dois bigs (que lhes estava a dar melhores resultados no jogo anterior). E vamos ver se, mesmo que isso aconteça, é suficiente para quebrar esta série de vitórias dos Spurs. Já vai em 19. Chega às duas dezenas hoje?


46 comentários:

  1. arrisco numa vitoria de OKC xD

    ResponderEliminar
  2. O resultado para mim é secundário, eu nos jogos dos Spurs foco-me mais na qualidade do basket que normalmente apresentam.

    ResponderEliminar
  3. Arrisco em Spurs, apesar do jogo já ter começado.. Mas com 2 equipas desta qualidade é difícil prever

    ResponderEliminar
  4. por enquanto Durant a levar a equipa às costas... vamos lá ver se Harden faz 1 bom jogo. (e penso q Westbrook vai fazer melhor do q no 1º jogo)

    ResponderEliminar
  5. É melhor coroarmos os Spurs já. Parecem o Barcelona..

    ResponderEliminar
  6. por enquanto estou a gostar de ver o Harden jogar, OKC ainda se podem manter na luta caso Durant jogue bem e Westbrook se junte a festa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. stratch that?? lol

      Eliminar
    2. Estão bem vivos ainda, e com muito mérito, perante a oposição que estão a enfrentar, não é nada fácil. Vamos ter jogo até ao fim parece-me

      Eliminar
  7. Este Scott Brooks ganhou a mania que é treinador pronto, escangalha tudo. É que nem vale a pena meter o Rusell que está de fora a uns 6 ou 7 minutos mais 2 períodos de desconto e um intervalo do período, o que dá quase um quarto de hora. Aliás o Westbrook é tão fraco fisicamente, deve ser por isso. Porra até o Pop meteu mais cedo o Parker...
    Jogadores que não contavam no jogo 1 hoje já jogam muito tempo, tão verdinho...

    ResponderEliminar
  8. o Tony Parker a abusar! e o jogo a ter alguns lances quentinhos já

    ResponderEliminar
  9. Imensos ressaltos ofensivos para os Thunder apesar de tudo

    ResponderEliminar
  10. O Duncan fez aquilo que me pareceu ver? OMG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol in your face ibaka

      Eliminar
    2. E este bloqueio ao westbrook também não foi nada mau :OO Mesmo assim os OKC "só" estão a 11 pontos e ainda bem dentro do jogo, o que é um atestado de qualidade à sua equipa. O Westbrook está com muita dificuldade de entrar nesta eliminatória, lidar com o Parker não é o mesmo que lidar com o Kidd, Delonte West ou Ramon Sessions.

      Eliminar
  11. o ataque dos Spurs a sair como sempre de forma mto natural, sem forçar. Já OKC, agora só insistem em bola para Westbrook, o q até tem resultado em pontos mas nem smp.. E a defesa tem sido pouca para estes Spurs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se não fosse a enorme quantidade de ressaltos ofensivos que tiveram, não sei se ainda estavam a discutir o jogo com 36 de FG% que têm.

      Eliminar
  12. Demasiado fácil cair na hipérbole quando se quer comentar qualquer coisa dos Spurs. Mas estão a jogar muitíssimo, damn.

    ResponderEliminar
  13. Isiah_Thomas30/05/12, 03:32

    Até agora os OKC estão a levar um lição de como jogar basket colectivamente.

    ResponderEliminar
  14. que passe...20 pontos de diferença e com os spurs a jogar assim o jogo não pode ter outro resultado a nao ser a vitoria dos spurs

    ResponderEliminar
  15. Bem, há que dar mérito aos Spurs. Se tudo correr normalmente isto será no máximo 5 jogos e os Heat também serão despachados. Que brilhante esta equipa , como fã da nba há 6/7 anos não me lembro de ver alguma equipa jogar assim...

    E com os triplos a entrarem todos e Parker naquele estado animalesco é totalmente impossível. Parece que ainda vão ter de esperar os Thunder : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já no jogo anterior tinha avisado e quem tem estado atento a estes Spurs, sabe disso, que estão a jogar um Basket raramente visto na nba, por mais veterano que se seja nestas andanças.

      Eliminar
  16. Hino ao Basketball ou Basquetebol como quiserem por parte de San Antonio

    ResponderEliminar
  17. Podem já entregar os anéis!
    Os Spurs a jogar é praticamente semelhante ao Tik-Tak do Barcelona em futebol.
    QUE CLASSE!

    ResponderEliminar
  18. ahahah Haq a Splitter agora

    ResponderEliminar
  19. spurs estão a jogar bem mas também a equipa de Oklahoma não é conhecida por defender bem :S aliás neste 3º período nem sequer estão a defender lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esta vai ser a vigésima vitória (quase sempre com grandes exibições) consecutiva dos Spurs, não te fies que o problema é da oposição.

      Eliminar
    2. curioso que defrontaram a 23º pior defesa na primeira ronda, 13º pior defesa na 2ª e agora estão a defrontar a 17º pior defesa da temporada...com isto não estou a tirar mérito aos Spurs apenas estou a constatar factos...por melhor que esteja a outra equipa dificilmente uma boa equipa deixa a outra marcar 37 pontos num periodo...

      Eliminar
    3. terem 10 vitórias consecutivas antes dessas 9 e terem acabado com o melhor registo da fase regular não conta para nada então? Para além que os Thunder estão longe de ser a 17ª pior defesa da nba, no papel são ou foram, na prática parece-me evidente que isso não acontece. Os Lakers e os Mavs que o digam.

      Eliminar
    4. claro que não são a 17ª pior defesa da NBA, mas esta classificação mostra que OKC não é uma grande equipa defensiva...fico a espera das finais para ver os Spurs a jogarem contra uma equipa da outra conferencia que durante este ano foram melhores a defender...mas a equipa dos Spurs está em grande...

      Eliminar
  20. O Haq-a-Splitter teve o consão de não só retirar alguma vantagem dos Spurs mas principalmente quebrou o ritmo infernal que eles vinham trazendo. Embora ache que os Thunder vão perder a mesma esta recuperação disfarça um pouco o resultado. O problema é que hoje tivemos um grande Durant e um grande Harden e mesmo um médio Westbrook e mesmo assim não chega...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, o ritmo no jogo deles foi-se. Mais uma vez, muito mérito para os Thunder na forma como se agarram aos jogos, a hora deles está para breve, mesmo que possa ainda não ser este ano.

      Eliminar
  21. Os Spurs depois de terem o jogo ganho a meio do terceiro periodo vao ter de o ganhar outra vez . Se OKC tiver 2/3 minutos finais como no jogo 1 os Spurs ainda vao ter de suar um bocado .

    ResponderEliminar
  22. Ginobili mais uma vez. Vénia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oui oui. Et moi?

      - Tony Parker

      Eliminar
    2. ahah Jogão do Tony, é o motor dos Spurs, o mais parecido com uma superstar que têm. E se calhar, merece esse reconhecimento

      Eliminar
  23. Stoudemire30/05/12, 05:02

    O jogo dos Spurs é qualquer coisa de fantástico, e este jogo do Parker? Não falhava um.
    Desta maneira vai ser muito difícil não serem campeões.

    ResponderEliminar
  24. A chave está em Russel Westbrook. O papel de um base é passar a bola na janela de oportunidade do colega e não jogar meio louco como ele faz. A percentagem dele é ridícula e assim OKC vai ficar pelo caminho como ficou o ano passado.
    Mais ridículo só na defesa onde não consegue prever o bloqueio e passar por ele em todos os ataques dos spurs.

    Mas a surpresa da série é o Kawhi Leonard, nem parece um rookie a defender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Exagera, lança demasiadas vezes, força tudo e mais alguma coisa. Mesmo o Durant so tem a perder por ter PG assim, com um Nash, CP3, teria 40 pontos por jogo.

      Eliminar
    2. o russel westbrook não tem culpa. quem tem a culpa e quem o mete a base. o westbrook não é base. os bases tem de saber gerir o ritmo de jogo e o westbrook mas não faz a menor pequena ideia como fazer isso. ele seria um excelente 2º base. outro exemplo é o derek rose. os bulls jogariam muito melhor tendo um base de raiz e com o rose a segundo base.

      Eliminar
  25. Vejamos uma coisa... OKC não jogou mal... fez um bom jogo... o suficiente para ganhar a maior parte dos jogos... O problema é que os Spurs ainda jogaram mais... Ver os Spurs a jogar é lindo... E este jogo dos Spurs já vem de à muito tempo, não foi um nem 2 jogos, para que um gajo duvide que isto se volte a repetir.. Aliás, eles cada vez jogam mais. Eu arrisco a dizer que os Spurs vão ser campeãs. OKC e Heat têm um jogo semelhante, é à volta de 3/4 jogadores, apesar de os Heat defenderem melhor.. Mas acho que os Heat perdem na mesma com os Spurs (isto se os Heat passarem, o que é provável e acho que os Spurs vão passar claramente).
    Um dos melhores jogos dos últimos tempos, assim com esta série. Fantástico mesmo.

    ResponderEliminar
  26. A única forma de OKC ganhar é de facto os se os Spurs tiverem uma noite não e contrapartida os Thunder uma noite muito boa. De outra forma, parece me que não terão hipóteses em nenhum jogo. O big three marca quase 90 pontos e perdem o jogo!!! IMPRESSIONANTE, a sério. San Antonio assusta, e parece me que o mais provável é serem mesmo campeões. Apesar de possuírem uma defesa melhor, parece me difícil que mesmo os Heat lhes ganhem 4 jogos.

    ResponderEliminar
  27. Stoudemire30/05/12, 17:35

    Os Heat provavelmente terão o Bosh na final, e aí sim acredito, mas os Spurs não deixariam de ser os favoritos.
    Contra os Heat acho que não será assim tão linear, os Heat defender muito melhor que os OKC, e se o Lebron manter o seu nível, com a preciosa ajuda do Wade e se regressar o Bosh em bom nível teremos uma grande final que poderá cair para qualquer lado. ( claro que os role players dos Heat precisariam de ajudar um bocado também).

    ResponderEliminar
  28. Heat e OKC são equipas completamente diferentes, em OKC a prioridade é o ataque já os Heat a prioridade é a defesa...a equipa de Miami sabe que tem que defender bem para que as grandes exibições de Lebron/Wade e Bosh tenham peso no resultado final porque sofrer mais de 100 pontos significa, em maior parte dos casos, derrota...

    Caso haja uma final Heat vs Spurs, os jogos vão ser bem diferentes aos que estamos a assistir neste momento...spurs não deixam de ser os favoritos ao titulo mas a defesa de Miami nao vai permitir lançamentos fáceis aos homens de San Antonio

    sinceramente ainda não percebi como é que o S.Ibaka teve na disputa do prémio de melhor defesa :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. realmente basta ver o Tim Duncan a jogar para ninguem perceber. é o Blake Griffin da defesa.

      Eliminar