25.5.12

All-NBA First Team


Hoje não temos jogos (amanhã vamos saber quem é o último semifinalista), mas a acção não pára. E ontem saíram as escolhas para os melhores cincos da temporada:

Não há nenhuma surpresa nas escolhas do painel de 120 jornalistas e comentadores para a First Team e estas coincidem com quatro das nossas escolhas. A única diferença é a inclusão de Kobe Bryant em vez de Dwyane Wade (venham daí os comentários de quem, na altura, defendia isso a dizer "vês, eu bem te disse"!).

Como referimos na altura, nas outras quatro posições não há muita discussão: Lebron e Durant foram votados quase por unanimidade, a base e poste podia haver alguma discussão entre Paul e Parker e entre Howard e Bynum, respectivamente, mas os primeiros foram escolhidos com praticamente o dobro dos votos dos segundos e foram, de facto, os melhores nas suas posições.

Quanto à posição de shooting guard, já o tinhamos dito na altura que era, para nós, uma escolha renhida entre Kobe e Wade e que aceitávamos quem preferisse o jogador dos Lakers. Já dissemos as razões porque escolhemos o jogador dos Heat e mantemos o que dissemos:


"Kobe fez mais uma excelente época, teve  até ao último jogo na luta pelo título de melhor marcador e pensámos seriamente no jogador dos Lakers para esta posição. Mas, no fim das contas, o que dissemos em Fevereiro mantém-se: Wade tem números totais um pouco abaixo dos de Kobe, mas conseguiu-os em menos minutos, com menos lançamentos e menos posses de bola (Kobe tem uma percentagem de utilização de 35.7 e Wade 31.3). 
E nos ratings defensivo e ofensivo, Wade destaca-se claramente (112 de ORtg e 99 de DRtg para Wade contra 105 de ORtg e 106 de DRtg de Bryant). O jogador dos Heat foi mais eficaz e foi o melhor shooting guard do ano.

(...)

Não foi uma decisão fácil e percebo quem escolha Kobe. Fez uma excelente temporada e confesso que estive indeciso entre os dois até à última. Pensei seriamente em Kobe para o cinco, mas duas coisas fizeram-me optar por Wade:

1º, pensei na questão do acompanhamento que um e outro têm (e calculava que fosse levantada por muitos de vocês), mas, em relação a isso, não é verdade que Kobe não tem um elenco tão forte. Wade tem James e Bosh, mas Kobe tem dois All Stars a seu lado. Joga com um power forward melhor que Bosh (Gasol) e teve Bynum a fazer a melhor temporada da sua carreira. Por isso, não é como se ele tivesse de carregar os Lakers sozinho (tal como aconteceu com Wade nos Heat, quando Kobe teve de fora, os Lakers não se portaram nada mal sem ele)

2º, nos números tradicionais estavam empatados: Kobe tem melhores números totais e Wade tem números mais eficazes. Mas o que. para mim, desequilibrou para o lado de Wade foram os ratings defensivos e ofensivos. Wade foi melhor nos dois e por uma margem grande. Por cada 100 posses de bola no ataque, Wade produziu 112 pontos e, na defesa, permitiu apenas 99 (contra 105 e 106 de Kobe, respectivamente)."


20 comentários:

  1. Para mim o grande destas All-NBA teams não é o facto de Bryant estar na primeira em detrimento de Wade, como tu próprio disseste são dois grandes jogadores, e podia cair para qualquer lado. Agora há outras coisas que não percebo:

    - nos PG Chris Paul aceita-se mas acho que o Rondo merecia mais estar na 2ª que o Westbrook e o Parker, liderou a NBA em assistências e teve mais roubos de bola que os outros dois se não estou em erro

    - nos PF a falta de Aldridge e Josh Smith em detrimento do Griffin não tem lógica para mim, já para não falar de Duncan e até Garnett

    ResponderEliminar
  2. Stoudemire25/05/12, 18:39

    Como já disse anteriormente, o meu único problema aqui é o Griffin. Consigo pensar assim de repente em 4 ou 5 PF melhores (e com melhor época) que ele neste momento.
    De resto, alguns jogadores podiam estar numa ou outra equipa, mas na generalidade está tudo justo.

    ResponderEliminar
  3. Thermocline25/05/12, 20:09

    Isso tudo que disseram ( Anónimo e Stoudemire ) concordo totalmente, mas acho mal o Kobe na 1ª equipa no lugar do Wade e então meter o Wade apenas na 3ª equipa acho que caíram no ridículo lol mas ok e acho que dentro das justificações do Márcio para a escolha do Wade na 1ª equipa defendo que a mais flagrante é a eficácia do Wade nesta época em comparação ao Kobe.

    Saudações

    ResponderEliminar
  4. Dirty Harry25/05/12, 20:16

    O Griffin redefine o conceito de over-rated. Alguém acredita que vá dar jogador de basket? Acredito que sim, mas vai ter muitas dificuldades em lá chegar.

    ResponderEliminar
  5. Eu não acho que ele seja um mau jogador, mas para mim não tem nível de All-Star, nem pode ser a segunda opção numa equipa que aspire ao título.

    ResponderEliminar
  6. Rondo > Westbrook
    Carmelo > Kevin Love

    Sem dúvida que... pelo menos o Carmelo deveria estar PELO MENOS na second team.

    ResponderEliminar
  7. Boa selecção. Só não compreendo como o Paul tem menos votos que o Kobe, por exemplo, ou tantos a menos que o LeBron ou Durant.
    Lista para MVP:
    1. LeBron
    2. Durant
    3. Chris Paul

    Estes deviam intocáveis para qualquer pessoa isenta a votar na equipa do ano!

    ResponderEliminar
  8. O Kevin Love foi o extremo-poste mais votado de toda a NBA, o que é perfeitamente justo. Há muito tempo que não via um jogador tão completo nesta posição!

    ResponderEliminar
  9. Concordo com quase tudo e sim, o Blake não merece a segunda equipa. Tem margem de progressão é certo, mas há melhor neste momento. O Wade foi vitima de alguma irregularidade, alternou jogos fantásticos com outros menos conseguidos; juntando ainda, as celebres incertezas em torno da sua condição física.

    ResponderEliminar
  10. Para mim as principais observacoes a fzaer a esta lista sao :
    - O Rondo ser apenas o sexto guard mais votado ( numa lista minha estaria a par do CP3 na primeira equipa , mas enfim existem jogadores que se sabem valorizar melhor que outros !)
    - O Griffin na segunda equipa tambem e' exagerado , e nao e' por ganhar por meia duzia de pontos a Carmelo ( inicio de epoca muito criticado e com lesoes )e a Dirk ( depois da epoca do ano passado esta sabe a pouco , a muito pouco mesmo ) mas sim quando me lembro sobretudo de Duncan e Garnett , dois jogadores menos espectaculares , com menos highlights mas sao jogadores muito refinados , tecnicamente excelentes , parecem o vinho do Porto "qto mais velhos , melhores" . Ja' agora so' queria relembrar que o Griffin esta na sua segunda temporada , teve este ano os seus primeiros PO , estava numa equipa com inumeras alteracoes , etc etc , portanto deixem o rapaz trabalhar descansado porque eu ainda acho que o irei ver na segunda equipa da NBA por merito proprio daqui a alguns anos .
    - Ultimo aspecto que me salta a' vista e' a fraca qualidade dos Centers . A qualidade do DH e' inegavel mas tambem e' inegavel que este nao foi um grande ano para o "Superman 2.0 " , o Bynum e' de dias , oscila entre o incrivel e o sofrivel , o Tyson esta longe de ser dominador na tabela ofensiva . Acho que e' a posicao mais fraca deste ano .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dirty Harry26/05/12, 03:43

      Os Centers são quase um bicho em vias de extinção na nba...mas também pudera, a malta só aprecia os jumpers e os dunks atléticos nos resumos. Os miúdos vêem e querem fazer o mesmo, eu culpo os highlight reels ._. É certo que a maioria não joga tão bem para as câmaras como o faziam Kareem ou o Hakeem, mas o Bynum e o miúdo de Detroit, Monroe têm um jogo de toque interior bonito. Pena não aparecerem nos highlights.

      Eliminar
    2. O Monroe promete bastante , o Bynum tem que assentar o seu jogo . O C que mais apreciei este ano foi o Marc Gasol , capaz de jogar perto e longe do cesto , bom passador e bloqueador , um center moderno !

      Eliminar
  11. Concordo quase por inteiro com o comentário do Jorge Lincho.

    Rondo por mim entrava pelo menos na second team (senão na 1ª). Alguns jogadores são bem over-rated (leia-se o Griffin) enquanto Rondo é tremendamente under-rated.

    Duncan e Garnett podem ser velhinhos, mas caramba, dá gozo vê-los a mostrar como se joga basket aos PF mais novos! Quando precisam de puxar dos galões mostram-nos performances vintage!

    ResponderEliminar
  12. Não concordo mas entendo a vossa opinião.

    Kobe jogou mais minutos mais jogos e é mais velho 3 anos que Wade e fazer a temporada que fez nao é para qualquer 1.

    Kobe tava melhor rodeado em termos de jogadores.
    Mas a verdade é que scorer so mesmo ele porque de resto...
    Gasol tanto marca 20 em 1 jogo como faz 5 seguidos com 8 pontos.
    Bynum é incrivel por vezes a sua falta de aplicação.
    Os restantes algum tem média de 5 pontos por jogo? LOL

    ResponderEliminar
  13. Lá estamos nós com as estatísticas que não interessam a ninguém.
    Como é evidente o Wade tem melhores percentuais porque o seu estilo de jogo é sustentado mais em penetrações para o cesto enquanto o Kobe nesta altura da sua carreira vive muito á base de jump shots. Vê se antes de falar de estatísticas percebes mais a maneira de jogar de cada um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não interessa nada como cada um joga...interessa é a eficácia, o wade tambem gosta de fazer jump shots mas não o faz porque vai falhar mais...

      Eliminar
    2. Stoudemire26/05/12, 14:47

      Para estas pessoas se aparecesse um jogador que fizesse 30 pontos por jogo (atenção não estou a dizer que é o Bryant, loverboys), mas que fizesse todos os lançamentos da equipa, também não interessava...

      Eliminar
    3. NunoS pois não interessa, é por isso que o Kobe tem 104 votos para a 1st team e o Wade tem 1. O Kobe fez um jogo na regular season em que teve 4/20(penso eu) em lançamentos de campo, mas marcou 2 triplos no ultimo minuto que deu a vitória á equipa.
      Ao Stoudemire nem vale a pena responder é estar a perder tempo.

      Eliminar
    4. Dirty Harry26/05/12, 20:08

      "não interessa nada como cada um joga...interessa é a eficácia"

      boa história irmão. se fosse tudo uma questão de eficácia havia muita coisa para ser revista aí nos 3 cinco iniciais da época.

      Eliminar
  14. Stoudemire26/05/12, 12:13

    Uff, hoje já há NBA! Parecendo que não uma pessoa já está habituada a ver sempre um joguito à noite.

    ResponderEliminar