2.5.12

E sai o primeiro prémio da temporada


Já foi anunciado o primeiro dos prémios da temporada e não acertámos por uma unha. Há duas semanas dissemos que o Treinador do Ano era entre Gregg Popovich e Tom Thibodeau e demos a vantagem a Thibs por uma unha. Pois o painel de jornalistas que vota nos prémios pensou o contrário e deu-o a Popovich. Apesar do (mais uma vez) excelente trabalho do treinador dos Bulls, Thibs tinha a História contra si, pois nunca um treinador ganhou o prémio duas vezes seguidas. Os votantes acharam que ainda não era desta que devia acontecer e a maioria deles votou em Tibodeau para o segundo lugar:


Mas de qualquer forma, é uma distinção justíssima para a exemplar gestão que Popovich fez dos Spurs. Foi um mestre a gerir os veteranos do plantel e o banco e, mesmo limitando os minutos dos titulares (para os ter frescos nos playoffs), levou a equipa de San Antonio até ao melhor recorde da temporada regular. E, tão ou mais importante que isso, esta temporada fez uma transição no estilo de jogo da equipa e adaptou-o aos jogadores que tem. Os Spurs já não são a força defensiva e o muro intransponível que eram, mas em vez de ficar a remoer nisso ou em vez de tentar forçar este plantel a ser isso, Popovich adaptou o estilo de jogo e os Spurs tornaram-se uma equipa muito mais eficaz no ataque. O que perderam na defesa, compensaram no ataque. Já não querem ganhar sofrendo menos pontos que os adversários, agora querem ganhar marcando mais pontos que estes.

E a grande vitória de Popovich nesta temporada é ter conseguido isso de forma fluída. Essa transição aconteceu de forma suave, quase natural, sem perturbar o rendimento da equipa ou sem esta precisar de um período de ajuste. Foi acontecendo, quase sem darmos por isso, e de repente os Spurs são uma temível unidade ofensiva.

Já quando demos a vantagem a Thibs, sabíamos que qualquer um dos dois podia ganhar e qualquer um dos dois seria um vencedor justo. Portanto, nada a dizer. O prémio está muito bem entregue.

23 comentários:

  1. Pois é e a previsão nem era difícil e mesmo assim falharam. Deixa-me adivinhar também vão meter o KD como MVP só para levarem mais um barrete a tentarem dar uma de experts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No VM fizeram algo parecido com as series de playoffs.. Aqui só o MVP é que me parece forcado..

      Eliminar
  2. MC Vince, o nosso objectivo nos artigos sobre os prémios da temporada não era adivinhar quem seriam os vencedores dos prémios, mas sim anunciar as nossas escolhas de quem, na nossa opinião, deveria vencer os respectivos prémios. Que podem bater certo com a escolha do painel de jornalistas americanos ou não.

    Mas acho que no MVP nós e os votantes vamos estar de acordo! :)

    ResponderEliminar
  3. Penso que foi totalmente merecido, e em segundo lugar deveria estar Frank Vogel pelo trabalho fantástico feito por ele.

    ResponderEliminar
  4. sem dúvida q MVP vai ser o Lebron MC Vince. Qto ao prémio acho q o facto de Thibodeau ter usado o Rose tanto tempo no 1º jogo dos playoffs qdo já venciam por 20 n ajudou (isso pq Rose saiu lesionado).. E digam o q disserem, em casos destes, em q a diferença n é mta tudo conta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só para acrescentar: tb acho q o prémio foi mto bem entregue

      Eliminar
    2. Eu acho que não influenciou, porque a votação foi feita antes dos playoffs..

      Eliminar
  5. Stoudemire02/05/12, 05:32

    Os prémios estão a ir para no meu entender quem mais os merecia, primeiro Popovich, agora Tyson Chandler, agora só falta para o James e o Harden.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como está a tua mão? XD

      Eliminar
    2. Esta' visto que nao foi so' a mao a ficar afetada , parece que a memoria tambem sofreu um duro golpe !!!

      Eliminar
    3. Stoudemire02/05/12, 14:41

      lol já nem me lembrava do meu nick XD

      Eliminar
  6. O Chandler dos Knicks é o Defensive player of the year.
    Eu acho que foi merecido o Popovich ter ganho mas se o Frank Vogel ganhasse também não era mas escolha pois pós os pacers de 8 lugar no ano passado para 3 este ano é obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Chandler merece um postzito também, please :D

      Eliminar
  7. Esta votação era mais que previsível. A dúvida era qual dos 2 ficaria em 2º lugar. Como o Márcio previu, a votação foi renhida.

    ResponderEliminar
  8. Observações rápidas em relação aos jogos de ontem:

    - Os Celtics conseguem uma vitória muito importante para levar para Boston, com o Paul Pierce a fazer um jogão, 36 pontos 14 ressaltos 4 assistências. Rondo regressa no próxima jogo, Josh Smith pode falhar o próximo ou próximos encontros, portanto os Celtics vão tentar fechar a série o mais rápido possível e em casa.

    - A vitória dos Sixers vêm trocar as voltas aos Bulls. Duas equipas sem star power, com colectivos muito fortes e, insisto nesta ideia, se os Sixers voltarem a jogar o seu melhor, vão poder ver uma equipa muito boa em campo. A eliminatória vai agora para Philadelphia, portanto, prevêem-se jogos difíceis para os Bulls, sem a sua estrela, Derrick Rose.

    - Os de Los Angeles estão a conseguir controlar bem os Nuggets, numa eliminatória teoricamente complicada. Kobe, Bynum e Gasol estão a apresentar-se ao seu melhor nível e, quando é assim não há muitas equipas capazes de segurar os de LA. Teste à blindagem dos Lakers nos próximos dias.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de eu so ter a agradecer o trabalho do Marcio neste blog vou ter tambem de o "criticar" quando eu achar que a critica e' adequada o que acontece neste post .
    Quando todos supunham que a luta era a dois (50/50) nao se pode dizer que se errou por uma unha negra quando se "aposta" no perdedor .
    A tal luta renhida , titanica acabou por nao acontecer , se nao vejamos , o Thibs ficou praticamente tao perto do primeiro lugar como do terceiro , ficou a mais de 150 pts do primeiro .Nao me parece que a luta tenha sido assim tao renhida , acho que os resultados sao bem elucidativos : o Gregg foi o mais eescolhido como primeira escolha , o Thibs foi o mais escolhido como segunda escolha e o Frank foi o mais escolhido como terceira escolha , os numeros revelam ate' um certo consenso .
    Para mim o trabalho do Vogel e' mais meritorio e os outros dois podiam ficar empatados com o segundo lugar .
    Atencao , a "critica" resume-se apenas a' forma e nao ao conteudo , a analise e' bem realista .(alias , eu ate quero pensar que " por uma unha " e' mais na brincadeira !)

    ResponderEliminar
  10. Eu não percebo nada disto mas...o Phil Jackson só ganhou o prémio uma vez?Ok.
    O Popovich ganha apenas pela segunda vez? Hmmm, são os mesmos jornalistas que deram o prémio de mvp ao nash 2 vezes consecutivas? Ok, faz sentido.

    ResponderEliminar
  11. Stoudemire02/05/12, 16:33

    Pelo que sei, o melhor treinador do ano costuma ser alguém que com uma equipa "pior" alcança melhor resultados do que os esperados, e melhora a performance anterior, logo Phil Jackson com os Lakers como melhor equipa, e mantendo resultados ficava com desvantagem. O Popovich este ano fez uma época muito boa com uma equipa envelhecida e acho que o que determinou o prémio foi a forma como ele a geriu e envolveu todo o plantel e mesmo assim obtendo excelentes resultados (mas acho que Frank Vogel poderia entrar nesta corrida, pela equipa que tinha e pelos resultados alcançados). O Nash nunca percebi como ganhou 2 MVP.

    ResponderEliminar
  12. Sim, eu sei quais são os critérios em geral. Acho interessante e justo que sejam atribuídos com base em dados menos objectivos do que os números puros e duros. No entanto, se os mesmos são atribuídos pelos media, não duvido que muitas vezes dêem o prémio a alguém mais 'obscuro' para dar uma de expert, ou então que se deixam pura e simplesmente influenciar pelo hype e tiragens de jornais e afins.

    ResponderEliminar
  13. e ninguem fala do Ibaka ser o grande derrotado de hoje? mas que grande injustiça..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho duro para com o Chandler considerar a sua nomeação injusta. É discutível obviamente, mas devemos ter um post específico em breve para falar sobre a situação.

      Eliminar
  14. Stoudemire02/05/12, 22:14

    Claro. Eles como qualquer pessoa tem as sua preferências.

    ResponderEliminar