23.5.12

Hack-a-Reggie



Há uns tempos surgiu aqui nos comentários dum artigo uma discussão sobre a estratégia Hack-a-Shaq do Gregg Popovich e sobre se a mesma era falta de fair-play ou não. Como devem ter visto, o treinador dos Spurs voltou a recorrer a essa estratégia frente aos Clippers, fazendo faltas de propósito sobre Reggie Evans e enviando esse mau lançador (50.7% nos lances livres esta temporada, 52% na carreira) para a linha.

A propósito disso, o timoneiro de San Antonio trocou umas palavras com o power forward dos Clippers no final da série: "Disse-lhe que lamentava ter de lhe fazer isso. Detesto, não é bonito. Mas é algo que está disponível. Tal como qualquer outra coisa do jogo que é legal." E o que lhe respondeu Evans? "Tudo bem, não há problema, assim deu-me alguma coisa em que trabalhar." Ora aí está algo que gostavámos de ter ouvido Shaq dizer.

Um treinador que explora, dentro das regras, uma fraqueza da equipa adversária e um jogador que aceita isso com desportivismo, como uma consequência natural dessa falha no seu jogo e reconhece que tem de melhorar. Um gesto simpático de Popovich ao pedir desculpa a Evans e este ainda brinca com isso. Depois da batalha, amigos como dantes. Querem mais fair-play que isto?

23 comentários:

  1. Isto faz parte. Tiveram os dois bem :)

    ResponderEliminar
  2. Stoudemire23/05/12, 02:08

    Faz muito bem o Pop, e esteve muito bem o Reggie Evans.
    Se está disponível e é legal, qual o problema? Só tenho pena que outros treinadores também não usem esta táctica.

    ResponderEliminar
  3. Esta' dentro das "regras" , acho aceitavel , nao visa a violencia , para mim e' apenas tactica .
    Quanto ao Evans so' lamento que seja preciso isto para ele ver que tem que trabalhar os LL , aproveite e treine com o Griffin e o Martin .Quem tem menos de 70% deve fazer treino especifico , nao e' admissivel que profissionais destes se acomodem com estas percentagens .

    ResponderEliminar
  4. Muito boa a postura de ambos.

    ResponderEliminar
  5. O mais relevante para mim é o facto de o Reggie Evans para além de não jogar muitos minutos ser um jogador defensivo. Ou seja, o Poppovich não brinca nem mesmo quando toca a explorar as fraquezas de um jogador que não oferece grande ameaça ofensiva. Por alguma coisa é o excelentíssimo treinador que é.

    ResponderEliminar
  6. Isiah_Thomas23/05/12, 03:19

    Talvez o melhor treinador da actualidade na NBA.
    É isto que os treinadores devem fazer, usr todas as armas legais para ganharem o jogo.

    ResponderEliminar
  7. Boas marcio,

    belo tema, que em conversa de café daria pra mangas..
    O Popovich é um dos melhores de sempre e conhece o jogo como muito poucos e sabe usar as armas que o jogo lhe oferece, mantendo o respeito possível pois todos sabemos que muitos jogos os nervos sobem nem sempre o controlo é fácil..

    Neste ponto especifico já a alguns anos têm vindo sendo habitual os treinadores explorarem os jogadores com menor % de lance livre.. mas é uma tática que como expectador imparcial do jogo não gosto de ver, +e uma tática que obriga o jogo a parar, enerva o adversário, enche alguns jogadores de faltas, mas faz parte do jogo.. e aceito sem problemas pois a culpa é do jogador que deveria ser melhor nesse aspecto.

    o ele pedir desculpas mostra que ele não gosta de o fazer mas sabe que é uma das falhas nas regras e têm q explorar..

    ResponderEliminar
  8. Quanto a mim, ambos agiram bem. É feio o que o Greg mandou fazer, mas não há nada nas regras que diga que não o pode fazer. É como no futebol, quando os comentadores falam em "faltas inteligentes".
    Agora, o que me parece que está a NBA é o que sucedeu ontem no jogo dos Heat e Pacers.
    Já no ano passado me pareceu que a equipa de Indiana era demasiado dura, e nem sempre muito leal. Acho que o Hansborough é um bom jogador, mas que abusa do físico, e a falta dele sobre Wade, levanta algumas questões. Agora, do que não há dúvidas é que as de Haslem e de Pittman deveriam ter sido julgadas como flagrants 2 e serem expulsos. A do Pittan então é de bradar aos céus.
    A culpa porém, não é tanto dos jogadores mas dos árbitros que contemporizam e não deviam, porque este género de coisas, quando os jogadores pensam que andam em roda livre, descambm. Se continua assim, ainda alguém se aleija a sério.
    Sempre considerei muito os árbitros da NBA, mas estão-me a desiludir, principalmente porque não estão a respeitar as regras da coerência, e mudam de critérios, o que não devia suceder. Mas não foram só os árbitros que me desiludiram. As palavras de Larry Bird, também. Não é aceitável que um executivo, ainda para mais no ano em que é nomeado executivo do ano, fale daquela maneira. Larry que sempre admirei com jogador e homem, ontem não foi nada feliz. Quando diz que a sua equipa foi demasiado soft, queria.o quê? Que tivessem feito 7 ou 8 faltas flagrantes?
    A coisa não está bonita, e os árbitros são s grandes culpados.
    Neste momento, acho que a final de conferência mais lógica será Celtics-Heat. Conhecendo o tipo de jogadores que se vão defrontar, se a NBA não toma medidas, há fortes probabilidades da final se tornar numa batalha campal. É que Rondo e Garnett por exemplo, não são tipos para se ficarem em caso de as coisas se tornarem mais agressivas.
    Espero bem que não. A bem da NBA que sempre foi um exemplo de fair-play

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a equipa de Indiana este ano passou das marcas...fez jogos duros durante a epoca regular contra os heat e nos playoffs mantiveram o mesmo comportamento e tudo com o "amen" dos arbitros.

      A equipa de Miami foi assistindo as faltas duras dos rapazes de indiana sem responder até que neste ultimo jogo a paciência esgotou-se, Haslem que já tinha levado uma cotovelada no jogo anterior depois de ver a falta sobre o Wade teve que reagir aliás o Haslem sempre foi um bocado o segurança do Wade...so com estas brincadeiras Miami já tem 2 jogadores com o sobrolho aberto...eu condeno as atitudes de Haslem e acima de tudo a de Pittman mas os jogadores dos Pacers abusaram, ja no lance em que o Bosh se lesiona (não tem a ver com a lesão) ele leva um bruto murro nos braços quando se preparava para fazer um afundanço...o proprio Lebron ja disse que contra Indiana sempre que ataca o cesto ou vai isolado já sabe que vai levar uma carga valente...

      Eliminar
    2. Acho que foi isso que eu disse, NunoS. Mas o Haslem não tem que reagir nem ser f«guarda costas de ninguém. Os árbitros é que não se podem demitir das suas funções. Se todos reagirem assim, qualquer dia assistimos à mesma coisa que no famoso Pistons-Indiana.
      Mas também me admira que só agora se venha falar do jogo demasiado físico dos Indiana. No ano passado, o Rose foi um saco de pancada.
      E não é só contra os Heat, é contra todos.
      Depois, aquela cena nos All Star em que o Wade pôs o Kobe a sangrar do nariz, já não augurava nada de bom. Já assisti a vinte e tal All Stars e nunca tinha assistido a um jogador se aleijar daquela maneira. Num jogo que deve ser uma festa, não faz sentido.
      O que eu penso é que os critérios de arbitragem se estão a alterar e qualquer dia, se não tomam medidas, aquilo fica como na NHL

      Eliminar
    3. Há jogar duro e há jogar sujo, é difícil definir a linha mas ela existe. Não me lembro de todos os casos da eliminatória mas as duas jogadas de Miami ontem parecem-me claramente as jogadas mais sujas da série. São cheap shots, mas pronto, já se sabe que no Este as coisas funcionam assim. De um lado tens os Pacers que sempre foram uma equipa física e dura, do outro tens uma equipa cujo grande mentor desportivo é o Pat Riley, 'criador' da famosa equipa dos Knicks dos mid nineties. E o final de conferência se tiver os Celtics vai ter mais do mesmo, hopefully sem lesões nem jogadas sujas, mas já se sabe do que a casa gasta.

      Eliminar
    4. Sim, é o que prevejo, embora a NBA tenha castigado o Haslem e o Pittman, penso que isso não resolve nada. Mesmo em Indiana, criticaram Bird por ter afirmado que a equipa tinha sido soft, mas acrescentam que uma equipa que ouve o seu presidente a dizer uma coisa destas, sabe que só tem uma coisa a fazer: retaliar. Portanto, adivinha-se um 6º jogo jeitoso.
      E se a final for Heat-Celtics, também acho que vai ser mais do mesmo.
      Diziam que Sir Charles ou Rodman eram duros, mas nunca os vi fazer faltas destas. Que me lembre, só mesmo o Bill Lambeer ou o Rick Mahorn eram capazes de jogar assim.

      Eliminar
    5. Nao li as declaracoes completas do Bird mas nao vejo nada de mal nessas declaracoes , o "... foram demasiado soft " nao e' nenhum apelo a' violencia (como muitos pensam ) significa que teem que pressionar mais (nao darem tanto espaco para levarem triplos sem oposicao , significa nao relaxarem em nenhum momento ( segunda parte muito fraca ) , enfim agressividade nao e' violencia .
      Ainda bem que certos comentadores do blog nao sao jogadores porque senao todos os jogos acabariam em batalha campal .
      Mais uma vez afirmo que nao ouvi as declaracoes todas mas apenas baseando-me nisto nao acho nada de mal .

      Eliminar
  9. Urso de Tallac23/05/12, 22:38

    Cheira bem,
    Cheira a Carlos Lisboa!

    ResponderEliminar
  10. Isiah_Thomas23/05/12, 22:53

    Sabe bem ganhar o título na casa dos andrades.
    Parabéns ao SLB pela vitória no campeonato nacional de basquetebol.
    Sei que isto não tem nada a ver com este tópico mas pronto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabens pela vitória, benfica foi mais equipa...de qualquer forma foi mais o porto que perdeu foram erros do primeiro ao ultimo segundo

      jogo com um nivel de qualidade deprimente

      Eliminar
  11. Isiah_Thomas23/05/12, 23:00

    Como costumo dizer no desporto ganha quem comete menos erros.
    Em relação ao jogo não o vi, por isso não posso comentar.
    Só posso dizer que teve uma pontuação baixa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stoudemire23/05/12, 23:12

      Finalmente fizemos 1 festa na casa do adversário XD

      Eliminar
    2. Isiah_Thomas24/05/12, 00:04

      Grande vitória mesmo. Num campo muito díficil. xD

      Eliminar
  12. Invasão de campo; atletas refugiados no balneário; taça entregue no balneário.

    Eu sei que não podiam ligar a rega, mas escusavam de ser tão pouco imaginativos.

    Tal como há um ano, a direção do SLB não soube perder, enquanto os adetos vermelhos se comportaram à altura, hoje a adeptologia azul e branca mostrou, igualmente, o seu «bom perder».

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas porque é que precisas de inventar? andas a ver muito BenficaTV...

      1º quem provocou esta palhaçada toda foi o treinador do Benfica Carlos Lisboa e o roupeiro que invés de festejarem o titulo de forma normal e civilizada começaram a insultar e a provocar os adeptos portistas inclusive mandavam camisolas do benfica a dizer campeões...
      2º ninguém invadiu o campo
      3º após esta confusão toda os adeptos começaram a enviar papel higiénico para o centro do pavilhão e começaram a mandar vir com a comitiva benfiquista pelas provocações...se eles quiseram entrar no balneário foi porque lhes apeteceu e não por razões de segurança pois volto a dizer que ninguem invadiu o campo
      4º a taça foi entregue no balneario e sim foi entregue e não sairam do pavilhão sem taça nem medalhas como a benficaTV andava a difundir...

      primeiro devias-te informar antes de comentar...

      quanto ao jogo, tratou-se de um jogo deprimente onde o benfica jogou 30% do que realmente sabe e o porto jogou 20% do seu melhor foi um espectaculo degradante do basquetebol português...Benfica mereceu ganhar pois foi a equipa que falhou menos e sinceramente é a equipa com o maior orçamento e a que tem o melhor plantel

      Eliminar
    2. Stoudemire24/05/12, 02:33

      A culpa é dos 2 lados, pois são liderados por animais, e as suas claques animais são também

      Eliminar
    3. Esse comentário é inadmissível. Neste blog é suposto discutir Nba e não clubite aguda, o que irremediavelmente acaba mal.

      Eliminar