13.5.12

A jogada que deu a vitória aos Celtics


Ontem tivemos mais uma grande exibição de Rajon Rondo. O base dos Celtics terminou com um triplo-duplo (12 pts, 13 res e 17 ast!) e fez muitas jogadas decisivas na vitória dos Celtics. Mas nenhuma mais inteligente e decisiva do que aquela que fez na última posse de bola dos Sixers. Depois de um lançamento falhado de Paul Pierce, os Sixers ganharam o ressalto e Jrue Holiday saiu em drible pelo meio do campo. Com 7 segundos para jogar, os Sixers estavam 3 pontos atrás e precisavam de um triplo para empatar. 

Mas Rondo não permitiu que isso acontecesse. O base dos Celtics correu atrás de Holiday, olhou para o relógio, deixou-o avançar até ao meio campo e gastar mais alguns segundos e depois, antes que este pudesse passar ou tentar um lançamento, fez falta. 


Esta é uma discussão recorrente na NBA: fazer ou não fazer falta quando uma equipa está à frente por três pontos e a outra equipa tem a última posse de bola? A maioria dos treinadores na NBA prefere defender a posse de bola até ao fim e não fazer falta em situações destas. Umas das razões para tal pode ser porque, na maioria das vezes, as situações de última posse de bola acontecem depois de um desconto de tempo e com uma reposição de bola depois do meio campo. E aí, o jogador que recebe a bola não só a recebe numa zona de onde pode lançar, como está preparado para a tentativa de falta e pode armar um lançamento assim que sente o contacto.

Fazer falta pode, portanto, ser uma jogada arriscada, pois, com a regra de continuidade da NBA seria considerado falta em acto de lançamento e oferecia à outra equipa três lançamentos fáceis para empatar.

Há, portanto, que perceber quando se deve fazer falta sem correr o risco de dar essa oportunidade à outra equipa. E Rondo fez uma leitura de jogo fabulosa nesta situação. Rondo olhou para o relógio, viu o tempo que faltava, deixou-o correr mais uns metros e fez a falta antes que Holiday pudesse passar o meio campo e conseguir uma situação de lançamento. E como ele estava atrás de Holiday, este não conseguia ver se e quando Rondo faria falta. Foi uma grande jogada de Rondo que valeu uma vitória.


(e depois de Holiday marcar os dois lances livres e reduzir para um, os Celtics ainda terminaram o jogo com esta engenhosa reposição de bola e, com mais uma execução exemplar de Rondo, conseguiram fugir à falta e esgotar o tempo de jogo:



54 comentários:

  1. A falta do Rondo não pode ser considerada de outro nivel (que não uma falta normal). Então vejamos, o adversário vai à frente dele, com a bola, o Rondo, sem qualquer hipotese de jogar a bola, agarra e puxa a camisola do seu adversario. Para mim, era anti-desportiva...

    ResponderEliminar
  2. Muitos treinadores não gostam e se recusam a usar essa tatica pois eles proprios a apelidam de anti-jogo..

    por varias vezes se ve tanto na nba, ncaa e jogos internacionais aonde a equipa tecnica é composta por treinadores americanos que essa possibilidade de impedir que a equipa adversaria tente o triplo e lhe dar dois lances livres nem entra nas opções..

    é discutivel se faz bem ou não ao jogo, mas por enquanto é tão valida como quando a equipa que esta a perder faz falta para parar o relogio e tentar recuperar a bola.

    ResponderEliminar
  3. Worlds Forgotten Boy13/05/12, 16:50

    O Rondo é um jogador...underrated no mínimo. Vejam os números de época e de playoffs dele este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem preciso de ver números. É sem dúvida 1 grande jogador. 1 velocidade e inteligência de execução de top level...

      Eliminar
  4. Márcio, acho a tua análise muito correcta, e também acho que Rondo fez um grande jogo. Ponto. Sabes tão bem como eu que Rondo tem tanto de bom jogador, como de
    jogador pouco correcto em muitas situações.
    Por isso, a ti que foste atleta, treinador, dirigente, alguém que portanto passou por tudo dentro ou fora do campo, pergunto-te: não cai esta jogada (a da falta, não a da reposição) na questão do fair-play? Será todo o expediente tolerável para conseguir uma vitória?

    Nota que não faço nenhum juízo de valores antecipado, nem ponho em questão a inteligência de Rondo na jogada citada. Gostaria tão somente de ter a tua opinião sobre os assunto

    ResponderEliminar
  5. Stoudemire13/05/12, 17:48

    Finalmente alguém que faz aquilo que eu estou a pedir aos saltos em casa.
    Com isto ganhou 1 jogo, pode ser que lhe sigam o exemplo.
    Fair-play? E quando se faz falta numa jogada em que vão 3 para 1 durante o jogo, e depois a bola é reposta com a defesa já estabelecida?
    Como diz o outro fair-play é uma treta. Deixem-se de pieguices.

    ResponderEliminar
  6. Vic,
    penso que não há nenhuma falta de fair play nesta jogada do Rondo, é uma jogada perfeitamente legítima e dentro das regras. Fazer uma falta (mesmo que de propósito) é algo que faz parte do jogo, é algo que é permitido pelas regras (e penalizado, com a falta averbada ao jogador e os respectivos lances livres) e não é de maneira nenhuma anti-desportivo.
    Como o Mesou referiu, é o mesmo que fazer falta para parar o relógio no fim dos jogos e levar os adversários para lance livre.

    Se acho que é tolerável conseguir uma vitória a qualquer custo? Não, não acho. Fazer batota e fazer coisas para lá das regras para conseguir ganhar deve sempre ser condenado! Mas não é foi isso que aconteceu neste caso. Rondo jogou dentro das regras e fez apenas algo que estas permitem fazer. É apenas uma utilização inteligente das regras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, aceito o teu ponto de vista, embora conforme também refere o Mesou, muitos treinadores americanos não sejam adeptos de tais jogadas.

      (acabou agora o Grizzlies-Clippers. Os Grizzlies são surpresa 2 anos seguidos. No ano passado pela positiva, neste pela negativa)

      Eliminar
  7. o melhor base da nba !

    ResponderEliminar
  8. Stoudemire13/05/12, 21:16

    Quem tem Paul arrisca-se a surpresas destas. Este sim o melhor base da liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Worlds Forgotten Boy13/05/12, 22:25

      Rondo, esse sim o melhor base da liga

      Eliminar
  9. A primeira parte ainda vai a meio e já há seis jogadores dos Pacers com duas ou mais faltas.

    Isto vai longe, vai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eles são bem duros...eles não tocam nos jogadores da equipa Miami para tentar ficar com a bola eles simplesmente fazem faltas claras para evitar sequer que eles lancem ao cesto...a jogada em que Bosh saiu ressentido ele levou um bruto murro no braço direito...

      Eliminar
    2. Stoudemire13/05/12, 21:58

      Tá tudo feito pá!

      Eliminar
    3. vai ser uma eliminatória dura... o treinador dos Pacers pretende levar a eliminatória para um lado muito fisico o que pode levar a um grande desgaste na equipa de Miami inclusive lesões...penso que o pior desta eliminatória será os "danos" causados, pois acho que os Heat passam a eliminatória no jogo 5-6

      Eliminar
    4. NunoS, essa agora foi boa. "murro no braço direito" ??? Mal lhe toca !

      Foi tal o murro que foi agora anunciado pelos próprios Miami que teve uma extensão do músculo na PERNA esquerda. Tenham lá calma : )

      Eliminar
    5. primeiro Diogo M eu estava a dar um exemplo das faltas cometidas pelos Pacers, segundo nunca disse que ele se lesionou no braço e 3º foi uma falta dura em que o jogador dos Pacers tenta impedir o afundanço do Bosh e da-lhe uma boa cacetada no braço direito do Bosh...não foi no ultimo lance em que ele se lesionou, ele lesionou-se no ataque nao foi nada defesa...

      "

      Eliminar
    6. Danos causados? Ui, ui! Não toquem nas preciosidades de Miami!

      Isso é só para o Rose e cia.

      Eliminar
    7. OMG.. isto são os playoffs. São um bocadinho quando n mto mais duros q os jogos habituais da regular season. Man up. E habituem-se. São faltas normais. E desde q sejam devidamente penalizadas n há q reclamar nem chorar..

      Eliminar
    8. tenham calma...eu apenas analisei o jogo e respondi a um comentário aqui feito...cada equipa faz o que bem entender e usa as armas que achar melhor para derrubar o adversário, apenas acho um bocado irónico o treinador dos Pacers reclamar das faltas assinaladas a favor da equipa de Miami e depois fazer um jogo destes :S agora sim percebi o porquê das declarações do homem...

      Parabéns as duas equipas de LA por passarem a 2ª ronda...principalmente aos LAC pois não estava a espera que ganhassem o jogo 7...

      Eliminar
  10. Stoudemire13/05/12, 23:28

    NunoS. Os Heat só ganharam porque foram levados ao colo em termos de faltas a favor e porque o Lebron não faz performance nos últimos quartos XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Miami não ganha o título este ano, tu sucumbes vítima de uma apoplexia!

      Hoje, aproveitei ser 13 de maio e rezei um tercinho à N. Sr.ª de Fátima, para que o LBJ lá chegue, pois não quero que tu sobrecarregues o Serviço Nacional de Saúde antes de tempo (parto do princípio que és ainda um jovem).

      Eliminar
    2. Stoudemire14/05/12, 12:38

      Não te preocupes, não sou um maluquinho dos anéis. Se ganhar muito bem, se não ganhar não é isso que vai alterar alguma coisa...

      Eliminar
    3. Worlds Forgotten Boy14/05/12, 13:07

      És maluco dos prémios inócuos e inconsequentes de mvp que o lebron ganha ano sim, ano sim. Claro que não és 'maluquinho' dos anéis, até porque o teu ídolo nunca ganhou nenhum e por este caminho não vai ganhar. E não, não muda nada de especial, é só a diferença entre poder estar no top 5 do jogo ou não mas não muda nada.Quando porventura andar atrás de ganhar um terceiro eventualmente, o teu discurso mudará né? Assim como muda em relação a levar a equipa às costas porque os colegas não jogam nada, ou melhorar os colegas porque eles estão a jogar bem.

      Eliminar
    4. WFB, quando faltam argumentos, fazem-se afirmações contraditórias que assim a coisa bate sempre certo. Acho que estás a perder tempo, isso é malhar em ferro frio. Ontem toda a gente viu o que está a suceder. Até o Stern, que afirma que há muito teatro. Só os iluminados de cá discordam.

      Eliminar
  11. k alivio na cara do danny ainge! sem ter mexido na ekipa no fecho do mercado ainda vai sacar um brilharete este ano com os "velhotes".

    ResponderEliminar
  12. outra cena: isto de fazer falta, tem k se lhe diga. com 3 pontos de vantagem, so um triplo da na pior das hipoteses um empate. se eventualmente o jogador k sofre a falta marca o 1o ll, falha o 2o propositadamente pode dar ressalto ofensivo, novo empate ou derrota (com um triplo do adversario)

    ResponderEliminar
  13. pro.benfica14/05/12, 02:52

    O treinador dos Pacers afirmou que os Heat eram uns «fiteiros». Pumba! A liga aplicou-lhe uma valente multa (para os nossos parâmetros), considerando que se tratou de uma tentativa de condicionar os árbitros. Em suma, é como a liga portuguesa de futebol, onde havia uma direção da liga, antes, e há, agora, uma direção da federação fortes e com mão pesada como a NBA. Aliás, acho que os «amaricanos» se inspiraram mesmo nas nossas estruturas futebolísticas. Adiante...

    Instado, hoje, em Miami, a pronunciar-se sobre o caso, David Stern afirmou que, se fosse ele a apreciar as declarações do técnico dos Pacers, a multa seria muito superior. Mas logo a seguir declarou sobre «flopes»: «I recognize if there's contact (you) move a little bit, but some of this is acting. We should give out Oscars rather than MVP trophies». Do you get it, or you need a draw?

    ResponderEliminar
  14. Só me admira que quem este ano aponta o dedo ao estilo de jogo dos Pacers, não o tenha feito no ano passado, quando eles fizeram precisamente as mesmas jogadas nos jogos contra os Bulls.
    Estamos nos playoffs, meus caros. Quem fala agora dos Pacers, nunca viu um jogo de playoff dos Detroit nos anos oitenta quando foram campeões. Se vissem as faltas deles sobre Jordan e Pippen, de certeza que achavam que as faltas dos Pacers eram cosas de meninos.
    Acordem e vão ver como jogava o Bill Lambeer, por exemplo. Então, dizia-se que aquilo era para homens de barba rija.

    ResponderEliminar
  15. Stoudemire14/05/12, 12:43

    Lol primeiro era o fair-play do Rondo, agora são as faltas que são muito agressivas... Mas vocês querem um jogo de bailarinas? Isto é que faz o pessoal estar à espera ansiosamente pelos playoff!
    Isto é um jogo de homens ( e por sinal fortíssimos fisicamente), quanto mais agressivo o jogo for melhor, mais os jogadores se excedem! Deixem-se de pieguices.

    ResponderEliminar
  16. Worlds Forgotten Boy14/05/12, 13:14

    http://www.youtube.com/watch?v=mBFo-34hRdM - Isto até é das finais do ano passado, que os Heat perderam. Claro que estão longe de ser os únicos a fazê-lo, mas fazem-no sistematicamente, ainda ontem foi mais que óbvio. Cada penetração do lebron e/ou do wade são jogadas de 3 pontos, porque se alguém tenta defender os meninos e há contacto, mesmo que provocado pelos de Miami, a falta vai para eles sistematicamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stoudemire14/05/12, 13:29

      Estão a ser levados ao colo!
      Vai ver como é que os teus Lakers ganharam o jogo 6 das Finais de 88 e o que é que se passou no jogo 4 da final de conferencia com os Spurs de 2008...
      Depois falamos...

      Eliminar
    2. eu gosto muito do wade, mas ontem ele so sabia atirar-se para cima dos defesas e gritar, e la surgiam faltas atras de faltas

      Eliminar
    3. sinceramente eu não percebi muito bem o porquê do video já que grande parte dos lances são mesmo faltas :S ou o basquetebol mudou as regras e eu não sei?

      Eliminar
    4. eu nao percebi este video, em 4 mintutos e tal, existe 1 falta sobre o bosh e 2 sobre o wade que nao existem, ou seja em 6 jogos das finals de 2011 "simularam" 3 faltas... uau

      de resto sao todas bem assinaladas...

      atras da linha que esta dentro do garrafao, o defesa nao pode tocar no atacante, mesmo que o toque seja da responsabilidade deste, a regra é assim, no basket da fiba nao existe essa linha, são regras... cada um joga com o que pode

      Eliminar
  17. O wade abusa nesse tipo de situações.
    Mas penso que o oscar este ano tem de ir para o Lebron James e a sua bela representação naquele bloqueio (duro, é certo - bloqueio de playoffs) a meio campo. O homem conseguiu fazer uma onda no corpo todo , ahah .

    ResponderEliminar
  18. não é por acaso q uma das alcunhas do wade é D-Whistle (http://www.urbandictionary.com/define.php?term=D-Whistle). E o Lebron é outro. 2 jogadores assim que os árbitros apitam todas as faltas a favor numa mesma equipa é 1 vantagem..

    ResponderEliminar
  19. Stoudemire14/05/12, 16:33

    Boa técnica, sim senhor. Se os Heat ganharem é porque apitam tudo a favor, se perderem são uns azelhas que nem a ser levados ao colo ganham.
    Vejo é que toda a gente vê os jogos deles, e isso quer dizer alguma coisa...
    Isto é mesmo à tuga, vocês até nos ténis devem dizer que ganham por causa do árbitro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "nos" ténis?? loool estamos só a constar factos.

      qto ao NunoS se visses vários videos vias q há jogadores q simulam mto mais q outros. Posso até fazer 1 lista: Dwayne Wade, Chris Paul, Paul Pierce, Anderson Varejao, etc.. agora são menos os q conseguem ganhar faltas com isso. Claro q estrelas do calibre de Wade, CP3, Lebron conseguem mto + assim como Kobe (apesar de achar q ele simula menos q os outros). E isso é algo q n acontece só neste desporto

      Eliminar
    2. Stoudemire14/05/12, 19:50

      "Kobe (apesar de achar q ele simula menos q os outros)"
      Que imprevisível!

      Eliminar
    3. Os outros q citei são por mtos conhecidos como os maiores "floppers" da NBA. E apesar de ser algo q mtos fazem, outros fazem mais vezes

      Eliminar
  20. Miami sofre mais faltas nas penetrações ao cesto simplesmente porque se trata de uma equipa que usa muitas vezes as penetrações, se analisarem os jogos vêem que os árbitros marcam faltas iguais aos adversários a diferença é que eles fazem menos jogadas deste tipo...sim porque o Haslem,Battier,J.Anthony e Miller acabam muitas vezes os jogos com 3/4 e 5 faltas devido a esses pequenos toques quando o jogador adversário ataca o cesto inclusive os árbitros tem por habito assinalar muitas faltas ao Chalmers por este tentar ganhar a frente do atacante quando ambos estão a usar os braços... vocês querem mudar as regras de basquetebol? querem ver que agora os arbitros devem apitar menos vezes só por ser o Lebron James? qual é o problema de se transformar numa jogada de 3 pontos? muitas vezes transforma-se numa jogada de 3 pontos porque o Lebron aguenta a carga e marca mas a falta tem que ser marcada na mesma, ou querem mudar as regras?

    admito que o Wade berra um bocado nos seus "ataques" ao cesto mas isso pode ser da maneira dele jogar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Worlds Forgotten Boy14/05/12, 18:25

      Pus aí um vídeo interessante. Checka

      Eliminar
  21. Mas quem é que falou que eram azenhas ?? Estamos a falar do facto de simularem faltas (sim , um FACTO) e tu argumentas isso falando sobre outro tema (a qualidade dos jogadores) usando ainda por cima um contra-argumento que ninguém aqui usou (não vejo ninguém nestes comentários a dizer que eles são "azelhas").

    Quanto ao facto de ver os jogos de Miami, sim vejo porque sou um amante deste desporto, e nesse sentido vejo jogos de equipas que não a que apoio. Se tu gostares deste desporto e não de uma equipa decerto farás o mesmo.

    ResponderEliminar
  22. «admito que o Wade berra um bocado nos seus "ataques" ao cesto mas isso pode ser da maneira dele jogar...»

    Admito que o Artest as vezes dá umas marteladas nos adversários mas isso pode ser da maneira dele jogar...


    P.S.: Não comparo a gravidade das situações porque obviamente não merece sequer comparação mas esse argumento não é válido porque simular/tentar enganar não é, nem pode ser uma forma de jogar. Se é, é uma forma incorrecta. Tal como agredir seguindo o exemplo. Mais uma vez digo que usei o exemplo apenas para estabelecer o meu ponto, a gravidade das situações é abismal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo volto a dizer não sei se o Wade faz isto para ganhar faltas ou é uma maneira de ele atacar o cesto...ja vejo jogos dele a muitos anos e ele sempre fez isto...assim como os jogadores de tennis gritam quando batem na bola o wade pode fazer isto para "ganhar forças" de forma a chegar ao cesto ou efectuar o lançamento até porque ele em grande parte dos lances que grita ele volta logo para a defesa sem sequer olhar para o arbitro...

      Eliminar
  23. Worlds Forgotten Boy14/05/12, 18:43

    Alguém sabe de algum site gratuíto que não o youtube(porque aí será complicado?) onde ver jogos recentes em diferido? Tipo, um jogo de ontem ou de antes de ontem. Obrigado desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, WFB. Vai ao forum.rojadirecta.es
      Já lá estão os de ontem

      Eliminar
    2. Worlds Forgotten Boy14/05/12, 23:47

      Obrigado, mas aí tenho de sacar. Curtia algum site que os tivesse alojado o stream, mas secalhar não existe nenhum. Só no league pass talvez.

      Eliminar
  24. Stoudemire14/05/12, 18:55

    Vocês dizem isso do Wade e do James, simplesmente porque eles penetram muitas vezes e porque vêm os jogos todos deles. Se vissem todos os jogos, iam ver que acontece exactamente a mesma coisa, mas claro menos vezes no mesmo jogador porque não infiltram tantas vezes.
    Ou vão-me dizer que eles são os únicos? Simplesmente são os de longe mais vistos, logo parece que são também os mais beneficiados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim sim.. desculpas e mais desculpas loool. o russell westbrook entre mtos n penetra nem nada... há jogadores q são sim beneficiados pelos árbitros. já no passado tinha dito 1, blake griffin, em q mtos dos seus highlights foram precedidos de falta atacante.

      Eliminar
  25. A desculpa do árbitro é universal, desde o futebol português até terras do tio Sam. O treinador de Indiana veio comprovar isso mesmo. Eh pá, os Pacers até têm uma boa equipa! Deixa-se de fitas sr. treinador!

    ResponderEliminar
  26. Na final de 2008, no jogo 6, Dallas perde por dois pontos. Jet escapa-se a DWade e lança de três pontos... Falha... Toda a gente viu o puxão na camisola do jogador de Dallas, menos o árbitro, que tinha o mesmo ângulo que a câmara da linha lateral.

    LBJ é um «flopper». Ainda nos Cavs, deu um trambolhãozeco e raspou um dos joelhos, fazendo sangue. O esgar do homem era de quem lhe tinha arrancado os testículos a frio.

    Ninguém nega que se trata de dois dos 5 melhores da Liga, mas são também uns grandes fiteiros, classe a que pertencem, além dos citados, Ginobili e Pau Gasol, que ainda não começou a driblar e já está a gritar.

    ResponderEliminar