12.5.12

O rei da temporada


E, sem surpresa, o prémio que falta entregar, o MVP da temporada, vai para LeBron James. E não há grande discussão aqui. Já o dissemos antes e voltamos a dizer: LeBron foi, de longe, o melhor jogador da temporada regular. Terminou com números fabulosos (27.1 pts, 7.9 res, 6.2 ast e 1.9 rb) e conseguiu esses números de forma mais eficaz que nunca. Numa temporada em que jogou o mínimo de minutos da carreira (37.5), teve as melhores percentagens de lançamento da carreira. Melhorou de todos os lados do campo e teve máximos de carreira tanto nos dois pontos (53.1%) como nos três pontos (36.2%).

No ataque dos Heat, James fez de tudo: jogou a base e distribuiu, jogou a extremo e marcou pontos e jogou a poste baixo e forneceu à equipa uma ameaça interior e um ataque mais equilibrado. Junte-se a isto o impacto que teve na defesa (é capaz de defender, e defendeu, múltiplas posições, desde bases a postes, e é provavelmente o defensor mais versátil da liga) e temos o jogador mais completo do ano (e o jogador mais completo da liga). O prémio era esperado, é mais do que justo e enquanto não sabemos por quantos votos James ganhou (esperam-se muitos de diferença para o segundo lugar), fiquemos com as suas 10 melhores jogadas da temporada regular:



23 comentários:

  1. Vitor Hugo12/05/12, 14:53

    Sem dúvida o MVP desta temporada!

    ResponderEliminar
  2. TEVE NÚMEROS MUITO BONS! FABULOSOS ERAM OS DO JORDAN!

    LBJ -27.1 pts, 7.9 res, 6.2 ast e 1.9 rb

    KD - 28 pts, 8 res, 3,5 ast, 1,3 rb

    É O MVP, MAS A DIFERENÇA NÃO É ASSIM TANTA!

    ResponderEliminar
  3. Stoudemire12/05/12, 15:22

    Lol tinha de vir. São números fabulosos, os do Jordan foram estratosféricos numa ou duas épocas.
    Tens de contar com eficiência e claro que a grande diferença é que James tanto é dominador ofensivamente como defensivamente ( tanto que chegou a ser falado para DPY), enquanto que o Durant defensivamente ainda não o é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Especialmente em 88/89
      32,5 ppg
      8,00 rpg
      8,00 apg
      2,89 spg
      Para um shooting guard, não está nada mal. :)

      Eliminar
    2. Rui Felício12/05/12, 21:01

      Uma ou duas épocas? Tu não eras vivo nessa altura, pois não?

      O gajo teve 8 épocas (8!!!) com média superior a 30 pontos por jogo. Aos 40 anos, fez uma época, numa equipa miserável, em que fez 20 pontos de média por jogo, com aquela idade e depois de uma segunda paragem. Tudo isto além dos restantes números e dos incontáveis títulos que somou, numa equipa cujo segundo jogador era Pippen, que por melhor que fosse estavam bem longe de ser Wade.

      Ó pá, que vocês apreciem LBJames, tudo bem e ele é um justo MVP. Agora, que tratem com essa displicência O GAJO... enfim...

      Kevin Durant, por seu lado, é muito do «vai já daqui» e, defensivamente, está a léguas do «fujão» de Cleveland. Além disso, alguém deveria explicar que, com a estatura e a qualidade técnica que possui, KV deveria penetrar muito mais vezes para o cesto, como faz LBJ. É mais fácil de marcar pontos e saca mais faltas. Aliás, é por isso que, na minha opinião, os Thunder não vão, mais uma vez, a lado nenhum. Aliás, uns irreconhecíveis Dallas provaram isso mesmo. Levaram 4 - 0, mas três jogos poderiam ter caído para o outro lado.

      Eliminar
    3. Stoudemire12/05/12, 21:19

      Ó Rui Felício mas tu percebeste alguma coisa do que eu disse?
      Eu disse que a do Lebron é fabulosa e distingui dizendo que 1 ou 2 (mas se quiseres digo 3 ou 4)épocas ESTRATOSFÉRICAS do Jordan.
      Agora diz-me qual é o teu problema para vir aqui mandar bocas? O James também já teve 2 épocas de 30 ou mais pontos de média, mas para mim o basket não é só pontos, eu considero todas as variáveis.
      30 ponto de média é sempre espetacular, no entanto como eu FRISEI é preciso algo mais para chegar a ser época ESTRATOSFÉRICA como por exemplo essa 88/89.

      Eliminar
  4. Lebron fez uma grande época e como o Márcio referiu jogou menos minutos que nas outras isso é importante para a frescura nos jogos dos playoffs.

    ResponderEliminar
  5. 2011-12 Kia NBA Most Valuable Player Award Results

    Player, Team 1st 2nd 3rd 4th 5th Total Points
    LeBron James, Miami 85 25 9 1 1 1074
    Kevin Durant, Oklahoma City 24 83 13 1 0 889
    Chris Paul, L.A. Clippers 6 5 32 35 25 385
    Kobe Bryant, L.A. Lakers 2 5 30 39 30 352
    Tony Parker, San Antonio 4 3 31 31 22 331
    Kevin Love, Minnesota 0 0 4 6 20 58
    Dwight Howard, Orlando 0 0 1 1 5 13
    Rajon Rondo, Boston 0 0 0 2 6 12
    Steve Nash, Phoenix 0 0 0 1 4 7
    Derrick Rose, Chicago 0 0 1 0 0 5
    Dwyane Wade, Miami 0 0 0 1 3 6
    Russell Westbrook, OKC 0 0 0 1 1 4
    Dirk Nowitzki, Dallas 0 0 0 1 1 4
    Tim Duncan, San Antonio 0 0 0 1 0 3
    Joe Johnson, Atlanta 0 0 0 0 1 1


    nem percebo como é que alguem consegue dar 4º ou 5º lugar a Lebron james e 4º lugar a KD...este tipo de votos deviam ser analisados porque não são simplesmente ridículos e não favorecem em nada este tipo de votações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiado. Deviam tornar públicos os votos..

      Eliminar
  6. Stoudemire12/05/12, 19:28

    Gostava de saber como é que alguém pode dar o 4º e 5º lugar ao James, o 4º lugar ao Durant, e como é que metem o Rose em 3º e sequer como o Joe Johnson entra nisto.
    Estas votações podiam ser piores, mas este tipo de votos levanta suspeitas sobre a credibilidade das pessoas que votam.

    ResponderEliminar
  7. Nem têm o Paul Pierce em consideração sequer; e Joe Johnson, que comédia. Mil vezes o Josh Smith(pelo menos esta temporada).

    Prémio perfeitamente merecido,é sem duvida o jogador mais valioso da Liga e que todas as equipas davam tudo para o ter.

    Só aqui uma informação para os que comparam James com Jordan, senão me engano os dois com a mesma idade, quem têm mais prémios MVP é o James. E em relação a títulos, Jordan ganhou o seu primeiro com 28 anos, James tem 27( 28 em Dezembro de 2012). As pessoas só o criticam por causa da especulação toda da imprensa quando ele era miúdo. Deixem-no trabalhar sossegado porque ele terá sucesso. E acredito perfeitamente que não é objectivo do Lebron ser melhor que o seu ídolo Michael Jordan.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stoudemire12/05/12, 21:23

      Se querem compará-lo comparem-no ao Magic Johnson, que são mais parecidos em estilo de jogo. Parecido com o estilo de jogo Jordan, vejo mais o Kobe.
      Estes gajos preocupam-se tanto com o James que vão logo buscar o Jordan para comparações.

      Eliminar
    2. O Magic Johnson era point guard, não era SF. Para isso então comparem-no com o Larry Bird, mas aí vai ser muito difícil, porque Bird era um jogador inteligentíssimo, muito especial, além de que teve muitas lesões, ao contrário de James.
      Além do mais, e como já frisei mais que uma vez, fazer comparações entre jogadores de épocas diferentes é muito difícil.

      Eliminar
    3. Ishiah_Thomas12/05/12, 22:15

      Para se comparar o Jordan com o James acho que não se pode comparar em termos de idade. Devem-se comparar por exemplo as 8 primeiras épocas que tiveram na NBA. Nas 8 primeiras épocas o Jordan tem 2 títulos, 3 MVPs, 1 Defensor do Ano, 2 Finals MVPs, Rookie do Ano, 8 All Star Games, 1 All Star Game MVP, etc. Em relação ao James nos primeiros 8 anos, têm 3 MVPs, 7 All Star Games, Rookie do Ano, etc.
      O James neste caso já chegou à final duas vezes, e das duas vezes saiu derrotado. E também não penso que seja este ano Miami consiga ser campeão.
      Primeiro que tudo vai ter que ganhar a Indiana, que não vai ser nada fácil. Depois se por acaso apanharam uns Celtics saudáveis na Final de Conferência, tenho mesmo muitas dúvidas que os consigam bater apesar de terem o home court advantage.
      E depois na Conferência Oeste têm também uns Spurs, que se estiverem, como os Celtics ,saudáveis e descansados; parecem mesmo muito fortes. Temos ainda os OKC que estão muito fortes, mas penso que ainda lhes falta um bocadinho mais de calo. Se os OKC para o ano mantiverem esta equipa e arranjarem um point guard a sério, ficam mesmo muito fortes. Eu gosto muito do Russel Westbrook, mas não é um point guard puro, como Kidd, Nash, Rondo, Paul; só para mencionar alguns. O Westbrook faz-me lembrar muito o Rose, que também não é um point.
      No limite são combo guards.
      O post já vai longe. No fim disto tudo acho que o prémio foi bem entregue apesar de não gostar do Lebron, sei ver que é um excelente jogador.

      Eliminar
  8. Stoudemire12/05/12, 22:22

    Vic, se vires os jogos dos Heat vais ver que o James joga muito tempo a PG, aliás já ouvi alguns comentadores a "compará-los" e dizerem que são parecidos. Mas quem são eles e eu? Não és tu que só dizias/falavas em "factos"?
    Pelas tuas palavras posso depreender que o James é um bocado po lado do burrito a jogar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vejo os jogos dos Heat. E tu? vias os dos Lakers quando o Magic jogava?

      Onde é que eu escrevi que o Lebron é um bocado po lado do burrito a jogar?

      Eliminar
    2. Stoudemire12/05/12, 23:00

      Percebeste o que queria dizer...
      Sim já vi jogos dos Lakers do Magic, felizmente a internet dá-nos essa oportunidade, e como gosto muito de NBA "papo" tudo o que consiga. Não venho para aqui mandar postas de pescada, pelo menos tento.

      Eliminar
    3. Agora pareces o Octávio machado a falar. Explica-te lá onde é que eu escrevi que o James é burrito?

      Eliminar
    4. A temporada regular do Lebron James foi sensacional. Não deixa de ser curioso que quando se fala neste jogador, surjam aqui comparações, nem mais nem menos do que com: Michael Jordan, Magic Johnson ou até mesmo Larry Bird. Porque será?... Já agora com Jordan tem em comum a qualidade atlética, ofensiva e defensiva. Com o Magic tem em comum a enorme versatilidade, pois também jogava praticamente em qualquer posição. Com o Larry Bird há muito mais diferenças do que caraterísticas em comum, acho que a única coisa que eles partilham mesmo, é a grande categoria.

      Eliminar
    5. Deixem de comparar James a outros Jogadores, cada um tem/teve a sua era para Brilhar.

      Jordan, já foi Kobe esta a acabar, agora é a era do James e ponto Final.

      Todos tentam compara-lo a alguém, todos tentam encontrar alguma coisa para pegar com ele, pq sabem q de momento é o melhor e vai acabar por ganhar o anel este ano e ser MVP da FInal!!!!! :)

      Eliminar
  9. eu não gosto de comparar jogadores de épocas diferentes porque o jogo em si também não era bem igual, mas costumo ver a televisão americana e os grandes jogadores da história da NBA a falar sobre o basquetebol actual e a visão deles relativamente a este tipo de comparações é muito mais positiva....voces as vezes falam de jogadores passados como se fossem deuses e que dificilmente aparecerá outro tão bom ou melhor quando na realidade a diferença não é assim tão grande, pelo menos é o que me apercebo quando ouço estes "dinossauros" do basquetebol a falarem das estrelas actuais...

    ResponderEliminar
  10. Não gosto dos Heat.. e de o Lebroon James ter fugido de Cleveland para ganhar o anel.. e também por ser adepto dos Bulls desde 1996, ano que tive o prazer de começar acompanhar a NBA e ver a lenda a jogar.. Mas apesar disso, admito que não existe qualquer dúvida que o Lebroon James é o melhor da actualidade, de longe. É um jogador fantástico e sinceramente não merece certas comparações e estar constantemente a ser deitado abaixo. O James é uma máquina em todos os lados do campo.
    Jordan é e será sempre o melhor jogador da história.. Não faz sentido nenhum comparar estes dois grandes jogadores de tempos diferentes. Agora chegou este rapaz que à uns 2/3 anos é o melhor... cada um teve os seus tempos e não vale a pena comparar... James é de longe o melhor neste momento.. quem não o admite simplesmente é ignorante.
    Agora na minha opinião, a única coisa negativa que vai ficar ligado ao Lebroon é o facto de ter saído de Cleveland e juntar-se a Wade e Bosh para ganhar o anel.
    Agora deixem-se de repreender o rapaz e reconheçam-lhe o valor que tem, que é muito.
    Márcio, tens aqui um trabalho fantástico, continua.

    (espero que para o ano os Bulls estejam na final xD)

    ResponderEliminar
  11. ainda falta entregar o rookie of the year tb. Kyrie Irving??

    ResponderEliminar