4.6.13

E agora: Spurs x Heat


Depois do jogo 6, dissemos aqui que se os Heat queriam ganhar a negra e ir às Finais pela terceira vez consecutiva precisavam de:

"... fazer muito mais. Vão ter de reencontrar o ataque versátil e eficaz que tiveram ao longo da temporada, os atiradores vão ter de reencontrar a pontaria, vão ter de ser muito melhores nos bloqueios defensivos e não dar tantas segundas oportunidades e vão ter de defender como fizeram no jogo 5.

E, claro, Bosh e Wade não podem jogar como se fossem uns role players do fundo do banco (como dizia Sam Vincent na NBA TV, há outras formas de ajudar a equipa para além de marcar pontos. Se estão com dificuldades nos lançamentos, ajudem a equipa com ressaltos, defesa, assistências, trabalho sujo, qualquer coisa)."

E foi isso mesmo que fizeram. LeBron fez mais um grande jogo e desta vez foi acompanhado por Wade, Bosh e companhia. Saltaram em cima dos Pacers desde o início, foram muito mais versáteis no ataque, rodaram a bola, os jogadores sem bola mantiveram-se sempre em movimento, a cortar e a abrir linhas de passe, defenderam bem o pick and roll na maioria do tempo (com agressividade e timing certo como no jogo 5), foram muito activos na defesa, fecharam as linhas de passe, fizeram 2x1 sempre que a bola entrava no interior, ajudaram, recuperaram. Os defesas dos Heat estavam em todo o lado e os Pacers nunca conseguiram manter qualquer regularidade no ataque.


Até fizeram mais. Se precisavam de equilibrar a luta nas tabelas para vencer, fizeram mais que isso e dominaram essa luta (43-36 em ressaltos, a favor dos Heat, com 15-8 em ressaltos ofensivos!). Wade atacou a tabela como nunca o tínhamos visto fazer nesta série (só ele teve quase tantos ressaltos ofensivos - 6! - como toda a equipa dos Pacers) e não só não deram muitas segundas oportunidades aos Pacers, como conseguiram muitas segundas oportunidades para si. 

E não foram só Lebron e Wade. Na defesa foi um esforço colectivo e no ataque, tiveram contributos importantes de Allen (10 pts), Cole (8), Chalmers (7) e Andersen (7).

E foi essa a história do jogo. Uma história muito desequilibrada para o lado de Miami. Foi mesmo, depois de uma série tão renhida, um final anti-climático. Ao intervalo já pendia muito para o lado dos Heat; no fim do 3º período, os Pacers já estavam praticamente KO; e no 4º período foi apenas esperar pelo fim do jogo.

E agora, Spurs x Heat no duelo final pelo título:



Quem ganha? E em quantos? Deixem aí as vossas previsões, que as nossas vêm já a seguir.

12 comentários:

  1. Miami ganham 4-0, acredito num sweap.
    O estilo de jogo de Miami assenta bem nos Spurs que perderam contra os Heat na fase regular sem LeBron, Wade e Chalmers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Nao sou adepto de San Antonio , mas eles vao ganhar.
      Perderam sim, mas tambem iam ganhar a Miami, sem Parker,Ginobli,Danny,Duncan,Leonard e sem Jackson(sem certezas quanto este) e Miami a jogar com a equipa completa.

      Eliminar
  2. Miami em 6. talvez 7

    o Lebron James é a máquina que todos sabemos e se o wade acompanhar (se aguentar as dores no joelho) acho que pouco ou nada os spurs podem fazer. Considero-os uma grande equipa, das 16 dos playoffs provávelmente a melhor sem contar com os Heat mas o maior mismatch desta equipa de miami era na minha opinião os pacers, e se conseguiram ultrapassar essa série, agora é só esperar pelo título. O que mais importa sublinhar é que os heat são muito fortes nas situações apertadas e têm o wade que pode não estar a 100% mas tudo faz para ser o melhor em campo quando a situação o exige.

    ResponderEliminar
  3. jogo 1 heat
    jogo 2 spurs
    jogo 3 heat
    jogo 4 heat
    jogo 5 spurs
    jogo 6 heat

    como é que o leonard vai segurar o lebron, é bom defensor mas em termos físicos vai levar muita "tareia", mas o popovich lá vai arranjar uma solução para o limitar.

    confronto entre as 2 melhores equipas desta temporada e também do melhor treinador actual e um dos melhores desta época.

    mas se o spurs vencerem também não é escândalo nenhum, este ano é ímpar e tudo.




    ResponderEliminar
  4. San Antonio Spurs em 6 jogos.

    ResponderEliminar
  5. Só dou o palpite que vai a jogo 7, agora quem ganha....não arrisco....

    ResponderEliminar
  6. Papa Valdemares05/06/13, 16:18

    1) Este confronto ficou marcado pelo lance final do jogo 1. Aí residiu a vitória de uns e a derrota de outros.

    2) Miami vai vencer por 4 a 2.

    ResponderEliminar
  7. Cristóvão05/06/13, 20:54

    Não fossem os Spurs terem mais uma semana de descanso e que o Greg teve para confortavelmente delinear estratagemas para arrumar com os Heat e diria Heat em 5/6.

    Assim? Assim acho que podem ser uns Finals muito mais interessantes do que se pensaria há umas semanas. De qualquer das formas o Lebron está com o síndrome de eu quero posso e mando (e tem-lo feito) e a balança penso que pende sempre ligeiramente para os Heat.

    Previsão: Heat em 7

    ResponderEliminar
  8. Há aqui aspectos muito interessantes:

    Os Spurs quando chegam às finais são campeões, e quando não são campeões nem à final chegam. Foi o que aconteceu desde que o Popovich está lá;
    Os Spurs vão começar a final, pela primeira vez também, fora de casa;
    O Mcgrady, após anos aureos a nivel individual nos Raptors, Magic e Rockets, mas sempre a perder nos playoffs, recebeu do "nada" a proposta dos Spurs, e pela primeira vez na sua carreira, não só passou uma série de playoffs como pode ser campeão exactamente na pior fase da sua carreira, em que mal sai do banco de suplentes;
    Se os Spurs forem campeões, concretiza-se o pior pesadelo desportivo do Shaq, que é o Duncan passar a ter mais títulos de campeão que ele lol;
    O LeBron pode-se pagar da sua humilhação com os Cavs em 2007, e mostrar que com uma melhor equipa em seu redor tudo podia ter sido diferente naquele ano;
    Pela primeira vez no ano, teremos todas as estrelas em campo a defrontar-se, já que no primeiro confronto da fase regular os Spurs "baldaram-se" e no segundo foram os Heat a "baldarem-se";
    Será um enorme desafio na carreira para Erik Spoelstra defrontar tacticamente o grande Gregg Popovich;

    Aposto nos Heat em 7 jogos.

    ResponderEliminar