27.6.13

Novas caras para 2013-14


O Draft deste ano (em directo, a partir das 00:00, na NBA TV) é um dos mais imprevisíveis dos últimos tempos. Não há um claro nº1 (nem sequer apenas dois ou três claros candidatos) e nas muitas previsões e drafts simulados que, como habitualmente, se vão fazendo, já houve (pelo menos) uma meia duzia de jogadores diferentes previstos como primeira escolha. 

Se os Cavs quiserem preencher a posição onde têm claramente mais necessidade (small forward), podem escolher Otto Porter. Se quiserem um poste já a pensar na sucessão de Varejão, podem escolher Alex Len. Ou então podem escolher o melhor jogador possível, independentemente de posição. E, mesmo nesse cenário, o plano e a escolha não são obvios, podem escolher um jogador para ficar com ele ou um para usar numa troca futura. E podem escolher Nerlens Noel, Ben McLemore ou mesmo Victor Oladipo.

Não há um claro nº1 neste draft, nem um claro nº2, nem nº3, nem 4º, nem... bem, já perceberam a ideia.  E como qualquer um destes nomes pode, realisticamente (uns mais realisticamente que outros), ser o primeiro a ser dito por David Stern daqui a pouco, é esperar pelo draft para ver. 

Para quem estiver menos familiarizado com estes nomes e estas caras que vamos ver nos campos da NBA na próxima temporada, deixamos aqui uma pequena apresentação dos 10 jogadores convidados para a "sala verde" (aquela zona reservada onde vemos as mesas com os jogadores e as suas famílias e agentes; todos os anos a NBA convida os candidatos aos primeiros lugares do draft para essa zona):


Nerlens Noel - power forward/poste - 2,10m, 103 kgs
Excelente nos desarmes de lançamento, na defesa e nos ressaltos, mas ainda a precisar de desenvolver o seu jogo ofensivo (e os lances livres!). Mas John Calipari (o treinador de Kentucky) disse que, na sua carreira, treinou três jogadores capazes de mudar o rumo de um jogo sem precisarem de marcar pontos: Marcus Camby, Anthony Davis e Nerlens Noel.

Ben McLemore - shooting guard - 1,95m, 85 kgs
Atlético e excelente lançador, tem todo o potencial para ser uma grande ameaça ofensiva. Rápido, com boa técnica e uma mão das melhores do draft. Nos scouting reports, o jogador com quem é mais vezes comparado é Ray Allen.

Victor Oladipo - shooting guard - 1,93m, 96 kgs
Um defensor do perímetro aguerrido e agressivo, muito forte fisicamente e com capacidades atléticas acima da média. Precisa de continuar a melhorar o lançamento e técnica individual ofensiva (fez isso mesmo este ano e mostra capacidade e vontade de continuar a fazê-lo, por isso, tem subido nas previsões). Jogador com quem é muitas vezes comparado? Tony Allen, claro.

Otto Porter - small forward - 2,05m, 90 kgs
Um jogador versátil e completo, capaz de fazer um pouco de tudo e que pode contribuir de várias formas nos dois lados do campo (defende bem, lança bem, ressalta bem, passa bem). É comparado a Tayshaun Prince (e o próprio Porter diz que Prince é o seu exemplo).

Alex Len - poste - 2,15m, 115 kgs
Apontado como o melhor poste deste ano. Bom defensor e bom nos desarmes de lançamento (como se espera de um jogador com o seu tamanho), ainda a precisar de polir o seu jogo ofensivo e aumentar o arsenal ofensivo, mas com boas mãos e potencial para ser um bom atacante (boa coordenação e mobilidade para um jogador da sua altura). É comparado a Zydrunas Ilgauskas e Jonas Valanciunas.

Trey Burke - base - 1,85m, 80 kgs
O Jogador Universitário do Ano e o melhor base deste draft. Excelente técnica individual e controlo de bola, bom penetrador, bom lançador, bom organizador e bom passador. A altura pode ser um problema para defender bases maiores (e há muitos desses na NBA). É comparado a Kemba Walker.

Anthony Bennett - power forward - 2,03m, 108 kgs
Atlético e forte fisicamente, mas, para os padrões da NBA, um pouco pequeno para a posição. Compensa isso (ou tenta, vamos ver como o consegue fazer na NBA) com velocidade, atleticismo e  um bom lançamento (capaz de lançar até aos três pontos). Mas parece que não é o jogador mais esforçado na defesa. É comparado a Rodney Rodgers e Jason Maxiell (mas lançador).

C.J. McCollum - base - 1,90m, 89 kgs
Na universidade jogava a shooting guard, mas não tem tamanho para jogar nessa posição na NBA, pelo que terá de mudar para base. Tem potencial para isso (óptima técnica e um excelente lançador - um dos melhores deste draft), mas terá um inevitável período de adaptação e aprendizagem da posição de base (e terá de melhorar/desenvolver as capacidades de organizador e distribuidor). É comparado a Stephen Curry.

Michael Carter-Williams - 1,98m, 79 kgs
É outro dos melhores bases deste draft. Grande, mas muito franzino (terá de dar no ferro), com uma boa visão de jogo e bom passador, mas sem um grande lançamento exterior. É comparado a Shaun Livingston.

Cody Zeller - power forward/poste - 2,13m, 104 kgs
Grande, rápido, coordenado, com boa técnica e muitas soluções ofensivas, mas frágil fisicamente (leve e pouco dado ao jogo físico). Precisa de ganhar músculo e agressividade, mas é o jogador interior mais versátil e com o melhor arsenal ofensivo neste draft (nas zonas perto do cesto, pois não ainda tem um bom lançamento de meia distância). É comparado a... ao irmão Tyler Zeller.








(fontes: NBA.com, DraftExpress, NBADraft.net)

20 comentários:

  1. O Oladipo lembra-me o Avery Bradley. Mesmo estilo de jogador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bradley defende melhor mas a atacar é bem pior que o Dipo.

      Eliminar
  2. Luís Borges28/06/13, 00:35

    Aposto no Otto Porter para primeira escolha (é o que encaixa melhor neste Cavs, de facto). Pelo potencial em si, os melhores são o Nerlens Noel (apesar da lesão que o arredou tantos meses) e o Ben McLemore. Atenção também ao Oladipo, está ali um jogador ao estilo do Thibodeau (e até é semelhante ao Luol Deng). Seja como for, o meu jogador favorito deste draft é o Trey Burke, o melhor passador, de longe!

    Já agora, será que sou que ando distraído, ou é normal o David Stern ser assim tão assobiado pelos espetadores?

    ResponderEliminar
  3. Luís Borges28/06/13, 00:43

    Mas que surpresa!

    ResponderEliminar
  4. O entrevistador dos rookies é o Shane Battier?se não é, é mesmo parecido :o

    ResponderEliminar
  5. Anthony Bennett uau

    ResponderEliminar
  6. cavs e bobcats não aprendem

    ResponderEliminar
  7. É o Battier sim. E o Stern ser assobiado é já um clássico.

    ResponderEliminar
  8. Luís Borges28/06/13, 01:42

    "Philadelphia 76ers trade Jrue Holiday and a 2014 first round pick to the New Orleans Pelicans for Nerlens Noel."

    Eu que gostava de ver o Davis o Noel na mesma equipa! Com o Greivis Vásquez a jogar tão bem, penso que não era de todo necessário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas a pick se for de 1 a 5 tá protegida.

      Eliminar
  9. já tendo o tristan thompson porque é que os cavaliers não escolheram outro.
    não percebo

    ResponderEliminar
  10. dpois o setevintecinco vai fazer um post sobre o draft ne?

    ResponderEliminar
  11. São sempre surpresas porque as pessoas baseiam-se basicamente no youtube e nos mock drafts. A maioria não viu jogos universitários. Eu vi um ou outro por isso não sei muito sobre estes jogadores para poder dar grande opinião. Do que vi gostei muito do trey burke e nada do hardway. gostei do dieng e também do maclemore e plumee mas isto é baseado nos poucos jogos que vi e por isso vale 0

    ResponderEliminar
  12. Garnett e Pierce para os Nets

    ResponderEliminar
  13. Stoudemire28/06/13, 04:31

    E numa questão de minutos, quase do nada temos um contender.
    Deron - Joe Johnson - Paul Pierce - KG - Brook Lopez com o Terry a saltar do banco. Esta equipa com saúde em playoffs é de evitar.
    Interessante vai ser também o Kidd a treinar esta "rapaziada".
    Uma das equipas que vou acompanhar de perto.
    Estou curioso para ver como os seus vizinhos vão responder.

    ResponderEliminar
  14. Sinceramente não acompanho basquetebol universitário (não há tempo para tudo) e por isso não conheço minimamente estes jogadores. Vejo sempre uns videos e umas análises e mock drafts, mas não posso opinar realmente sobre eles. De qualquer das maneiras vou mandar o meu bitaite lol

    Olhando para o draft do ano passado, parece-me que os Cavs podem ter errado ao escolher o Waiters. Se calhar ao optarem na altura pelo Barnes ou Drummond (que se encaixavam perfeitamente nas necessidades da equipa), este ano poderiam escolher o McLemore (seria um backcourt muito potente ofensivamente) ou o Oladipo, que pelo estilo defensivo seria o complemento ideal para o Irving (se bem que nada garante que ao terem feito uma daquelas escolhas o ano passado tivessem terminado na mesma posição e ganho o draft).

    E alguém me explica o que é que os 76ers estão a tentar fazer? lol Com a "ganância" de adquirirem um poste, trocaram o Iguodala e o Holiday.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querem o Wiggins. Para o ano vais ter muitas equipas a perder de propósito, vai ser um dos drafts mais promissores dos últimos anos.

      Eliminar
    2. Aaaaahhh agora já estou a perceber! O Holiday é muito bom jogador mas realmente há muita fartura na posição de PG. O Noel pelos vistos era considerado por muitos como a 1ª pick (apesar de não haver consenso), para o ano vão ter a própria pick, vão ter a pick dos Pelicans (protegida para top 5) e montes de cap space. Espero que dê resultado porque gosto dos 76ers.

      E quase que chorei com a trade do KG :( Um dos meus maiores sonhos era ver os Celtics e mais especificamente o KG ao vivo no TD Garden. Não que o fosse realizar mesmo que ele continuasse nos C's mas agora é mesmo impossível :'(

      Já agora, não tem nada a ver, mas falaram-me neste site onde podem ver em streaming e com excelente qualidade, todos os jogos da fase regular e playoffs das 2 últimas épocas http://nba.bensarmiento.com/

      Eliminar
    3. wow, altamente o link. não divulguem muito se não vai ser deitado abaixo o site :|

      Eliminar
    4. hmm ok, não consigo usar os liks no vlc. bummer

      Eliminar