3.6.13

Heat x Pacers - A Negra


Hoje temos a segunda negra destes playoffs. Depois da série Bulls x Nets ter ido até ao sétimo jogo, Pacers e Heat decidem a passagem às Finais num escaldante e imperdível jogo 7 (à 1:30 em Portugal):



E escaldante é como toda a série tem sido. Jogos renhidos, boas exibições individuais, boas exibições colectivas (ora de uma equipa, ora de outra), algumas picardias dos dois lados (faz parte!), jogo muito físico e uma série do mais emocionante que temos tido nestes playoffs. Infelizmente, a discussão tem-se centrado na arbitragem.

Depois do jogo 6, todas as discussões centraram-se na jogada entre Hibbert e LeBron, onde foi marcada falta ofensiva ao jogador dos Heat. Podemos falar desse lance e podemos, com razão, dizer que a falta de James foi mal assinalada. Não era, de forma alguma, falta ofensiva de LeBron. Também não era falta de Hibbert. Ambos os jogadores saltaram na vertical e sim, há contacto, mas o melhor naquela situação era não assinalar falta a nenhum dos jogadores. No call was the best call. 

Mas, independendentemente da falta mal assinalada a LeBron, não foi por isso que os Heat perderam esse jogo (perdiam por 9 pontos antes desse lance e, mesmo sem os lances livres das técnicas que se seguiram, continuariam atrás pelos mesmos 9, a 4 minutos do fim). Perderem por 20 a luta nas tabelas (53-33 em ressaltos, com 15-9 en ressaltos ofensivos), a defesa dos Pacers a limitá-los a 16 pontos no 3º período, LeBron a não ter ajuda do resto da equipa, Bosh e Wade a marcarem, juntos, 15 pontos (10 pts para Wade com 3-11 em lançamentos e 5 pontos para Bosh, com 1-8 em lançaments!), Haslem a não marcar qualquer ponto e nenhum jogador dos Heat, para além de Lebron, a marcar mais de 10 pontos, essas sim foram as razões pelas quais os Heat perderam.


A equipa de Miami foi um one man show e isso não chega para ganhar aos Pacers (como os Knicks aprenderam na série anterior). Se querem ganhar hoje, vão ter de fazer muito mais. Vão ter de reencontrar o ataque versátil e eficaz que tiveram ao longo da temporada, os atiradores vão ter de reencontrar a pontaria, vão ter de ser muito melhores nos bloqueios defensivos e não dar tantas segundas oportunidades e vão ter de defender como fizeram no jogo 5.

E, claro, Bosh e Wade não podem jogar como se fossem uns role players do fundo do banco (como dizia Sam Vincent na NBA TV, há outras formas de ajudar a equipa para além de marcar pontos. Se estão com dificuldades nos lançamentos, ajudem a equipa com ressaltos, defesa, assistências, trabalho sujo, qualquer coisa).

Más decisões da equipa de arbitragem tem havido para os dois lados e não é isso que tem decidido o resultado desta série. A produção das equipas (ou falta dela, dependendo dos jogos) tem decidido a série. E se os Heat querem marcar presença nas Finais pelo terceiro ano consecutivo vão ter de fazer muito melhor do que aquilo que fizeram no último jogo.

21 comentários:

  1. Desculpa lá, Márcio, mas estando de acordo com o conteúdo do post em geral, discordo em absoluto com o julgamento que fazes da falta quando dizes que o James salta na vertical. Só o facto de ele ir em corrida deita por terra essa teoria: nessa condição, para saltar na vertical, só se de repente parasse e se impulsionasse com ambos os pés ou coisa do género. Aliás, vê-se bem a sua perna esquerda ir muito para além do corpo de Hibbert, o que demonstra que ele ia impulsionado para a frente.
    Quanto ao resto, e como disse, estou de acordo. E repara que os Heat carburam quando estão a acertar lançamentos de fora - e bem, uma vez que no jogo interior são inferiores aos Pacers, mais a mais quando no jogo 6 jogaram sem Andersen - e sabe-se que o jogo exterior é o mais difícil de manter a nível elevado: Allen e Wade têm estado mal - os atiradores do fundo do banco têm sido mais eficazes, mas parece que o treinador só confia neles para 3 ou 4 minutos por jogo - Cole parece ter perdido a embalagem dos jogos contra os Bulls, e Battier tem sido simplesmente vergonhoso. Quanto a Bosh, parece não aguentar 2 jogos seguidos a nível elevado, e neste último jogo, além de não acertar no lançamento, mais uma vez se deixou humilhar na situação de poste defensivo.
    Enfim, resta James, mas que diabo, o homem não pode fazer tudo sozinho e seria bom que o wade se deixasse de armar em Calimero e fizesse alguma coisa de jeito.
    Muito provavelmente, os Heat em casa, ganharão o jogo de hoje. Têm essa obrigação. Mas para que tal aconteça vão ter que dar o litro, porque senão vão direitinhos para casa, e talvez como já vi escrito, James poderá olhar para os seus companheiros e reviver os tempos passados em Cleveland.


    (a propósito, se acontecer a eliminação em que ninguém acredita(va), há quem diga que Lebron já anda a pensar onde haverá outra (ou outras) superestrelas com quem possa formar outra super band, e que será para aí que no verão de 2014 levará os seus talentos, o que, como dizem os italianos, si non é vero, é bene trovato)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LeBron qd tem q fazer coisas sozinho ele faz.. varias vezes ele disse que não é o jogo que ele quer fazer.. e taticamente até é inteligente ao evitar isso, pois espalha a atenção dos adversários por outros colegas, alem de que se eles acertem a confiança sobe.

      o Spoelstra não confia no resto do banco pois os mesmos defensivamente não são relevantes.. e do outro lado os Pacers não giram o grupo..
      aqui ou ali um ou outro tenta dar um arzinho e mostrar que é util, mas ofensivamente apenas George, Hibbert e West têm feito moça na defesa dos Heat..

      Espero que seja um jogão.. provavelmente vai haver confusão, flops e erros de arbitragem á imagem da eliminatória.

      quanto aos parenteses.. veremos.. ;)

      Eliminar
    2. n entendo como o pessoal fala desse lance como decisivo qdo estavam a 9 ptos... parece q estavam a 4 para alguns. Bem, de qq forma com certeza Hibbert n fez falta nenhuma. Já o Lebron é questionável no mínimo. 1º pq é claro q ele n salta na vertical, pq como diz bem o Vic vem em corrida. Mas isso n é o q eu acho q é ilegal pois Hibbert além de estar na área restritiva tb salta. O q acho questionável é se virmos a repetição ao pormenor, podemos ver um movimento do Lebron momentos antes do contacto com Hibbert em q ele usa o cotovelo para ganhar espaço a este último. Algo q acho q é ilegal, pois ele apesar de poder usar o corpo n pode usar o cotovelo para ganhar esse espaço. Para mim tb podia ser 1 no call. Se já é difícil analisar mesmo com replay, imaginem ao vivo...
      De qq forma como dizem alguns: don't worry Heat fans, Stern is coming...
      Mas concordo qdo dizem q este lance tem zero de influência no resultado...

      Eliminar
    3. Concordo com o vic, falta ofensiva bem assinalada. A corrida e o teatro é só por estar mal habituado...a passar mil jogos sem ver faltas assinaladas contra - o que é escandaloso e irrealista -

      De resto os heat hoje passam à final, não pode, nem poderá ser de outra forma. Mas nas finais não têm chance nenhuma contra os Spurs, se jogarem como estão a jogar.

      Eliminar
  2. Pessoal, acham que os Miami ganham? Estou preocupadíssimo e com imenso medo que sejam eliminados.. o que acham que vai acontecer? a equipa está totalmente focalizade e concentrada apenas na vitória?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. preocupado e com medo? tem calma ;) it's just a game

      Eliminar
    2. Concordo com o Mesou. Esta coisa de transformarem um simples jogo numa questão de vida ou de morte.
      A mim preocupa-me bem mais o estado a que o país chegou.

      Eliminar
    3. no ano passado foram buscar o jogo 6 a boston, e venceram o 7, é preciso ter calma. se perderem, os pacers também tem boa equipa, não é vergonha nenhuma.

      Eliminar
  3. BOSH

    Toronto 05-06 -- 22.5pts, 9.5reb

    06-07 -- 22.6pt, 10.7reb

    07-08 -- 22.3pts, 8.7reb

    08-09 -- 22.7pts, 10.0reb

    09-10 -- 24.0prs, 10.8reb

    ---------------------------------------------------------------------------

    MIA

    10-11 -- 18.7pts, 8.3reb

    11-12 -- 18.0pts, 7.9reb

    12-13 -- 16.6pts, 6.8reb

    Chris Bosh Stats - Miami Heat - ESPN


    This Myth That LeBron James Makes His Teammates Better.......

    WADE

    05-06 -- 24.1pts, 5.2reb, 6.8asst

    06-07 -- 27.2pts, 5.7reb, 6.7asst

    07-08 -- 24.6pts, 4.2reb, 6.9asst

    08-09 -- 30.2pts, 5.0reb, 7.5asst

    09-10 -- 26.6pts, 4.8reb, 6.5asst

    ----------------------------------------------------------------------------

    BRON joins MIA

    10-11 -- 25.5pts, 6.4reb,4.6asst

    11-12 -- 22.1pts, 4.8reb,4.6asst

    12-13 -- 21.2pts, 5.0reb,5.0asst

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Explica-me lá para que é que são esses números e o que querem dizer? Sei que não gostas do jogador em questão mas por amor de deus...Wade esta em fase decadente e desde que Lebron se juntou, ele passa as temporadas todas com problemas físicos...que culpa tem Lebron de arranjar lançamentos livres de marcação e os jogadores falharem? Toda a gente fala de Lebron por este ocupar todas as posições no ataque e na defesa, de fazer tudo, de não ser egoista, de ser um excelente passador e criador de jogadas e tu vens com uma comparação dessas?

      Viste o jogo 6??? o que querias que o Lebron fizesse mais? Bosh 5 pontos, Wade 10 pontos? mas queres que Lebron os ajude a colocar a mão direita e a efectuar o lançamento de forma eficaz?

      Lebron está a jogar muito mas ainda ha pessoas a falar dele de forma negativa...Lebron nesta serie teve 2 momentos maus que foram 2 posses de bola nos ultimos instantes do jogo que viraram TO numa das vitorias dos Pacers mesmo que nesse jogo tenha sido ele o unico a levar Miami a disputa pela vitoria....

      queres falar mal de Miami fala mas analisa a equipa e não um jogador...analisa as stats do R.Allen, Battier, Wade ou Bosh...

      Eliminar
    2. ora aí está um bom ponto de vista. Lebron apesar de ter marcado mtos pontos e ter jogado bem a equipa perdeu. Se calhar n está na altura de distribuir mais a bola? De, em vez de teres Lebron a assistir com 3 segundos no clock teres Wade com a bola de vez em quando??? N é estranho esses jogadores em vez de terem melhorado com o Lebron pioraram? Logo no 1º ano.
      A melhor equipa da regular season, a mais completa e agora já é comparada com os Cavaliers? Please, querem mais qm? CP3, Howard e KD?
      A verdade é q o q o NunoS diz é verdade, os números de Wade e Bosh desceram e n se pode culpar só os jogadores por isso. Wade nunca foi um spot up shooter. Como qq SG de vez em quando vai ter números piores e n é por isso q se deixa de alimentar o jogador. Se Wade tivesse com a confiança em alta podia ter sido 1 fator decisivo nesta série mas tb n sei até q ponto a lesão no joelho o condiciona. Olha, nada melhor q ler isto: http://espn.go.com/nba/playoffs/2013/story/_/id/9333733/2013-nba-playoffs-dwyane-wade-says-chris-bosh-need-bigger-role

      Eliminar
    3. ahhh e 1 vídeo porreiro já agora, só para relaxar: https://www.youtube.com/watch?v=lSpJPXwAGw8

      Eliminar
    4. NunoS, acho que em parte, em relação ao Wade tens razão. São muitas lesões (nunca prolongadas, o que não deixa de ser estranho e que se pode analisar por 2 ângulos: ou o homem se está sempre a sacrificar, ou aquilo está por arames, além de que é mais que óbvio que está na curva descendente. Mas o Lebron, quando fizeram o negócio de se reunirem os 3, já sabia que os anos de ouro de Wade estavam a passar.
      Mas em relação ao Bosh a coisa fia mais fino e o Nuno "may have a point": é um mistério o que se tem passado com ele, que até era um dos jogadores que eu mais apreciava como PF nos Raptors. A verdade, é que com a sua entrada nos Heat os seus números baixaram drasticamente, essa é que é a verdade, e o homem acabou de fazer 29 anos, o que se pode considerar a idade em que um jogador da NBA está no auge da sua carreira. Sabe-se que no 1º ano, houve da parte dele algumas queixas considerando que estava a ser subalternizado em relação a James e a Wade. No 2º, as coisas foram atenuadas porque a época foi mais curta e o facto de ganharem o título abafou muita coisa.
      Mas o que se tem passado este ano é quase inexplicável. Ele tem feito uma época abaixo das suas possibilidades, os seus nºs voltaram a descer e o homem, se é verdade que tem melhorado o seu tiro exterior, tem feito jogos mesmo muito maus (também é verdade que tem jogado como pivot que não é a sua posição natural - uma vez por outra para desenrascar ainda vá - mas quanto a isso, os responsáveis são o treinador, o Sr. Pat Riley, e ele próprio que aceita fazê-lo).
      Na minha opinião, o que se passa em relação a Bosh não é directamente responsabilidade de James, mas há alguma influência: toda a gente sabe da sua tentação para olhar às estatísticas - e ele é tão bom jogador que não precisa nada disso - e esse facto tem um "efeito eucalipto" sobre companheiros. Isto é, há alguma tendência para "secar" tudo à sua volta.
      Por alguma razão, a certa altura começou-se a discutir se os Heat continuavam a ser os Heat de Wade, ou se já tinham passado a ser os Heat de Lebron, até que, a determinada altura da época passada, esta 2ª perspectiva ganhou força e acabou por triunfar.

      Eliminar
    5. Já ag0ra também é curioso verificar que Boozer, que tanto tem sido fustigado pela crítica, falando-se abertamente há muito tempo da hipótese dos Bulls usarem a cláusula especial para o dispensarem antes do fim do contrato, esta época teve números superiores a Bosh e mostrou-se bem mais consistente que o PF dos Heat.

      Eliminar
    6. Heat Portugal03/06/13, 20:42

      Depreendo que estavam à espera de Bosh com 25ppg, Wade 30 ppg e Lebron 30ppg...
      Será mesmo necessário dizer que esse comentário não tem sentido?

      Eliminar
    7. Vic eu tambem não entendo o Bosh, ele tem lançamentos mais faceis em Miami e mesmo assim falha...ele nos Raptors atirava muito e era o alvo principal da defesa adversária, em Miami os adversários não fazem dupla marcação, Wade e Lebron só passam para ele quando ele esta liberto de marcação e mesmo assim os números dele não melhoraram, e quando falo a números refiro a percentagens, tipo acho normal que marque menos em Miami mas devia ter uma percentagem de acerto estrondosa..enfim não sei o que se passa com ele, Bosh tem jogos que parece um verdadeiro All star mas nos outros jogos todos não faz muito mais que o Haslem se este tivesse a msm quantidade de lançamentos...

      Eliminar
    8. lool eu nem gosto muito dos heat, mas por amor de deus, fazer os companheiros jogar melhor n significa que vao ter melhores stats, mas sim mais eficientes. que disparate.
      e e claro que quando os 3 se juntaram iriam baixar os numeros, ate o lebron baixou um pouco.

      Eliminar
  4. Ou seja, resumidamente o Lebron mesmo com uns Heat recheado de bons jogadores, precisa de outra equipa, porque supostamente os companheiros continuam a não ser bons o suficiente. Talvez tente os Rockets em 2014? Ou os Thunder, não sei. A culpa nunca é do "rapaz", adoro o julgamento com double standard a que o Lebron tem direito e os outros jogadores da liga não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então a culpa é do lebron??? é essa a conclusão que chegas??? é com cada um... o wade, bosh, battier, allen todos eles são "estragados" pelo lebron





      Eliminar
  5. Capitão Falcão03/06/13, 16:10

    LeBron has taken more shots this series than Wade and Bosh combined.

    E no entanto estes ainda têm de "lançar menos". Boa análise, ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda têm de lançar menos? Quem disse isso?

      Eliminar