11.6.13

LeBron a jogar como LeBron


Uma das discussões mais intensas (parece que um pouco por todo o mundo, pelo que temos lido e ouvido) até agora nestas Finais tem sido o rendimento (ou a falta dele) de Lebron James. Muitas vozes levantam-se contra o jogador dos Heat e dizem que este não tem jogado bem e que, neste jogo 2, fez um jogo muito fraquinho e muito abaixo das suas capacidades.


Nós já manifestámos a nossa opinião sobre o rendimento de James na nossa análise do jogo 2 (discordamos dessa teoria e pensamos que James, apesar de ter marcado menos pontos do que é habitual, fez uma boa - e altruísta e inteligente - exibição e mostrou que não precisa de marcar 30 pontos para ter um impacto fundamental no jogo):

"Apesar dos "apenas" 17 pontos, LeBron fez mais um bom jogo. Leonard defendeu-o bem e os Spurs taparam-lhe bem os caminhos para o cesto, mas James atraiu muitas vezes o 2x1 e fez óptimas assistências para os atiradores. Não marcou muitos pontos, mas contribuiu, como habitualmente, um pouco por todo o lado e teve mais uma linha completa e impressionante: 17 pts, 8 res, 7 ast, 3 rb e 3 dl."


Para a discussão, deixamos aqui dois artigos de Jeff Zillgitt no USA Today que defendem isso mesmo (e com os quais concordamos plenamente):





(e daqui a umas horas temos o 3º round, que seguramente nos vai dar mais achas para esta fogueira. A partir das 02:00, a luta pelo título continua, agora na casa dos Spurs)

18 comentários:

  1. Até me passei quando o Luís Avelâs disse que Miami não ganhava sem o LeBron marcar 30 pontos...
    O LeBron é um jogador completo e inteligente, ele próprio disse na conferência de imprensa depois do jogo que sentiu que o lançamento não estava eficaz, então procurou as mãos quentes... Isto é o LeBron James!

    ResponderEliminar
  2. Luís Avelãs? Esse "especialista"? Um conselho, assiste aos jogos via streaming, e sempre te poupas aos comentários da Sporttv, onde apenas criticam jogadores/árbitros/treinadores.

    ResponderEliminar
  3. Depois do 1º jogo, sempre considerei - opinião meramente pessoal - que os resultados dos 2º e 3º jogos seriam indicativos sobre o provável desfecho das finais.
    Se hoje os Heat ganharem, penso que irão resolver as coisas a seu favor. Se perderem, tudo ficará em aberto.
    Quanto ao Lebron, é curioso que este debate deu-se precisamente em sentido inverso quando Jordan jogava. Na altura, e muito bem, os analistas diziam que os Bulls não podiam estar dependentes somente dos pontos que MJ marcasse, ou que fosse sempre ele a carregar a equipa, e que os restantes tinham que funcionar porque só como equipa poderiam ganhar títulos.
    A bom entendedor...ou
    mudam-se os tempos...

    ResponderEliminar
  4. o que o avelãs diz, não se escreve nem se deve tão pouco repetir.

    por exemplo o popovich disse aos jornalistas que o lebron percebia mais de basquetebol do que eles todos juntos, e o popovich penso que tem alguma credibilidade e percebe alguma coisinha daquilo.

    é que os comentadores da sporttv são muito espertos, se o lebron jogar bem, ficam o jogo todo a gabá-lo que até a mim me enjoa, mas se num jogo jogar mal, é logo a cair, a dizer que é só físico e não assume o lançamento com 2 em cima dele. o barroca também disse que o fantasma de 2007 estava a voltar, que tinha medo de lançar de fora, quando na verdade os primeiros pontos dele foram de fora, ele estava a falhar era os lançamentos mais próximos do cesto.

    ResponderEliminar
  5. Esta discucao deve passar , mais ou menos , ao lado do LeBron , penso que ele nao vai perder muito tempo a pensar se prefere um grande TD e uma derrota ou um jogo "mediano" e uma vitoria !
    Este "mediano" Lebron l,iderou os Heat em blocos , roubos e assistencias e foi segundo ( dos Heat) em pontos e ressaltos , acabando com uma percentagem de lancamento superior a 40% . Isto so' revela duas coisas : 1 que o LeBron tem nos habituado "mal" e faz nos acreditar que tudo parece facil ! 2 ( na minha opiniao ) o LeBron esta' a provar que "esta' mais perto de Jordan e mais longe de Kobe " no que diz respeito a' capacidade de ler e sentir o jogo , o segredo e' nao forcar , um dos grandes pecados de Kobe e uma grande virtude de Jordan .
    Quanto aos comentadores da Sporttv e seus comentarios acho que deixam muito a desejar ( e nao vem so' de agora ) , acho que os espectadores mereciam melhor , eles perdem-se com conversa que nao interessa a ninguem , com discucoes disparatadas e esquecem-se de ANALISAR o jogo e suas vertentes ( coisa que seria de esperar dada a vasta experiencia dos comentadores) , enfim acho que em vez de uma analise seria temos mais uma especie de "conversa de cafe' " em rede nacional . Pode haver quem goste mas eu dispenso e prefiro ver na net ( que deus te conserve FirstRow !!!) . Porem tambem sou da opiniao de que , com a menos boa forma de Bosh e Wade , 17 pontos de James possivelmente nao chegarao para ganhar muitos jogos nestas finais .
    Bem haja a todos

    ResponderEliminar
  6. criticar quem está a fazer comentários em directo é fácil,se lhes perguntarem agora sobre o jogo depois de verem mil e uma repetições e saberem o resultado e afins é claro que vão ter opiniões divergentes das que fizeram em directo sobre certos aspectos do jogo, acho que isso acontecia a qualquer um de nós...achei que o lebron esteve bem, já carregou a equipa nestes playoffs até a final, agora é tempo de aparecerem também aqueles jogadores que estavam a jogar limitados e é essa a mensagem que acho que o lebron está tentar passar ao resto da equipa....

    ResponderEliminar
  7. Stoudemire11/06/13, 21:42

    Como já disse, sport tv é no mute assim como o futebol na tvi.
    Ouvi no outro dia o Shaq a opinar se o Lebron deveria jogar em modo Jordan ou Magic (isto diz bem do jogador que estamos a presenciar,um gajo que tanto nos pode brindar com uma exibição à la Jordan ou à la Magic) mas essas comparações já chateiam. Lebron é Lebron, e o que ele tem de melhor é entender como ninguém o que lhe é requerido para ganhar o jogo, seja fazendo o que for em campo. Para mim é mesmo isso que o distingue, QI basquetebolístico que o Pop tanto tem ressalvado.

    ResponderEliminar
  8. foi claro que apos a derrota do 1º jogo, MIami tinha de fazer algo, e se aquele a quem me apetece chamar o MVP da season - Greg Popovich - preparou à exaustão a defesa dos Spurs, Lebron, mudou o registo e os Heat deram-se bem na surpresa, aproveitando bem o 2x1 a LeBron, fazendo este um optimo trabalho defensivo também. Estou curioso em ver o que Gregg preparou para defender este registo mais altruista de LB.
    Continuo sem entender as medias de 40 min. de LB, algo que se repete noite apos noite com muitos jogos com resultados definidos bem antes da buzina, será que existe aqui um lado comercial que se sobrepoe aos interesses técnicos dos Heat?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Só posts sobre heat e lebron... ... ? ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Spurs e Parker e... São as Finais, é o que está a acontecer e são os (inevitáveis) temas do momento!

      Eliminar
  10. Stoudemire12/06/13, 03:12

    1ºparte horrível do James!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. loool... fez o mesmo o jogo passado. 3 periodos em q fez 2-12 penso eu... Dps, no 4º periodo qdo já os Spurs tinham praticamente desistido do jogo conseguiu melhorar os números e pronto, já fez 1 bom jogo. Eu já tinha dito, ele jogou bem no 1º jogo apesar de terem perdido, mas no 2º fez uma má exibição (para o q nos habituou). N sei se o problema é físico ou mental... Mas com tantas oportunidades para arrancar para o cesto prefere lançar de longe qdo n tem resultado. lançamento contestado... Ainda n sei se é 2011 all over again ou será só um problema físico... Parece q se está a arrastar em campo daí deduzo q seja físico.. Just saying

      Eliminar
    2. Stoudemire12/06/13, 04:26

      o problema é que ele controla os jogos e faz o resto quando está mal de lançamento, mas hoje não dei uma para a caixa. veremos no próximo nem tudo tem explicação como tanto gostam as pessoas de comentar depois destes jogos

      Eliminar
  11. Stoudemire12/06/13, 04:27

    Brace yourselves, overreaction is coming again

    ResponderEliminar
  12. Se os spurs ganham as finais ainda temos D. Green como MVP , ahah , era mesmo qualquer coisa x D
    Parker jogo 2 e 3 bastante fracos e fala-se que não joga o 4, duncan tem estado apagado, poucos pontos, mas percentagens, apenas em ressaltos tem estado ao seu nivel. Green neste momento é o melhor spur.

    Mas pronto, isto ainda muito vai mudadr obviamente, só acho piada a esta ideia de Green poder ser um MVP das Finais. Embora conhecendo a nba como conheço terá que dar a Parker ou a Duncan, ou até aos dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar não será a nenhum desses 3, porque se os Miami forem campeões teremos o prémio para um dessa equipa, ou já dás os Heat como derrotados? É capaz de dares...pena os Spurs é que não darem, esses é que davam jeito festejarem antes do tempo...

      Eliminar
    2. O Parker está lesionado desde o 1º jogo.
      Agora a questão do MVP é muito prematura, uma vez que esse prémio é atribuído sempre a um jogador da equipa que ganha as finais. Ora ainda estamos muito longe de saber qual delas será, até porque os triplistas de San Antonio não vão jogar sempre como ontem.

      Eliminar
    3. Sou eu q estou a ler mal ou o Diogo m diz logo ali no principio- se os spurs ganham as finais.. Ou estou a ler mal??

      Eliminar